Infecções em unhas ocorrem em cerca de 20% da população adulta em todo o mundo. Para tratar uma infecção das unhas naturalmente, precisamos primeiro entender a causa da infecção. Existem centenas de remédios caseiros na internet, mas todos os remédios caseiros não funcionarão para todas as infecções de unhas e para cada indivíduo. É melhor entender as raízes da sua infecção e, em seguida, tratar sua infecção de acordo. E vale lembrar que se a infecção é recorrente, é importante consultar um médico para a solução. Não faça também os tratamentos caseiros sem antes conversar com um médico.

Unha inflamada: o remédio caseiro é para a infecção bacteriana ou fúngica?

Quase todas as infecções das unhas podem ser categorizadas em 2 tipos principais:

Paroníquia, onde os culpados mais comuns são bactérias e / ou cândida.

Infecção fúngica (Onicomicose), onde os culpados mais comuns são fungos.

Em alguns casos, bactérias e fungos podem até se combinar em uma infecção. Se a infecção é recorrente, há uma grande chance de que seja devido ao crescimento excessivo de Candida (levedura) dentro de seu sistema.

Sinais e sintomas de infecção nas unhas

Paroníquia ocorre nas bordas das unhas onde a unha e a pele se encontram ao lado ou na base de um dedo ou unha dos pés. A pele que toca a unha torna-se vermelha e quente. O inchaço geralmente está presente e é muito doloroso ao tocar. Pus geralmente está presente. O espessamento gradual e a descoloração da unha ocorrem.

A infecção fúngica por geralmente não é dolorosa e envolve apenas a unha e não a pele adjacente. Normalmente, não há dor. Espessamento e descoloração da unha ocorrem e a unha gradualmente torna-se quebradiça, com as partes se quebrando.

Unhas

Para suas unhas retornarem ao melhor estado possível, é bom saber como tratar a inflamação e melhorar as condições delas. (Foto: Clearly Ambiguous)

Unha inflamada: usar remédio natural ou fabricado?

A receita habitual de medicamentos para infecções de unhas são antibióticos e antifúngicos tópicos (aplicação superficial e não tomada por via oral). Seu médico pode mesmo prescrever um antibiótico/antifúngico oral se a infecção for mais grave. Em casos extremos, a cirurgia da unha pode ser necessária. É possível que a sua unha seja cortada e drenada de fluidos para aliviar o desconforto.

Os medicamentos podem ter efeitos colaterais que vão desde a erupção cutânea até ao dano no fígado e podem agravar ainda mais a causa da doença. Se a causa subjacente da sua infecção de unhas é a Candida, é melhor ficar longe dos antibióticos, tanto quanto possível, porque os antibióticos vão piorar sua imunidade contra a Candida. Além disso, muitas pessoas relatam que esses medicamentos não funcionam a longo prazo ou resolvem a questão subjacente. Mesmo depois de tomar o curso completo de medicamentos anti fúngicos por 3 a 6 meses, muitas pessoas ainda tem a infecção por fungos novamente. Por outro lado, não permita que a infecção permaneça porque pode se espalhar para todas as unhas.

O procedimento recomendado é primeiro tentar os remédios naturais/remédios caseiros para a infecção das unhas e se a infecção não desaparecer ou não diminuir, procurar cuidados médicos para evitar complicações. Antes de iniciar qualquer remédio caseiro, tenha em mente que leva muito tempo, de fato, meses para tratar infecções de unhas, especialmente infecções por fungos. Deve seguir religiosamente o remédio escolhido por pelo menos um mês para ver a infecção diminuir e, em seguida, o remédio deve ser continuado mesmo após a infecção começar a diminuir e até a porção infectada da unha crescer completamente.

Remédio caseiro para unha infeccionada por Paroníquia

Os remédios caseiros abaixo servem para infecções na pele ao redor da unha, problema chamado de Paroníquia.

Imersão em água salina quente

Pegue água quente em uma tigela e misture uma colher de sopa de sal e uma pitada de açafrão. Mergulhe a área infectada nesta água por 10 minutos várias vezes em um dia todos os dias até a infecção diminuir. A água deve ser bastante quente (não muito quente). Quanto antes você começar a fazer as imersões, melhores serão os resultados. Se você estiver usando cremes antifúngicos, é melhor aplicá-los depois da imersão, pois sua pele será mais macia e absorvente. Esfregue seu creme suavemente na área afetada em um movimento circular.

