A cefaleia tensional ou dor de cabeça tensional é a dor ou desconforto na cabeça, couro cabeludo ou pescoço, geralmente associada a rigidez muscular nessas áreas. Pode ou não ser acompanhada por tontura. A tontura pode vir sozinha também e ser causada pelos mesmos motivos da dor de cabeça tensional, mas sem o acompanhamento da dor.

Dor de cabeça tensional: Causas

Dores de cabeça tensionais são uma das formas mais comuns de dores de cabeça. Elas podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns em adultos e adolescentes.

Se uma dor de cabeça ocorre duas ou mais vezes por semana, durante vários meses ou mais, a condição é considerada crônica. Crônicas dores de cabeça diárias podem resultar do tratamento sobre o tratamento pobre ou excessivo de uma dor de cabeça primária. Dores de cabeça rebote são dores de cabeça que continuam voltando . Eles podem ocorrer se você abusar de analgésicos.

A tensão na cabeça ocorre quando os músculos do pescoço e couro cabeludo tornam-se tensos ou contraídos. As contrações musculares podem ser uma resposta ao estresse, depressão, um ferimento na cabeça e/ou ansiedade.

Qualquer atividade que faz com que a cabeça fique em uma posição por um longo tempo sem se mover pode causar uma dor de cabeça. Tais atividades incluem a digitação ou outro trabalho no computador, trabalho delicado com as mãos e usando um microscópio. Dormir em um quarto frio ou dormir com o pescoço em uma posição anormal também pode desencadear uma dor de cabeça de tensão.

Outros fatores desencadeantes de dores de cabeça tensionais são:

  • Uso de álcool;
  • Cafeína (em excesso ou abstinência);
  • Resfriados, gripe, ou uma infecção do tipo sinusite;
  • Problemas dentários como apertamento da mandíbula ou ranger os dentes;
  • Cansaço/forçamento da visão;
  • Excesso de fumo;
  • Fadiga ou esforço excessivo.

Dores de cabeça tensionais podem ocorrer quando você também tem uma enxaqueca. Dores de cabeça tensionais não estão associadas a doenças do cérebro.

Dor de cabeça tensional: sintomas

A dor de cabeça pode ser descrita como:

  • Sensação de pressão, não pulsante;
  • Faixa apertada de dor na cabeça;
  • Em toda a cabeça (e não apenas em um ponto ou um lado);
  • Pior no couro cabeludo, têmporas, ou parte de trás do pescoço, e possivelmente nos ombros;
  • Pode ou não ser acompanhada por tontura. A tontura, por si só, pode também vir sem ser acompanhada com a dor, mas ser causada pela mesma tensão nos músculos;
  • A dor pode ocorrer como um evento isolado, constantemente, ou diariamente. A dor pode durar de 30 minutos a 7 dias. Pode ser desencadeada por ou piorar com o estresse, fadiga, ruído ou brilho de luz artificial ou natural;
  • Pode haver dificuldade para dormir. Dor de cabeça tensional geralmente não causa vômitos e náuseas;
  • Pessoas com dores de cabeça tensionais tendem a tentar aliviar a dor por massageando seu couro cabeludo, têmporas, ou na parte inferior do pescoço.

Dor de cabeça tensional: Exames e testes

Uma dor de cabeça que é leve a moderada, não acompanhada de outros sintomas e responde ao tratamento em casa em poucas horas pode não precisar de outro exame ou teste, especialmente se ela ocorreu no passado. A cefaleia tensional não revela resultados anormais em um exame neurológico. No entanto, pontos de gatilho/tensão nos músculos são muitas vezes vistos nas áreas do pescoço e ombros.

O médico deve ser consultado para descartar outras doenças que podem causar dor de cabeça, principalmente se a dor de cabeça é grave, persistente (não vai embora), ou se outros sintomas estão presentes com a dor de cabeça.

Dores de cabeça que perturbam o sono, ocorrem sempre que você estiver ativo, ou que são recorrentes ou crônicas podem exigir um exame e tratamento por um prestador de cuidados de saúde.

