Nossas unhas engrossam e endurecem naturalmente à medida que envelhecemos. Quando o espessamento da unha ocorre em pessoas mais jovens, pode comumente ocorrer devido a infecções ou lesões. Isso também pode acabar escurecendo sua unha, causando uma aparência não muito saudável.

Unhas escuras dos pés e engrossamento das unhas: causas

O espessamento causado por fungos pode amarelar as unhas ou deixá-las com um tom de marrom, antes que comece a engrossar as unhas. As infecções fúngicas muitas vezes são acompanhadas por um odor desagradável, e podem provocar um fluido se acumulando sob a unha.

Trauma às unhas é uma causa óbvia de espessamento das unhas, e mais frequentemente o resultado de pressão repetitiva nas unhas durante as atividades cotidianas. A pressão contínua da unha contra o sapato faz com que ele se separe do leito da unha, e esse espaçamento vai sendo preenchido e engrossando a unha. O acúmulo de sangue embaixo da unha pode dar uma impressão de escurecimento da unha, mas é sangue acumulado.

Tanto o engrossamento quanto o escurecimento das unhas é normal em praticantes de esportes que usam calçados para atividades de impacto.

Em alguns casos, o corte errado das unhas, ou o padrão de crescimento destas, pode causar seu escurecimento ou engrossamento.

Cuidados com unhas com problemas

Quando sua unha engrossar ou ficar com uma cor enegrecida, é sinal claro de algum problema, e que merece cuidados urgentes antes do problema se agravar. (Foto: www.naturalhomeremediesforlife.com)

Unhas amareladas e grossas: o que pode ser?

Qualquer alteração na placa ungueal ou leito ungueal (onde a unha fica), ou raiz da unha pode resultar no espessamento ou mudança na coloração da unha. Estes danos podem ser temporários ou permanentes, dependendo da causa.

Podemos adicionar unhas espessadas uma lista de mudanças que ocorrem com a idade. Embora possa ser simplesmente resultante do acúmulo de traumas ao longo do tempo, outros fatores, tais como as alterações metabólicas e a redução do fluxo sanguíneo, também desempenham um papel.

Como mencionado anteriormente, infecções fúngicas são uma das principais causas de espessamento e mudança de cor, mas as infecções bacterianas que muitas vezes acompanham unhas encravadas, podem ter o mesmo efeito.

Traumas causados por impactos podem resultar no espessamento permanente da unha.

Doenças sistêmicas, tais como a psoríase, eczema, artrite reumatoide, doenças cardiovasculares, e câncer, para citar apenas alguns problemas, podem afetar as unhas dos pés. A dieta e hábitos não saudáveis, como o cigarro e o álcool, também podem influenciar na cor e na espessura das unhas. Cuidado!

Tratamento e cuidados para unhas escurecidas e engrossadas

O primeiro e essencial cuidado com as unhas dos pés é aparar com uma lixa de unha ou para reduzir a espessura e mantê-las sob controle. Se você não tem certeza de como cortar suas unhas, você deve conversar com seu podólogo para as técnicas específicas de cuidados com os pés. Esses cuidados deixarão as unhas em uma forma e tamanho apropriado para não sofrer tanto trauma de calçados.

O tratamento subsequente de unhas espessas e enegrecidas vai depender da causa do problema. Se o espessamento é devido a uma infecção fúngica, medicamentos tomados por via oral ou tópica podem ser prescritos. Lasers projetados especificamente para erradicar os fungos também podem estar disponíveis. Em alguns casos, pode ser necessário remover completamente a unha, fazer um tratamento completo de remoção de fungos, e tratar para que uma nova unha nasça sem influência de fungos.

A causa persistente do problema, como calçado impróprio, trauma causado pelos caçados, e fungos, principalmente, devem ser tratados para que o tratamento tenha sucesso no médio e longo prazo, e o problema não retorne. É necessário, por exemplo, passar a usar calçados mais confortáveis, meias mais macias, lavar os pés após a prática de esportes, etc.

Como aparar unhas grossas e enegrecidas?

Aparar as unhas dos pés espessos é uma tarefa muito mais difícil do que aparar as unhas normais. Na maioria dos casos, o seu aparador de unha vai ser ineficaz, e você pode precisar de uma lixa de unha e um cortador de unha apropriado para unhas dos pés. Especialmente indivíduos com diabetes, má circulação, sensibilidade reduzida, ou quem toma anticoagulantes, é importante consultar um médico para saber procedimentos apropriados ao corte de unha.

O que se segue é a maneira recomendada para aparar as unhas dos pés que estão grossas e escurecidas:

  • Mergulhe suas unhas por pelo menos dez minutos em água morna com sabão e uma proporção de 1 parte de suco de limão ou vinagre e 1 parte de bicarbonado de sódio para cada 4 partes de água.
  • Completamente seque as unhas do pé.
  • Use uma lixa de pé para lixar a pele
  • Apare as unhas, a partir de um canto e continuar em uma linha reta com uma leve curva até o outro canto. Faça cortes menores ao invés de um corte maior.
  • Não use cortadores de cutícula, que podem acabar aumentando o problema de fungos atual.

Prevenir unhas escurecidas e engrossadas

Sempre preste atenção para as mudanças na pele e nas unhas. Tais mudanças podem indicar um problema subjacente que deve ser verificado pelo seu podólogo. Corte as unhas em linha reta, e não muito curtas. Um bom indicador de tamanho das unhas é quando fica um pedacinho branco da unha nas pontas. Lixe suas unhas regularmente, afim de evitar que elas fiquem afiadas ou ásperas.

Use sapatos adequadamente ajustados e meias com espaço adequado para os dedos e unhas. Mantenha os cadarços apropriadamente presos para impedir que os pés fiquem “sambando” dentro do calçado. Evite sapatos com pouco espaço para os dedos do pé ou saltos muito altos.

Suas unhas estão mais grossas? Quais são as causas? Como você está tratando? O que seu médico disse?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.