Escovar os dentes todos os dias, passar o fio dental, higiene oral e visitar regulares ao dentista são importantes para manter a boa saúde oral. Negligenciando qualquer um destes pode realmente criar estragos nos dentes e gengivas. A escovação inadequada pode levar à formação de placas que, quando ignoradas, formam o tártaro, causando doenças graves da gengiva e dos dentes. Portanto, é importante conhecer as medidas para impedir a formação de tártaro e sua remoção em casa, de forma a evitar que problemas mais graves apareçam.

O que é o tártaro?

O tártaro é um material calcificado castanho amarelado formado sobre a superfície dos dentes. Ele contém depósitos minerais endurecidos da saliva, detritos e bactérias. Ela é causada devido ao acúmulo contínuo de minerais da saliva nos dentes. Quando o tártaro que se forma é ignorado por um longo tempo, ele provoca o mau hálito, amarelecimento e escurecimento dos dentes.

Tártaro é prejudicial, pois é duro e poroso. Esta porosidade possibilita para várias bactérias nocivas se procriarem do tártaro, provocando doenças da gengiva, cavidades nos dentes (cáries) e também a perda dos dentes. Se o tártaro não é removido, ele continua a acumular e a se calcificar. Se a placa não for eliminada dos dentes, ela endurece formando o tártaro, que causa danos ao esmalte e aumenta o risco de doenças da gengiva, como a gengivite, degeneração óssea e até à problemas cardíacos graves.

Como remover o tártaro de forma natural?

Tártaro pode não ser facilmente removido e, muitas vezes, requer ajuda profissional. Dentistas removem o tártaro utilizando vários instrumentos e químicos. O processo pode exigir muita paciência e também é doloroso, se o tártaro foi se acumulando ao longo dos anos e afetou a linha da gengiva. A melhor prevenção é através da higiene bucal adequada, escovando e usando fio dental regularmente. Alguns remédios caseiros para remoção de tártaro e que o impedem de crescer são:

Escovação regular e correta dos dentes

Escovar os dentes corretamente após cada refeição previne a formação de tártaro. Use uma escova de cerdas macias para escovar os dentes em todos os ângulos, sobre todas as superfícies dos dentes, de modo que fiquem completamente limpos. Lembre-se sempre de manter a escova em um ângulo de 45 graus em relação à linha da gengiva.

Usar cremes dentais com flúor

Ajudam a aumentar a concentração de flúor nos dentes, o que os fortalece e previne cáries dentárias. O flúor deixa o esmalte dos dentes mais fortes e menos propensos a danos pela ingestão de alimentos e bebidas ácidas. Usar cremes dentais fluoretados ajudam às áreas afetadas pelas cáries a se re-mineralizarem e se protegerem de bactérias responsáveis ​​pela formação de tártaro.

Usar cremes dentais para controle de tártaro

É extremamente benéfico para a remoção de placa bacteriana e tártaro. Há um número de ingredientes químicos, tais como pirofosfatos, citrato de zinco, fluoreto e outros. Estes ingredientes impedem a acumulação de tártaro nos dentes. Alguns cremes dentais para controle de tártaro podem conter um antibiótico chamado triclosan, o qual é responsável pela morte de determinadas bactérias orais.

Escovar os dentes com bicarbonato de sódio

Combine uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma pitada de sal. Ligeiramente molhe a escova de dentes e mergulhar na mistura de bicarbonato de sódio. Escove os dentes com a mistura e enxague. Isso ajuda na remoção de tártaro e clareamento de dentes. Não abuse dessa escovação, pois pode enfraquecer os dentes.

Efeitos do tártaro nos dentes

Na foto, um caso grave de tártaro nos dentes, que ocasionou uma gengivite e o “apodrecimento” dos dente. (Foto: imgkid.com)

Aloe Vera e Glicerina

Em um copo de água, adicione meia xícara de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de gel de aloe vera, 10 gotas de óleo essencial de limão e 4 colheres de chá de glicerina vegetal. Misture bem e combine para armazenar o líquido num recipiente adequado. Escove os dentes diariamente com esta mistura para remoção de tártaro.

Cascas de laranja

Esfregue cascas de laranja diretamente sobre os dentes. Deixe durante a noite, sem enxaguar. As cascas podem também ser feitas em uma pasta e aplicada sobre os dentes. Ajuda a combater microorganismos no tártaro que se formam na boca e é um caminho natural barato para branquear os dentes manchados de tártaro.

Frutas e Legumes

É uma ótima ideia bater uma maçã, melão, cenoura e aipo. Mastigue esses frutos uma hora após as refeições para a limpeza de seus dentes naturalmente. Isto não só remove qualquer partículas de alimentos, placa ou tártaro nos dentes, mas também fortalece as gengivas.

Mastigar gergelim

Lentamente mastigue um punhado de sementes de gergelim, mas não engula. Escove os dentes com uma escova de dentes seca com as sementes ainda na boca. Estas sementes agem como um esfoliante natural, limpando e polindo os dentes, ajudando a remover o tártaro.

Figos

Comer figos é uma outra maneira de limpar os dentes e fortalecer as gengivas. Coma 3-4 figos e mastigue-os lentamente, ao mesmo tempo. O processo estimula as glândulas salivares e aumenta a secreção de saliva. Isso ajuda a limpar os dentes, removendo a placa bacteriana e tártaro.

Use escova de dentes elétrica

São, definitivamente, melhor do que as escovas manuais. Elas ajudam a remover o tártaro e mantém os dentes limpo e brilhantes. Este tipo de escovas de dente também é recomendado por dentistas como o melhor meio de manter os dentes limpos e livres de placa bacteriana e tártaro.

Use fio dental regularmente

O fio dental é uma excelente maneira de remover a placa e partículas de alimentos entre os dentes. Use o fio dental numa base regular após o gargarejo para prevenir a formação de tártaro e manter uma boa higiene oral. O fio dental não só limpa entre os dentes, mas também entre as gengivas, portanto, mantendo as cáries e doenças periodontais à distância.

Gargarejo com solução bucal anti-séptica

Usando um anti-séptico de peróxido de hidrogênio ou soluções orais também remove o tártaro. Combine 1 colher de sopa de anti-séptico bucal com 3 colheres de sopa de solução de peróxido de hidrogênio a 3 por cento. Gargareje com 10 ml desta solução por um minuto. Isto oxigena as bordas das gengivas e a superfície dos dentes, o que ajuda a soltar e remover o tártaro. Use esses líquidos para gargarejo depois de cada refeição ou, pelo menos, uma vez por dia. Ajuda muito para remover partículas de alimentos presas nos dentes.

Frutas ricas em vitamina C

Aplique a pasta de frutas ricas de vitamina C, como tomates ou morangos em seus dentes. Deixe por 5 minutos. Enxague a boca com uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio. Isto ajuda a remover o tártaro e mata as bactérias na boca. É melhor se você consumir regularmente frutas ricas em vitamina C em sua dieta, pois estas influenciam direto na sua saúde bucal.

Coma alimentos apimentados

Comer comida picante pode ser um outro remédio caseiro para a remoção de tártaro. Alimentos condimentados, como a salsa, aumentam a secreção de saliva através da estimulação das glândulas salivares. Este excesso de saliva na boca ajuda na limpeza dos dentes e gengivas.

Considerações Finais

Não se esqueça de visitar seu dentista regularmente e usar os cremes dentais e tratamentos recomendados por ele. Qualquer remédio caseiro deve também passar pela aprovação de seu dentista.

Você já teve que remover tártaro dos dentes? Faz algum tratamento preventivo? Qual?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.