Um hematoma subungueal é uma condição em que há sangramento sob a unha. Normalmente causado por uma lesão por esmagamento, um hematoma subungueal pode causar sintomas como dor intensa e latejante já que o sangue se acumula sob a unha . A menos que haja também danos aos ossos, o local onde a unha nasce e/ou os tecidos circundantes quebrados, um hematoma subungueal raramente é preocupante.

Causas de um hematoma subungueal

Na maioria das vezes, um hematoma subungueal é uma consequência imediata de uma lesão do tipo queda, envolvendo a ponta do dedo ou do pé. Exemplos comuns incluem:

  • Fechar o dedo na porta do carro ou porta da casa;
  • Bater o dedo com um objeto pesado, como um martelo;
  • Soltar um objeto pesado como um haltere em seu dedo;
  • Batendo seu dedo em uma superfície dura;
  • Em alguns casos, um tumor sob a unha pode causar uma área escurecida que pode assemelhar-se a um hematoma subungueal Se você tem uma área escura sob uma unha, e sem histórico de trauma, você deve tê-la avaliada pelo seu prestador de cuidados de saúde. O local vai crescer com a unha, se for um hematoma, ou ficar no mesmo lugar sob a unha, se for um tumor.

Os sintomas de um hematoma subungueal

O sintoma mais comum de um hematoma subungueal é a dor intensa, latejante gerada pela pressão de coleta de sangue entre a unha e do leito ungueal. Outros sintomas incluem:

  • Descoloração de cor escura (vermelho, marrom, roxo ou preto) em toda ou em parte da unha afetada;
  • Maciez e aumento de volume da ponta do dedo ou do dedo do pé afetado.

Diagnóstico de um hematoma subungueal

Se um hematoma subungueal foi causado por um duro golpe em um dedo, ou procure imediatamente atendimento médico de seu médico ou vá a um pronto-socorro. Além do hematoma, você pode ter ossos quebrados ou sérios danos ao leito da unha e/ou tecidos circundantes. O médico irá analisar sua unha e provavelmente você vai passar por um raio- X para confirmar ou descartar uma fratura óssea ou outras lesões.

Drenagem do sangue debaixo da unha

O mais importante do hematoma embaixo da unha é sua drenagem com um profissional, para não haver riscos de infecção. Na foto, o método clipe de papel para a drenagem. (Foto: www2.aofoundation.org)

O tratamento de um hematoma subungueal não complicado (simples)

Um hematoma subungueal indolor e pequeno geralmente não requer tratamento. No entanto, a pressão gerada pelo sangue acumulado sob a unha pode ser extremamente doloroso. Para aliviar a dor, o médico pode realizar a descompressão, que permite que o sangue subjacente seja drenado, aliviando a pressão e dor para a área. O médico pode utilizar um dos seguintes métodos de descompressão para drenar o hematoma:

  • Cauterização. Um fio aquecido (eletrocautério) é usado para queimar o buraco ou buracos. Este é um procedimento rápido e indolor;
  • Método clipe de papel.Um clipe de papel aquecido é colocado sobre o centro do hematoma para derreter um orifício na unha, drenando o sangue;
  • Agulha.Uma agulha de grande diâmetro é utilizada para perfurar a unha.

Durante os procedimentos de cauterização e clipe de papel, a ponta aquecida é resfriada por contato com o hematoma, o que evita prejuízo para o leito da unha.

Depois de um procedimento de descompressão, a unha vai ser enfaixada. Você vai precisar manter o dedo enfaixado e elevado, usando compressas frias, se necessário, durante as primeiras 12 horas após a descompressão. Em alguns casos, seu médico poderá recomendar-lhe usar uma tala. Em casos onde o impacto foi muito forte, a unha poderá também cair com o tempo.

A principal complicação associada à descompressão é um pequeno risco de infecção no hematoma residual, principalmente quando a pessoa tenta furar a unha por conta própria e sem esterilizar as ferramentas usadas. Há uma complicação a mais no caso de pessoas diabéticas, onde o cuidado com a drenagem deve ser dobrado.

O tratamento de um hematoma subungueal complicado (infeccionado ou não)

Se um hematoma subungueal afeta pelo menos 50% da superfície da unha, o leito ungueal é suscetível de ter lesão significativa. Nestes casos, a remoção da unha pode ser necessária, juntamente com pontos para o leito da unha.

Prognóstico do hematoma subungueal

A menos que um hematoma subungueal seja muito pequeno, uma unha afetada costumam cair por conta própria depois de várias semanas, porque o sangue acumulado separou-a de seu leito. Uma nova unha pode voltar a crescer em apenas oito semanas, enquanto uma nova unha pode não crescer totalmente até cerca de seis meses. Se não houver prejuízo para o leiro da unha e/ou tecidos circundantes, o crescimento pode ser atrasado.

Mesmo com a melhor reparação , ainda há a possibilidade de que a nova unha possa voltar a crescer com um aspecto anormal. Consulte o seu médico se você notar qualquer problema com a unha enquanto ela cura e volta a crescer.

Já no caso do diagnóstico de um tumor ou a recorrência dos hematomas, um clínico geral poderá te dar o encaminhamento correto, dependendo de seu caso específico. Pode ser um simples problema de um cisto até um tumor benigno/maligno). Ir direto a um oncologista não é recomendável, pois o clínico geral terá maior conhecimento das possíveis causas de seu problema.

Esperamos ter solucionado suas dúvidas com este artigo. Se você tem quaisquer dúvidas a mais, não deixe de ligar para seu médico de cuidados primários e agendar uma consulta. Ninguém melhor que ele para te ajudar nesse tratamento.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.