A micose, também conhecida como dermatofitose, é uma forma altamente contagiosa de fungo da pele e são milhares de pessoas que visitam o médico anualmente com preocupações relacionadas à micose. A doença também é conhecida como pano branco, na linguagem popular.

O tratamento do problema pode começar em casa com cuidados simples. É importante ter em mente que, apesar de cada um dos remédios caseiros abaixo ser bem comprovado, você ainda deve consultar um médico antes de começar a tratar a micose em casa. Se você tem histórico de infecções cutâneas ou fúngicas, agende uma consulta com um dermatologista.

Açafrão é um bom remédio caseiro para pano branco

Açafrão é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. Acredita-se que um componente presente na cúrcuma chamado curcumina tenha propriedades antimicrobianas.

Use a cúrcuma no chá ou na preparação das refeições. Usar o açafrão diretamente será mais eficaz nas infecções, misturando com água ou óleo de coco e aplique a pasta na área infectada. Deixe-o o maior tempo possível antes de enxaguar.

A aplicação de açafrão pode fazer com que sua pele pareça amarela, mas não se preocupe, pois isso desaparece em alguns dias.

Vinagre de maçã como tratamento caseiro para pano branco

As propriedades antifúngicas do vinagre de maçã podem ajudá-lo a tratar a coceira e a secura da micose. O conteúdo do vinagre de maçã não filtrado regula o crescimento do pano branco, neutralizando o pH.

Aplique o vinagre de maçã na área infectada usando uma bola de algodão embebida e repita o processo até 3 vezes ao dia. Enxágue depois de 15 minutos se estiver saindo ou se a infecção estiver em uma área que fica suada.

Extratos de folhas de nim para tratamento de micose

Azadirachta indica, também conhecido como “Nim” é considerado o derradeiro antifúngico e desintoxicante natural da Índia há centenas de anos. O extrato da Azadirachta indica é capaz de remover os principais patógenos e dermófitos da pele.

Ferva as folhas de nim na água por alguns minutos e lave a área infectada usando a água. Não ferva por muito tempo ou use as folhas de nim diretamente na infecção, pois isso pode causar irritação na pele.

Micose de praia

O pano branco ou micose de praia é um problema que pode ser tratado em casa e resolvido com eficiência. (Foto: Dermatology Associates, P.C.)

Óleo de coco contra micose

O óleo de coco contém uma certa quantidade de ácidos graxos que ajudam na infecção, danificando as membranas celulares do fungo. O óleo de coco pode ser um remédio eficaz apenas no caso de infecções de pele leves e moderadas.

Aplique o óleo de coco na área infectada 3 vezes por dia. Use-o por algumas semanas, mesmo após o término da infecção, e aplicar o óleo de coco como hidratante pode ser uma maneira eficaz de prevenir futuras infecções.

Óleo de orégano contra pano branco

O óleo de orégano (especificamente o orégano selvagem (Origanum vulgare) contém timol e carvacrol que podem parar o crescimento de fungos.

Sempre use o óleo de orégano diluído na área infectada, aplicando até 3 vezes ao dia. Certifique-se de obter óleo de orégano selvagem (Origanum Vulgare), pois a maioria do óleo de orégano no mercado possui orégano comum (manjerona Origanum).

Alho para micose

Alho é a ideia mais comum de tratar infecções em quase todos os lares. O alho pode ser eficaz contra a micose, bem como contra Trichophyton, Torulopsis, Candida e Cryptococcus.

Não aplique a pasta de alho cru diretamente sobre o fungo. Pode causar irritação por horas. Misture a pasta de alho com azeite ou óleo de coco. Aplique uma camada fina de pasta na área infectada usando uma bola de algodão ou uma peça de roupa limpa. Mantenha-o por 2 horas antes de enxaguar. Repita-o duas vezes por dia, até ver melhorias.

Óleo da árvore do chá

Os australianos nativos acreditam nas propriedades antibacterianas e antifúngicas do óleo da árvore do chá há um século. Atualmente, é um produto comumente usado que é eficaz no tratamento de infecções por fungos. Desintoxica a área infectada e reduz a inflamação.

Faça uma diluição de 2% do óleo da árvore do chá com óleo de coco e aplique 3 vezes ao dia na área infectada. Se você não tem pele sensível, pode usá-la diretamente na área infectada.

Cuidados para evitar o pano branco

Essas precauções são recomendadas:

  • Mantenha sua pele limpa e seca.
  • Use sapatos que permitam que o ar circule livremente em torno de seus pés.
  • Tente evitar lugares como chuveiros comuns e vestiários. Se você não tiver escolha, use calçados adequados.
  • Troque meias e roupas íntimas diariamente.
  • Não saia de roupa apertada em um dia quente.
  • Evite compartilhar coisas como toalhas, meias, roupas íntimas, lençóis, etc.
  • Lave as mãos depois de tocar em um animal.
  • Tome um banho logo após o exercício.
  • Mantenha os dedos e as unhas dos pés cortados e limpos.

O que fazer se você já estiver infectado?

Tente manter a pele o mais seca e limpa possível. Use uma toalha macia para limpá-la e não use a mesma toalha novamente em outras partes do corpo.

Evite usar jeans, calças ou roupas íntimas apertadas. Use um tecido que não irrite a pele. Roupas folgadas e tecidos de alta qualidade reduzem o atrito se a infecção estiver entre as coxas ou nas axilas.

Caso não consiga evitar usar jeans justos ou tecido adequado, coloque almofadas de algodão feitas à mão entre as coxas ou sob as axilas. Reduz o atrito e a irritação.

Sabemos que coça muito, mas tentamos evitar qualquer tipo de arranhão, pois piora a infecção.

Não use perfumes ou agentes de lavagem em suas roupas quando estiver infectado, pois eles podem irritar ainda mais a pele.

Troque suas roupas diariamente e limpe a área infectada duas ou três vezes ao dia, pelo menos.

Quando consultar um médico?

Mesmo nos casos mais graves da micose, ela desaparece em 2 semanas a 20 dias. Mas se ele não desaparecer, mesmo após o período sugerido, consulte um médico imediatamente.

Você já se deparou com micose? Compartilhe suas histórias conosco nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.