Acordar com um torcicolo não é agradável. Seu pescoço fica em estado tenso, e dói o dia inteiro. É desconfortável, talvez até impossível, movê-lo de lado a lado ou para cima e para baixo. E um torcicolo, muitas vezes pode perdurar por muito tempo, se não forem estudadas as causas corretas do problema, com o devido tratamento.

Torcicolo: o que fazer?

Na maioria das vezes, uma rigidez do pescoço é causada pela pressão sobre os tecidos moles do seu pescoço, mas pode ser um sintoma de diversos problemas e não deve ser ignorado. O paciente deve consultar um médico ortopedista ou neurologista para o correto diagnóstico do torcicolo e seu respectivo tratamento, principalmente se ele durar mais de uma semana, ou se a dor é suficiente para impedir o paciente de executar qualquer tarefa do dia a dia.

Quanto tempo dura torcicolo no pescoço?

Até uma semana de dor, que começa mais forte e vai diminuindo, é aceitável como normal. Se a dor continua, mesmo depois de uma semana, há algo errado, e o médico deve fazer exames mais aprofundados para descobrir a causa “raiz” do problema. Em caso de dor aguda e incapacitante, mesmo que apenas por um dia, o paciente deve consultar um médico urgentemente. Se o torcicolo acontece com frequência, mesmo se ele acabar rapidamente, é recomendado uma consulta médica para identificar as causas do torcicolo.

Cuidados com o torcicolo

O torcicolo prolongado por mais de uma ou duas semanas deve ter uma causa subjacente, que deve ser devidamente investigada pelo médico para o correto tratamento. (Foto: www.healthyfoodelements.com)

Torcicolo que não passa: as causas

A rigidez no pescoço pode ser o resultado de algumas condições médicas, dentre elas

Distensão, extensão, efeito chicote, ou outro tipo de lesão – Impactos, movimentos repentinos e rápidos do pescoço, entre outras possíveis fontes de lesões, podem ter ferido os músculos e, talvez, os ligamentos do seu pescoço, o que pode levar a rigidez. lesões no pescoço podem resultar de acidentes tão diversos quanto acidentes automobilísticos, uma colisão, ou simplesmente um movimento mal feito durante a prática de algum esporte.

Osteoartrite – Esta é uma condição que desgasta suas articulações e muitas vezes, ocorre ao envelhecer. Ela pode levar a rigidez e movimento limitado em várias articulações, incluindo o seu pescoço.

Artrite reumatoide – Esta doença auto-imune afeta as articulações, e pode danificar as articulações no seu pescoço. Este dano pode resultar em dores na região do pescoço e rigidez.

Nervo comprimido – Um nervo comprimido pode ocorrer devido a artrite, o estreitamento do canal espinal, ou um disco herniado. Se você tem um nervo comprimido, você pode experimentar a rigidez do pescoço e que às vezes irradia dor para os braços e em alguns casos, suas pernas.

Estresse emocional – Quando você está sob estresse, os músculos podem tornar-se tensos. A rigidez do pescoço é muitas vezes um sinal precoce de que você está se sentindo estressado.

Fibromialgia – Este distúrbio é associado com músculos e articulações doloridas. Os músculos podem se contrair, resultando em um torcicolo.

Espasmos musculares – Um espasmo muscular ocorre quando os nervos enviam mensagens para os músculos, causando uma contração. Um espasmo muscular no pescoço pode resultar em um torcicolo.

Meningite – A meningite é uma infecção grave, potencialmente fatal, do líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal. Junto com febre e dor de cabeça, rigidez do pescoço é um sintoma comum de meningite.

Outras infecções – Além de febre, vómitos e sensibilidade à luz, um pescoço rígido pode ser um sinal de uma infecção viral simples, tais como a gripe

Má postura – Principalmente quem trabalha em escritórios ou com computadores, sem preocupação com ergonomia, pode sentir uma rigidez constante no pescoço, que tenta compensar a posição ruim.

Cama e travesseiros impróprios para dormir – Uma cama muito dura ou muito mole, e travesseiros que não suportam seu peso, podem estar influenciando no seu torcicolo. A posição de dormir influi diretamente no relaxamento dos músculos e ossos, e uma posição ruim pode estar causando seu torcicolo.

Torcicolo demora quantos dias para melhorar: a importância do médico no tratamento

Como a rigidez do pescoço pode ser um sintoma de uma doença grave, é uma boa ideia procurar cuidados médicos, especialmente se o seu pescoço rígido é grave, persistente e acompanhado por outros sintomas descritos acima.

Para determinar a causa da sua rigidez do pescoço, o seu médico irá realizar um exame físico e conversar com você sobre seus sintomas. Em alguns casos, um raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ou outro estudo de imagem será realizado para que o seu médico possa visualizar os ossos e tecidos dentro do seu pescoço.

Torcicolo no pescoço: remédio pelo tratamento corretivo e preventivo

O tratamento dependerá da causa do seu torcicolo. No caso dos músculos ou ligamentos tensos, o tratamento inicial pode incluir:

  • Anti-inflamatórios e relaxantes musculares, para ajudar a aliviar a dor
  • Um colar cervical para manter o seu pescoço imóvel, para que seus músculos possam descansar
  • Limitação de atividades que podem esticar seu pescoço, como trabalho pesado
  • Encaminhamento para um fisioterapeuta

Exercícios para torcicolo

Depois de consultar o médico, você pode perguntar se estes exercícios abaixo são permitidos para aliviar e prevenir outras crises de torcicolo:

Praticar alongamentos simples – como mover a cabeça para cima e para baixo, lado a lado, e de orelha a orelha. Faça lentamente.

Massagem – Vá a um massagista profissional, faça uma auto massagem, ou peça a alguém para fazer uma massagem em você, com cuidado.

Travesseiro –  Durma em um colchão que suporte seu peso, com um travesseiro de pescoço especialmente para seu tamanho. Caso necessário, use dois travesseiros, ou use nenhum.

Choque térmico – Use gelo para as primeiras 48 a 72 horas após os sintomas de rigidez no pescoço começarem para aliviar a inflamação. Depois, mude para o calor suave, intercalando 5 a 10 minutos de calor com 5 a 10 minutos de gelo.

Se a sua rigidez do pescoço piorar ou não começar a melhorar dentro de uma semana ou duas, novamente avise seu médico. A maioria dos casos que envolvem lesões se resolvem por completo em quatro a seis semanas, mas outros podem levar mais tempo para melhorar. O seu médico será capaz de dizer quando você pode precisar de cuidados mais especializados para aliviar seus sintomas.

Você já teve um torcicolo que durou muito tempo? Como fez o tratamento? Qual foi a causa do seu torcicolo?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.