O músculo do trapézio corre da parte de trás do pescoço para a região média das costas. Qualquer lesão ou tensão para o músculo literalmente causa uma dor extremamente severa no pescoço e dificulta o movimento rápido do pescoço e da cabeça. Uma lesão no músculo trapézio pode causar rigidez ao pescoço, bem como dor ao longo dos ombros e costas. O músculo pode se ferir como resultado de um trauma súbito de uma queda ou devido a uma colisão de veículo motorizado. É causado principalmente em esportes de contato como durante uma queda ou pancadas nas costas.

O estresse repetitivo também é uma das causas da Lesão Muscular do Trapézio. Outra causa de uma lesão muscular no trapézio está em ficar sentado por longos períodos de tempo em uma cadeira sem braços. As lesões musculares podem resultar em dor de pescoço crônica. Os sintomas de um pescoço machucado incluem rigidez e dor no pescoço, aperto na parte superior das costas. As lesões musculares são mais comuns em pessoas que levantam itens pesados ​​como aqueles que trabalham em construção, halterofilistas e trabalhadores manuais.

Ponto gatilho no trapézio: as causas das dores

As dores no trapézio são principalmente causadas por pontos de gatilho. Estes são formados por fibras musculares tensionadas que irradiam a dor para o resto do músculo. Os tratamentos mais eficientes focam em relaxar os pontos gatilho, mas é preciso conhecer a causa deles para evitar que eles voltem. As causas mais comuns incluem:

Trabalho de mesa

Ficar constantemente sentado na mesa com baixa postura ou trabalhando em um computador durante um período prolongado pode colocar pressão nos músculos do trapézio. Isso pode levar a dor muscular dolorida e dor de cabeça.

Lesão traumática

O chicote, uma lesão traumática na cabeça e no pescoço pode causar tensão no músculo trapézio, resultando em dor no pescoço. Movimentos bruscos de frente e para trás da cabeça ou para os lados podem ser causados ​​em um acidente de carro ou em atividades esportivas. Também pode ocorrer como resultado de abuso físico.

Dores no trapézio

O tratamento caseiro da dor no trapézio auxilia na recuperação e melhora rápida do problema. (Foto: FindaTopDoc)

Estresse e tensão

O estresse e a tensão tornam o músculo trapézio rígido. Isso pode levar a ternura e dor. A dor muscular do trapézio é mais comum nas mulheres do que nos homens. Isso ocorre porque muitas mulheres sentem a vida como muito mais estressante do que os homens.

Carregar ou levantar pesos pesados

Levar peso pesado nas costas pode esticar o músculo trapézio dando origem a dor e dor. Carregar a carga em um ombro também pode causar dor o músculo trapézio desse lado.

Lesão repetitiva

O movimento repetitivo pode causar lesões nos músculos do trapézio. Isso ocorre porque não se permite que os músculos descansem, mantendo o trapézio apertado e irritado. Segurar o telefone entre a orelha e o ombro enquanto fala pode dar origem a dor muscular no trapézio, por exemplo.

Dor queimação no trapézio? Hora dos tratamentos caseiros!

Não comece qualquer tratamento sem antes se consultar com um médico. Além de mascarar a dor e atrapalhar no diagnóstico, você pode acabar piorando o problema e não descobrir as causas.

Protocolo RICE

Este é o principal tratamento dado para a maioria das lesões musculares e lesões. RICE significa Descanso, Gelo, Compressão e Elevação (Rest, Ice, Compression, Elevation, em inglês). Você deve evitar atividades que tendem a agravar os sintomas, coisas que ajudam muito as lesões musculares do trapézio a curar-se de forma mais rápida. Além disso, aplicar gelo por 15 a 20 minutos duas a três vezes ao dia é um remédio natural eficaz para uma cura mais rápida do músculo tenso do trapézio.

Massagem

Este é mais um remédio natural efetivo para tratar lesões musculares no trapézio. A massagem ajuda a reduzir a dor e a rigidez no músculo. Você pode usar alguns dedos para massagear suavemente a área lesada com pressão constante por cerca de um minuto. Em seguida, massageie a área de forma circular para aliviar o músculo lesionado. Um massageador de costas também pode ser usado para este propósito. Nos pontos gatilho, aperte com força e faça movimentos circulares para liberar a pressão. Dói muito, mas depois vai relaxar. Usar um gel ou creme relaxante muscular pode ser ótimo.

Gengibre

Há também alguns remédios de ervas que podem ajudar a tratar machucados no trapézio. O gengibre é o melhor tratamento à base de plantas, pois tem propriedades que diminuem a inflamação e, portanto, ajudam a tratar o músculo ferido. Você pode tomar cerca de 1 g de pó de raiz de gengibre duas a três vezes por dia para obter o melhor alívio das lesões musculares. O gengibre não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Bromelina

Este é um extrato de abacaxi que também mostrou um pouco de eficácia no tratamento de lesões musculares no trapézio. Ela ajuda a diminuir a inflamação e diminuir a dor. 40 mg duas a três vezes por dia deste suplemento por alguns dias é suficiente para tratar lesões musculares. As mulheres grávidas e as mulheres que estão amamentando devem evitar tomar esta erva para o tratamento de lesões musculares.

Banda elástica

Uma bandagem elástica também pode ser usada para alívio de sintomas. Tente evitar deitar na sua parte traseira, se você tiver traumatismo muscular, pois isso pode colocar pressão sobre o músculo.

Calor

Aplicar calor no músculo trapézio ferido ajudará a relaxar o músculo tensionado. Aplicar calor no local lesado irá promover um melhor fluxo sanguíneo e uma cura mais rápida naturalmente.

Capsacina

Pode-se tentar aplicar creme ou bandagens com capsaicina como ingrediente principal para tratar naturalmente o trapézio ferido. É um remédio natural efetivo para pequenas dores musculares e tensão.

Quais tratamentos vocês usaram com eficiência para o trapézio? Quais recomendam?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.