Neste artigo vamos falar sobre um assunto que incomoda muita gente, estamos falando da dor de cabeça durante exercício físico. Essa dor pode aparecer também após o treino.

O que é Cefaléia?

Esta é a primeira pergunta que vamos responder. Este é o nome técnico dado a dor de cabeça. Geralmente é causada por uma queda dos níveis de estrogênio no organismo.

Grande parte das pessoas já ouviu alguém reclamando de dor de cabeça durante ou após a atividade física de grande intensidade. Talvez este seja o seu caso não é mesmo?

O que provoca dor de cabeça durante ou após a atividade física?

Este problema pode estar associado a diversos fatores, os mais comuns são desidratação e respiração incorreta. A contração muscular intensa também pode provocar dores de cabeça, ela pode pressionar demais os vasos sanguíneos e bloquear o fluxo de sangue para o cérebro.

Outro motivo bem frequente é a hipoglicemia. Pra quem não sabe o que significa, é quando o nível de açúcar no sangue está muito baixo. Isso acontece quando você não tem uma alimentação ideal e acaba se esforçando demais no exercício físico.

Alguns especialistas também apontam as mudanças no padrão e qualidade do sono como um motivo. Às vezes você dorme horas a menos do que está habituado, podendo ser também uma das causas do surgimento da dor de cabeça.

O que provoca dor de cabeça durante ou após a atividade física?

Dor de cabeça durante a atividade física é normal?

Outros causadores de dor de cabeça?

Além das causas citadas acima, existem outras 3 que surgem em alguns momentos específicos. É importante analisá-las e observar se o surgimento das mesmas é mais comum nestes períodos:

Em grande parte dos casos de dor de cabeça, uma simples mudança de hábito é capaz de evitar o surgimento da mesma. Essa mudança pode amenizar ou sanar até mesmo os quadros da terrível enxaqueca, que é uma vilã de grande parte da população.

É importante alertar sobre alguns casos raros em que a dor de cabeça representa um sintoma de alguma patologia. Podemos citar algumas infecções, as mais conhecidas são sinusite e meningite. Outras possíveis patologias são trombose venosa e depressão.

Como evitar dor de cabeça?

A forma mais eficiente é ajustar seus hábitos para descartar totalmente os possíveis desencadeadores deste problema. Se alimentar bem e de forma saudável e manter-se bem hidratado é o caminho certo, eles são os seu maiores aliados.

Se mesmo após estas mudanças a dor continuar surgindo, você deve procurar uma orientação médica imediatamente. Se a dor forte aparecer durante a atividade física, aconselhamos que você a interrompa imediatamente.

O que não fazer com dor de cabeça?

Jamais apele para os analgésicos na tentativa de continuar sua atividade física até finalizá-la. Essa atitude poderá disfarçar algum problema sério e colocar sua vida em risco. Em algumas pessoas, esta ação causará dependência do medicamento, o que seria totalmente indesejado.

Como identificar a dor de cabeça ocasionada pelo exercício?

Caso você sinta uma dor leve que fique latejando em ambos os lados da cabeça, principalmente durante exercícios intensos, saiba que esta é a dor característica do exercício físico.

Assim como qualquer outra dor, ela é incômoda, mas é transitória e de curtíssima duração. A dor característica do exercício físico é aquela que cessa imediatamente após você terminar a atividade. A causa exata dessa dor ainda é desconhecida, mas o que podemos afirmar é que em 90% dos casos, ela é inofensiva e em 95% dos casos ela desaparece apenas com a mudança de hábito e/ou medicação simples.

Agradecemos a sua atenção e convidamos para continuar em nosso site. Existem diversos artigos falando de atividade física de forma saudável, alimentação ideal para cada momento e várias outras dicas para manter seu corpo em forma.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.