Alongamento para dores de cabeça

Você pode fazer alongamentos periódicos para prevenir e melhorar a dor de cabeça tensional. (Foto: www.activebodyclinic.com)

Dor de cabeça tensional: Tratamento

O objetivo é tratar os seus sintomas de dor de cabeça imediatamente, e para evitar dores de cabeça, evitar ou alterar seus gatilhos. Um passo fundamental em fazer isto envolve aprender a gerenciar suas dores de cabeça tensionais em casa por:

  • Manter um diário de dor para ajudar a identificar quando sua dor de cabeça dispara. Em seguida, você e seu médico podem fazer mudanças em seu estilo de vida para reduzir o número de dores de cabeça que você tem;
  • Aprender o que fazer para aliviar uma dor de cabeça quando começa;
  • Aprender a tomar seus medicamentos de dor de cabeça da maneira correta.

Os medicamentos que podem aliviar uma dor de cabeça de tensão incluem:

  • Analgésicos, como a aspirina , ibuprofeno, ou acetaminofeno;
  • Analgésicos narcóticos;
  • Relaxantes musculares, tais como tizanidina.

Lembre-se que medicamentos para a dor só aliviam os sintomas de dor de cabeça por um curto período de tempo. Depois de um tempo, eles não funcionam tão bem ou não aliviam dores de cabeça durante o tempo. O uso excessivo de medicamentos para a dor durante mais semanas pode levar a dores de cabeça rebote dores de cabeça que continuam voltando. Por isso, nunca se medique sem antes consultar um médico para que ele indique a melhor solução.

Seu médico pode receitar alguns medicamentos diariamente para ajudar a prevenir ou diminuir o número de dores de cabeça. Estes medicamentos são normalmente usados ​​para tratar a depressão, mas eles também podem ajudar a prevenir dores de cabeça tensionais . Eles incluem:

  • Medicamentos como paroxetina ou o citalopram;
  • Antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, nortriptilina, ou doxepin.

Pergunte ao seu médico sobre o relaxamento ou treinamento para gerenciamento de estresse, biofeedback, terapia cognitivo-comportamental, ou acupuntura, o que pode ajudar a aliviar dores de cabeça crônicas.

Botox (toxina botulínica) está se tornando popular como tratamento para dores de cabeça crônicas diárias, incluindo dores de cabeça tensionais. No entanto, ele não é aprovado por todas as companhias de planos de saúde. Botox funciona impedindo espasmos nos músculos onde é injetado.

A melhor solução que tem sido encontrada por quem enfrenta dores de cabeça tensionais e tontura causada por tensão tem sido sessões de massagens regulares, em conjunto a técnicas de relaxamento.

Dor de cabeça tensional: Prognóstico

Dores de cabeça tensionais costumam responder bem ao tratamento e não causam problemas médicos sérios. No entanto, a cefaleia tensional crônica pode ter um impacto negativo na qualidade de vida e de trabalho, além de ser necessário que você evite dirigir enquanto estiver em crises e durante o tratamento inicial.

Dor de cabeça tensional: Complicações possíveis

Você deve entrar em contato com um médico ou telefone de urgência e emergência se você está experimentando “a pior dor de cabeça de sua vida”;
tem problemas de fala, visão ou problemas de circulação ou perda de equilíbrio, especialmente se você ainda não teve esses sintomas com uma dor de cabeça antes; a dor de cabeça começa muito de repente; a dor de cabeça ocorre com vômitos repetidos; você tem uma febre alta.

É mais grave ainda se seus padrões de dor de cabeça ou dor mudam; tratamentos que já funcionaram não são mais úteis ou você tem efeitos colaterais da medicação, incluindo batimento cardíaco irregular, palidez ou azul da pele, sonolência extrema, tosse persistente, depressão, fadiga, náuseas, vômitos, diarreia, constipação, dor de estômago, cólicas, boca seca, sede excessiva ou está grávida ou pode engravidar (alguns medicamentos não devem ser tomados durante a gravidez).

Dor de cabeça tensional: Prevenção

Aprenda e pratique a gestão do estresse. Algumas pessoas acham que exercícios de relaxamento ou meditação são úteis. Biofeedback pode melhorar e exercícios de relaxamento e podem ser úteis para a cefaleia tensional crônica.

Mantenha-se quente, se a dor de cabeça está associada ao frio. Use um travesseiro diferente ou altere posições de dormir. Pratique uma boa postura durante a leitura, trabalhando, ou fazendo outras atividades. Mova o pescoço e ombros com freqüência durante a digitação, trabalhando em computadores, ou fazendo outro trabalho do tipo. Comece a ter abundância do sono e repouso. Massagear os músculos doloridos também pode ajudar.

Se ficou alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.