A dor no ombro e braços não é uma doença ou condição em si, mas pode ser indicativo de algum tipo de lesão ou uma doença. Se você faz muita musculação de levantamento de pesos, ou você gasta a maior parte do seu dia na frente de um computador, você provavelmente experimentará dor nos ombros e braços em algum momento. Entendendo essas dores você pode usar os remédios naturais apropriados e adequados para a situação.

Causas de dor muscular no ombro e braços

A dor no ombro e braços geralmente ocorre devido a uma lesão nos tecidos moles na área. Isso inclui ligamentos, músculos e tendões. A dor também pode ser resultado de um efeito chicote, que ocorre quando há um movimento súbito da articulação do ombro, e pode se estender pelo braço inteiro. Quando o chicote ocorre, os ligamentos e músculos do pescoço e ombros são lesionados. A frenagem brusca ou aceleração enquanto dirige pode também levar ao efeito chicote.

Indivíduos que sofrem de artrite degenerativa da coluna cervical também podem sofrer de dores no ombro e braços devido a compressão dos nervos. Condições que afetam a medula espinhal, pulmões, coração e abdome também podem resultar em dores nos ombros e braços.

Uma causa comum de dores nos ombros e braços está relacionada a ossos quebrados e/ou rachados, o que ocorre quando um indivíduo cai sobre o braço estendido. Isto tende a acontecer aos ciclistas quando eles caem da bicicleta. Quedas também podem ter um grande impacto nas articulações dos braços e ombros, bem como o tensionamento por situações específicas, como a prática de lutas, natação, entre outros que exigem o constante movimento dos braços e ombros.

O deslocamento do ombro, assim como possíveis distensões e contrações dos braços, podem vir a causar dores no braço e ombros.

Em alguns casos, problemas em outras partes do corpo, como uma postura incorreta ou uma pancreatite, por exemplo, quando o inchaço de certa parte do corpo ou ossos fora de alinhamento acertam nervos que podem irradiar para os ombros e braços.

Seja qual for o seu caso de dor nos ombros e braços, sempre consulte um médico antes de qualquer tratamento caseiro. Os sintomas de dores podem ajudar o médico em um diagnóstico correto, e “corrigir” as dores pode atrapalhar no diagnóstico mais preciso.

Tratamento natural para dor no ombro e braços

A dor no ombro e braços não pode ser curada de qualquer jeito. Antes de qualquer remédio natural, consulte seu médico para saber o que fazer. (Foto: NOVA Chiropractic & Wellness Center)

Remédio para dor muscular no braço e ombro: depende do tratamento

O tratamento para a dor no ombro e braços irá variar dependendo da causa. O médico irá avaliar a condição com base na história clínica do indivíduo e um exame físico. Se necessário, determinados tipos de exames podem ser exigidos, tais como tomografia, ressonância, ou raio-x. Há uma diferença significativa entre o tratamento para entorses leves e condições mais graves, pois até um ataque cardíaco ou risco de infarto podem causar as dores. O tratamento para os problemas menores podem envolver uma combinação de terapias, incluindo medicamentos para aliviar as dores. Pode demorar alguns dias para que a dor desapareça completamente.

Afim de permitir que a cura ocorra, a área afetada pode ter que ser imobilizada. Isso geralmente é feito com uma tala, gesso, ou faixas. Estes são geralmente usados durante algum tempo e depois removidos. Uma vez que a tala ou gesso é removido, a área precisa ser movida regularmente, de modo que o funcionamento normal possa retomar. Elevar a área lesada também é benéfico. O descanso adequado é essencial, quando o corpo sofreu uma lesão, já que o movimento continuou pode piorá-la. Em caso de lesão grave, a pessoa pode precisar permanecer hospitalizada para mais testes. O paciente também pode ser encaminhado a um ortopedista para tratamento mais especializado.

Remédio para dores musculares nos ombros e braços

Pequenas lesões e dores nos ombros e braços podem ser tratadas em casa. No entanto, é aconselhável procurar atendimento médico quando a causa do problema é desconhecida ou se os sintomas parecem estar piorando.

O melhor remédio caseiro em caso de dor leve nos ombros e braços é o descanso. Descansando a área lesada permite mais tempo para a cura. Dois ou três dias de repouso é adequado e pode ser seguido por exercício leve na área.

Choques térmicos, usando uma bolsa de água quente e depois uma bolsa de gelo, também são benéficas para aliviar entorses e distensões. No entanto, o gelo nem o calor não devem ser colocado diretamente sobre a pele. É melhor colocar com uma toalha protegendo sua pele, colocando na área com dores por cerca de 15 minutos, a cada 2 horas. Para otimizar a cura, coloque raiz de gengibre na água quente antes de colocar sobre a área lesiona. Isso contribui para a cura fortemente.

Manter a área elevada também ajuda no tratamento de dor nos braços e ombros, pois alivia o inchaço. Você pode descansar a área em alguns travesseiros. Há também muitos medicamentos na farmácia que o farmacêutico pode recomendar para ajudar a aliviar a dor e desconforto.

Exercícios de alongamento e relaxamento podem contribuir para a melhora das dores. Basta girar as articulações dos ombros e movimento a articulação dos braços, incluindo também momentos de massagem nas áreas doloridas para promover a cura.

Dieta para a dor muscular no ombro e braço

Talvez um dos remédios naturais mais eficientes para a dor muscular nos ombros e braços é uma dieta com bons alimentos, ajudando na recuperação dos músculos e das dores.

Sua dieta deve consistir de muitos vegetais verdes frescos e alimentos ricos em proteínas como estas ajudam a fortalecer os músculos. Os indivíduos que sofrem de artrite devem garantir que sua dieta fornece ácidos graxos ômega 3, como estas são gorduras benéficas que ajudam na redução da dor. Essas gorduras podem ser obtidas a partir de peixes oleosos como atum e salmão. Nozes e sementes também contém ácidos graxos ômega 3, essenciais para a recuperação muscular.

Como você trata sua recuperação muscular? Quais remédios você usa para tratar suas dores musculares nos ombros e braços?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.