Você pode incentivar crescimento de suas unhas mais saudáveis ​​com um simples ajuste de seus hábitos cotidianos. Aqui estão dicas de como crescer unhas mais fortes, mais saudáveis ​​e prevenir danos que farão as visitas às manicures cada vez mais raras!

Limite a exposição das unhas à água

Use luvas quando você lava pratos, e não fique na banheira por muito tempo, ou mantenha as unhas fora da água (segurando um copo de vinho tinto, talvez?). A água pode enfraquecer as unhas e torná-las quebradiças.

Beba muita água

Um segredo de saúde e beleza que todos nós podemos seguir é que a hidratação é fundamental para a pele, cabelos e unhas bonitas. Beba muita água durante todo o dia, e você vai se sentir melhor e mais bela, hidratando da forma apropriada suas cutículas e unhas. Uma dieta equilibrada, que inclui uma abundância de proteína, também vai ajudar a melhorar a saúde das suas unhas.

Mantenha as unhas curtas

Se você está tendo problemas com unhas fracas, considere cortar o comprimento, enquanto você as fortalece. Unhas mais curtas são menos propensas a ruptura, porque há menos arestas expostas para se quebrarem e menor área de superfície em que a água e os produtos químicos podem ser absorvidos. Apenas certifique-se de lixar as suas unhas apenas em uma direção, e não para frente e para trás, o que pode levar suas unhas a se quebrarem.

Faça da aplicação de cremes e óleos nas mãos uma rotina

Se você não mantém suas unhas e cutículas hidratadas, problemas comuns, como a pele seca, pode evoluir para problemas maiores, como a descamação das unhas. Em vez de cortar as cutículas (que, quando feito de forma incorreta, pode ser doloroso e até mesmo fornecer uma abertura para que as bactérias entrar em suas unhas) use um amaciador de cutícula para suavemente reduzi-las, e aplique o óleo ou hidratante regularmente para manter as cutículas macias e hidratadas.

Tratamento par aunhas fracas

Em casos mais graves, um dermatologista deve ser consultado para ajudar na recuperação das unhas fracas. (Foto: lifestyle.iloveindia.com)

Deixe suas unhas de molho em misturas caseiras para o fortalecimento das unhas

Fazendo uma imersão dos dedos no azeite de oliva pode ajudar com a hidratação das unhas e fortalecimento. O óleo de coco, óleo de argan, óleo de vitamina E, e óleo de mamona podem ajudar da mesma forma. Basta colocar um pouco de óleo em uma tigela e mergulhar cada lado por 10 minutos, massageando suas unhas e cutículas para fazer o sangue circular. Para realmente bloquear a umidade, tente fazer a imersão suas unhas à noite e use luvas antes de ir para a cama, removendo a mistura pela manhã.

Escolha produtos químicos de limpeza menos agressivos

Evite desinfetante para as mãos à base de álcool, pois ele pode ser especialmente danificador para as suas unhas. Lave as mãos com água e sabão e acompanhe com creme mão ou óleo de cutícula.

Tenha cuidado ao limpar as mãos

A exposição a produtos químicos e detergentes podem enfraquecer as unhas, de modo que é importante manter as unhas protegidas durante as tarefas domésticas usando luvas.

Evite o uso de suas unhas como ferramenta

Mesmo algo tão rápido como a abertura de uma lata de refrigerante ou remover uma etiqueta de preço coloca pressão sobre a parte mais fraca da sua unha, a ponta, e pode contribuir para a descamação e quebra.

Faça a sua manicure durar mais tempo

O uso excessivo de removedor de esmalte/acetona pode secar as unhas. Por isso, se você gosta de manter suas unhas coloridas e decoradas, aumente a longevidade da manicure para diminuir a quantidade de tempo que suas unhas estão expostas ao removedor. Para manter a cor das unhas mais duradouras, comece empurrando para trás as cutículas, usando uma camada de base hidratante e base durável, aplicando o esmalte até a borda livre da unha com cada revestimento, e reaplicando o revestimento superior cada poucos dias.

Considerações Finais

Se a fraqueza das unhas persistir, um médico dermatologista deve ser procurado, pois a causa pode ser por problemas de dieta ou biológicos. Ele também será o responsável por dar o tratamento correto e apropriado para seu problema específico de fraqueza das unhas.

Quais são as suas favoritas maneiras de promover unhas fortes e saudáveis? Compartilhe suas dicas nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.