Quando você levanta pesos ou exerce-se fisicamente, você está criando rasgos microscópicos em seus músculos e causando inflamação leve nas fibras musculares. É por isso que os músculos doloridos são comuns quando você trabalha atleticamente e pode até ser um bom sinal, já que a dor geralmente se correlaciona com a construção muscular. No entanto, acho que todos podemos concordar que os músculos doloridos são bem ruins.

Uma das melhores coisas que você pode fazer em geral, é claro, é praticar autocuidado e ser bom com o seu corpo para evitar dores musculares. Certifique-se de beber água e ficar hidratado, dormir bastante e comer alimentos integrais (incluindo gorduras saudáveis ​​e proteínas) para auxiliar no reparo muscular. Infelizmente, não há remédio mágico para os músculos doloridos além de tomar o tempo para descansar e se recuperar, mas há algumas coisas que você pode fazer, enquanto isso, para ajudar a aliviar as dores musculares.

Gelo ainda é um bom remédio caseiro para dores musculares

Uma vez que parte da dor muscular é causada por inflamação leve, um pacote de gelo simples aplicado por até vinte minutos pode muitas vezes ajudar a reduzir o inchaço e a dor. Usar um pacote de gelo depois dos exercícios de impacto também pode ajudar a reduzir a dor nas articulações no dia seguinte. Se você decidir gelo, certifique-se de envolvê-lo em uma toalha ou colocar algo entre o pacote de gelo e sua pele. Não coloque uma camada de gelo na pele diretamente, pois pode queimar a pele.

A outra opção de terapia a frio é tomar um banho gelado. Isso é uma ótima maneira de evitar a dor muscular após um treino difícil. Nos dias em que levantar pesos, tente tomar um banho gelado de oito minutos, logo após o treino. É bem mais agradável do que você possa achar.

Comece com um banho fresco sem gelo para ver qual é seu limite frio. Se você decidir tentar um banho de gelo, verifique se a temperatura da água não vai abaixo de 12 graus e 6 a 8 minutos devem ser suficientes.

Não se empenhe para ficar mais tempo no banho do que você está confortável ou assumir que ficar mais frio é melhor, pois a superexposição pode ser perigosa.

Melhorando a dor muscular

Se os seus músculos doerem, um bom remédio caseiro pode ajudar a melhorar a dor. (Foto: FindHomeRemedy.com)

Rolo de espuma é bom para dor muscular

O rolo de espuma é um dos melhores remédios musculares. Você vai precisar de um rolo de espuma, uma ótima ferramenta para aliviar o aperto muscular após um treino ou aliviar a dor muscular no dia seguinte. O melhor conselho é usar o rolo de espuma para rolar lentamente sobre a área dolorida ou descansar a área dolorida no rolo de espuma por 30 a 60 segundos para permitir que o músculo fique mais solto.

Os rolos de espuma vem em densidades diferentes. Os rolos de espuma de alta densidade tendem a ser melhores para a massagem de tecidos profundos e tendem a durar mais porque a espuma é mais forte. No entanto, se você tem lesões e precisa de uma abordagem mais leve, um rolo de espuma menos denso pode funcionar melhor para você.

Cremes tópicos são bons remédios para dores musculares

Alguns cremes tópicos diferentes servem aliviar os músculos. Cremes com magnésio alivia, a dor muscular ao ajudar os músculos a relaxar. Cremes com uma mistura de cânfora, arnica, óleo de emú e alecrim podem também auxiliar na cura e ainda deixar sua pele com um bom cheiro.

Banho morno com sais de Epsom para dores musculares

Um banho morno é delicioso e sempre atinge o local certo depois de um treino difícil quando os músculos estão doloridos. Os sais de Epsom são uma excelente adição ao seu banho porque eles contêm magnésio e outros minerais para ajudar a relaxar e aliviar os músculos doloridos. Também é bom adicionar uma mistura de óleos essenciais como lavanda, alecrim e hortelã.

Alongamento ainda é um remédio natural para dores musculares

Um dos fatores mais importantes na construção muscular (ou qualquer regime de treino) está em levar a quantidade adequada de tempo para o descanso e a recuperação. No entanto, se meus músculos estão realmente doloridos, uma caminhada combinada com algum alongamento suave depois (uma vez que os músculos são aquecidos) pode ser realmente eficaz para aliviar o aperto e a dor muscular.

Como você trata dores musculares? Quais tratamentos funcionam melhor pra você?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.