Gengiva inchada e sangramento é geralmente causada por um acúmulo de tártaro sob a gengiva, o que pode indicar a gengivite, uma forma leve da doença gengival. O tecido da gengiva saudável é rosa e firme. Se as gengivas estão inchadas, vermelhas escuras na cor e sangram com facilidade, você deve consultar o seu dentista com urgência.

Os perigos da gengivite não tratada

Gengivite não tratada pode evoluir para periodontite, uma forma mais grave da doença gengival e que pode te deixar sem dentes. Ainda, a gengiva inflamada tem causas que podem estar envolvidas com problemas de saúde mais graves. Portanto, reforçamos a importância da consulta ao dentista para identificar as raízes do seu problema de gengivite, antes de começar qualquer tratamento natural.

Prevenção e tratamentos para a gengivite

Com a gengiva inflamada o tratamento inicial é a prevenção, usando técnicas de escovação adequadas e alguns remédios caseiros, tanto para evitar que o problema se agrave quanto para evitar que o problema da gengivite apareça.

Dicas de escovação para a gengiva inflamada

Você de se perguntar “gengiva inflamada: o que fazer?”. Há muitas opções, começando pela escovação apropriada. Separe 3-5 minutos duas vezes por dia para escovar os dentes e passar o fio dental. É o caminho de custo mais baixo para acabar com a gengiva inflamada sem cirurgia. Use uma escova de cerdas macias ou uma escova elétrica rotativa, com especial atenção para escovar na linha gengival e escovar os dentes em um ângulo de 45 graus, de modo que metade da escova limpa as gengivas enquanto a outra esfrega metade dos dentes. Não seja muito agressivo na escovação, no entanto, ou você pode acabar com um problema de sensibilidade nos dentes por danificar suas gengivas com as cerdas da escova.

Importância de procurar um dentista

Principalmente quando a dor nas gengivas é recorrente, você deve consultar um dentista com urgência para descobrir as causas do problema. (Foto: www.healthylivingsteps.com)

Massagear as gengivas

Com a gengiva inflamada, como tratar se torna uma questão de urgência. É importante, nesse momento, aumentar a circulação de sangue para as gengivas, fazendo uma massagem da gengiva. Aperte suavemente suas gengivas entre o polegar e o dedo indicador, com o dedo indicador na parte externa, e esfregando as gengivas completamente. Tanto as gengivas superiores quanto as inferiores podem se beneficiar deste tratamento natural para gengiva inflamada.

Suporte nutricional para a gengivite

Reforce e fortaleça os ossos em seu maxilar comendo alimentos ricos em cálcio, tais como laticínios, salmão, oleaginosas e verduras escuras. Coloque uma vitamina antioxidante funcionando para você ao comer abundância de alimentos cítricos frescos, que são ricos em vitamina C. Coma também pelo menos um vegetal cru todos os dias, pois alimentos duros e fibrosos limpam e estimulam os dentes e gengivas. É uma eficiente receita natural para gengivite, que não gasta muito dinheiro também.

Limpeza com peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é um poderoso agente antibacteriano para matar germes e promover as gengivas saudáveis. Misture o peróxido de hidrogênio de 3% meio a meio com a água, e bocheche o líquido sobre dentes e gengivas durante 30 segundos. Não engula a solução. No caso de gengiva inflamada na gravidez, recomendamos que você consulte seu médico antes de usar qualquer substância natural ou não, mesmo que você não a consuma.

Bicarbonato de Sódio

A gengiva inflamada tem um remédio caseiro bem popular: misture bicarbonato de sódio puro com água suficiente para fazer uma pasta e esfregue ao longo de sua linha da gengiva com os dedos. Em seguida, lave cuidadosamente os dentes. Bem como ajudar na limpeza e polimento dos dentes, o bicarbonato de sódio alcalino ajuda a neutralizar os resíduos ácidos bacterianos.

Óleo de cravo

O óleo de cravo é um ingrediente comum em remédios caseiros para sangramento das gengivas, um remédio natural para gengiva inflamada. Esfregue o óleo de cravo nas gengivas afetadas. Pode haver uma sensação de queimadura no início, que deve diminuir rapidamente. Cuidado se for usar o óleo de cravo na gengiva inflamada de siso, seja após a remoção dos sisos ou quando eles estão aparecendo, porque a ardência pode ser maior do que você espera.

Aloe Vera em Gel

Aloe vera também é destaque em muitos remédios caseiros para o sangramento e inchaço da gengiva. Esfregue as gengivas com gel de aloe vera, gargareje com água, e repita o processo várias vezes. O gel de aloe vera é um agente de cicatrização e tem propriedades de redução das placas bacterianas.

Como você faz o tratamento de suas gengivas inflamadas? QUais remédios naturais você recomendaria? Compartilhe nos comentários suas sugestões!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.