Uma enxaqueca pode ser uma dor de cabeça pode leve ou pesada, e pode durar algumas horas ou até dias. Na maioria dos casos, o estresse excessivo, tensão e mudanças emocionais pode desencadear episódios de dores de cabeça normais, mas a enxaqueca é um pouco mais complexa. É uma situação onde os vasos sanguíneos do cérebro se ampliam para liberar substâncias químicas das fibras nervosas que causam inflamação e, portanto causando a dor intensa. Com pontos de acupuntura e acupressão tais causas podem ser tratadas, amenizando as dores causadas pela enxaqueca. Antes de começar, é bom conhecer um pouco mais sobre as causas mais comuns da enxaqueca.

Causas da enxaqueca

Embora a causa precisa de enxaqueca em ainda não seja conhecida, existem alguns gatilhos específicos que resultam em enxaquecas:

Mudança Hormonal

Assa é a razão pela qual dois terços das mulheres experimentam dores de cabeça extremas durante sua TPM ou durante a menstruação. Enxaqueca torna-se mais comum após o início da puberdade e diminui gradualmente após a menopausa.

Hábitos Alimentares

Outro grande gatilho da enxaqueca é o alimento que comemos. Os desencadeantes mais comuns da enxaqueca são álcool, tabaco, cafeína, chocolate e alimentos fermentados.

Outras causas

Estresse, tensão, pressão no trabalho, distúrbios do sono, alterações da pressão atmosférica e a luz do sol (mesmo em dias nublados) também podem levar a enxaqueca.

Pontos de acupuntura para cefaleia e enxaqueca

Os benefícios e os aspectos úteis da Reflexologia são numerosos e podem ser utilizados eficazmente para tratar dores. A maioria das dores e irritações acima do pescoço são causadas por excesso de tensão muscular e desequilíbrio vascular e, portanto, podem ser curadas de forma eficaz através de acupressão e reflexologia porque os pontos de acupressão nesta área são facilmente acessíveis e podem ser acionados com muito pouca pressão. Enquanto é ainda recomendado que você consulte seu médico para saber o melhor tratamento para seu caso específico de enxaqueca ou dor de cabeça, você pode usar esses pontos de acupressão para aliviar as dores, estimulando a produção de analgésicos naturais pelo corpo e tornando as dores mais gerenciáveis.

Acupuntura para dor de cabeça: pontos na testa e na face

Para aliviar as dores de cabeça, na testa existem dois pontos de acupressão para a dor

Ponto do terceiro olho

Este ponto está localizado entre as duas sobrancelhas, onde a ponte do nariz encontra a testa. Aplicando pressão sobre esta região ajuda a melhorar a concentração, aliviar a tensão ocular, dores de cabeça e dores de úlcera. Aplique pressão por 1 minuto e depois vá para o próximo ponto.

Canto interno dos olhos

Este ponto está situado no canto interno dos olhos logo abaixo das sobrancelhas. Aplicando pressão nestes dois pontos funciona excelente no alívio de dores de sinusite e sintomas de alergia. Além disso, também ajuda a melhorar a visão. Aplique pressão por 1 minuto em ambos os lados.

Narinas

Estes dois pontos estão localizados em ambos os lados da narina. Aplicar pressão sobre estes pontos ajuda na abertura dos seios nasais e reduz dores de cabeça por tensão. Aplique por 1 minuto em ambos os lados.

Ponto de acupuntura para aliviar dor de cabeça

Este é o ponto do terceiro olho para aliviar dores de cabeça. (Foto: newhealthadvisor.com)

Pontos de acupuntura para dores de cabeça

Ponto de acupuntura para dor de cabeça no canto dos olhos. (Foto: newhealthadvisor.com)

Pontos de acupuntura na cabeça para enxaqueca: têmporas

Na região das temporas, há uma cadeia de pontos que se enrolam em torno da orelha a partir do topo e estão situados a apenas um dedo da largura da orelha. Todos esses pontos devem ser trabalhados simultaneamente para obter resultados efetivos. Aplicar pressão sobre estes pontos ajuda a aliviar as dores de cabeça temporais nos lados da cabeça e enxaquecas. Faça um movimento de pressão e massagem circular com a ponta dos dedos ao redor da orelha, começando pelas têmporas e terminando atrás das orelhas. Faça isso por cerca de 3 minutos.

Como aliviar enxaqueca

No ponto das têmporas e orelhas, massageie em um movimento circular para aliviar as dores de cabeça. (Foto: divulgação)

Acupuntura para dor de cabeça tensional e enxaqueca: pescoço e ombros

Na região do pescoço e dos ombros há vários pontos de acupressão para aliviar todos os tipos de dores de cabeça, incluindo a enxaqueca:

Nuca

Estes pontos estão localizado na parte de trás da cabeça, a meio caminho entre a orelha e coluna vertebral, entre os dois músculos que se unem na parte traseira do pescoço. A aplicação de pressão nesse ponto ajuda a desbloquear a congestão nasal, aliviando a dor nos olhos, ouvidos, garganta, dores de cabeça e enxaquecas.

Ponto de acupuntura para enxaqeuca

Mais um ponto de acupressão para aliviar enxaquecas. (Foto: Naturetip.com)

Ombros

Este ponto está localizado na borda do ombro a meio caminho entre a ponta de seu ombro e da base do seu pescoço. Aplicar pressão sobre este ponto ajuda a reduzir a rigidez do pescoço e dos ombros e alivia a dor no pescoço. Ele também ajuda no alívio de outras doenças como asma e espasmos, assim como a enxaqueca.

Tratando a enxaqueca com acupuntura

Ponto de acupuntura para enxaqueca no ombro. (Foto: Naturetip.com)

Pilar do céu

Este ponto está localizado a 2 dedos abaixo da base do crânio nos músculos presentes em ambos os lados da coluna vertebral. Aplicando pressão sobre este ponto ajuda a aliviar dores na parte de trás da cabeça, dores no pescoço, fadiga ocular, estresse, insônia e pescoço rígido. Estimular o Pilar do Céu também ajuda no alívio da tosse.

Pontos de acupuntura nas mãos e pés para enxaqueca

Nas mãos, o ponto está localizado na teia entre seu polegar e o dedo indicador. Aplicar pressão sobre este ponto ajuda a aliviar a dores nas costas, dores de cabeça frontal, dor de dente e liberar a tensão do pescoço e cabeça.

Pontos de acupuntura contra enxaqueca

Este é o ponto de acupressão para aliviar enxaquecas que está presente nas mãos. (Foto: Acupressure Points Guide)

Nos pés, o ponto está localizado no vale entre o dedo grande e o segundo dedo do pé. Aplicando pressão sobre este ponto ajuda a aliviar dores de cabeça, enxaqueca, cansaço dos olhos, artrite e cãibras.

Como tratar enxaqueca com acupressão

Ponto de acupressão no pé para tratar enxaquecas. (Foto: Freedom Chinese Medicine)

Dores de cabeça pode ser um problema comum, mas isso não significa que devem ser negligenciados. Mas em vez de recorrer à medicina e pílulas sem antes se consultar com um médico, você pode conhecer as zonas de reflexologia e dar a acupressão e acupuntura uma chance de ver a diferença. Experimente diferentes pontos de pressão porque cada um funciona mais eficazmente para tipos específicos de dores de cabeça, e alguns pontos podem mostrar resultados fortes, enquanto outros podem levar mais tempo. Portanto, experimente cada um dos pontos de pressão para saber quais pontos funcionam melhor para você.

Você já usou a acupressão para tratar sua enxaqueca? Funcionou? Como foi?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.