Óleo de orégano

Misture algumas gotas de óleo de orégano com algumas gotas de azeite ou óleo da árvore do chá. Esfregue suavemente a mistura na área afetada por 2 minutos. Repita religiosamente quatro vezes por dia. Em alguns dias, você deve ver a diminuição da infecção. Se for esse o caso, continue usando este remédio por 2 meses para acabar completamente com a infecção. O óleo de orégano é conhecido por suas poderosas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o que ajuda a curar a infecção. Da mesma forma, o óleo da árvore do chá é antisséptico, antifúngico e antibacteriano e é eficaz no tratamento de infecções de unhas. Óleo de orégano pode causar irritações da pele em algumas pessoas, por isso é melhor aplicá-la misturada com um óleo transportador, como óleo de oliva ou óleo de árvore do chá ou óleo de jojoba.

Azeite de oliva e óleo da árvore do chá

Pegue quantidades iguais de ambos e misture bem. Mergulhe algodão na solução e aplique na área afetada. Mantenha por 10 minutos. Repita religiosamente quatro vezes por dia. Em alguns dias, você deve ver a diminuição da infecção. Se for esse o caso, continue usando este remédio por 2 meses para curar completamente a infecção. O azeite tem propriedades antibacterianas que ajudam na luta contra a bactéria causadora da infecção das unhas. Da mesma forma, o óleo da árvore do chá é antisséptico, antifúngico e antibacteriano.

Remédio caseiro para unha inflamada por fungos

Os remédios caseiros abaixo são mais eficientes no tratamento de infecções fúngicas nas unhas.

Alho

Esmague 2 a 3 dentes de alho e aplique na área afetada por 30 minutos. Você pode enrolar um pano em torno da unha para evitar que o alho caia. Lave depois. Repita isso duas vezes por dia por alguns dias. O alho é um antifúngico natural altamente eficaz e também é muito barato. Existem muitos estudos científicos que estabelecem alho como agente antifúngico também, sendo muito eficaz contra Candida.

Óleo de orégano

Misture algumas gotas de óleo de orégano com algumas gotas de azeite ou óleo de árvore do chá. Esfregue suavemente a mistura na área afetada por 2 minutos. Repita religiosamente quatro vezes por dia. Em alguns dias, você deve ver a diminuição da infecção. Se for esse o caso, continue usando este remédio até que a porção infectada da una cresça completamente e seja substituída por uma nova unha saudável. O óleo de orégano é conhecido por suas poderosas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o que ajuda a curar a infecção. Da mesma forma, o óleo da árvore do chá é antisséptico, anti-fúngico e anti-bacteriano e é eficaz no tratamento de infecções de unhas. Óleo de orégano pode causar irritações da pele em algumas pessoas, por isso é melhor aplicá-lo misturado com um óleo transportador, como óleo de oliva, óleo da árvore do chá ou óleo de jojoba.

Azeite de oliva e óleo da árvore do chá

Pegue quantidades iguais de ambos e misture bem. Mergulhe algodão na solução e aplique na área afetada. Mantenha por 10 minutos. Repita religiosamente quatro vezes por dia. Em alguns dias, você deve ver a diminuição da infecção. Se for esse o caso, continue usando este remédio até que a porção infectada da unha cresça completamente e seja substituída por nova unha saudável. O azeite tem propriedades antibacterianas que ajudam na luta contra a bactéria causando a infecção das unhas. Da mesma forma, o óleo da árvore do chá é antisséptico, antifúngico e antibacteriano.

Prevenção e precaução contra infecções nas unhas

Uma vez que a infecção acabar, tome precauções para que não volte. Mantenha suas unhas secas o máximo possível. Evite colocar na água por muito tempo quando estiver nadando.

Evite o uso de produtos químicos nas suas unhas. Tente usar luvas quando o contato químico com as unhas não puder ser evitado. Aplique óleo de rícino diariamente nas unhas para fortalecer as unhas e as cutículas.

Mantenha seus dedos no ar livre o máximo de tempo possível. A umidade fica presa dentro dos sapatos e apresenta um bom local de cultivo para os fungos que precisam de um ambiente quente e úmido para crescer. Se você tiver que usar meias, escolha meias de algodão de boa qualidade para facilitar a circulação do ar.

Evite qualquer tipo de dano nas unhas: não roa suas unhas, não mastigue nem arranque as cutículas, etc.

Desejamos suas unhas perfeitas ao longo da vida! E vocês tem mais dicas para cuidar das unhas?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.