A distensão muscular é uma lesão de um ligamento (tecido que conecta dois ou mais ossos de uma articulação). Em uma entorse, um ou mais ligamentos é esticado ou rompido. A tensão muscular é uma lesão de um músculo ou um tendão (tecido que liga o músculo ao osso). Em um estiramento, um músculo ou tendão é esticado ou é rasgado. Entorses e distensões são geralmente causadas por um trauma (quedas, torções, impactos) ou uso excessivo desses músculos e tendões. E temos também o famoso acúmulo do ácido lático, um fenômeno que ocorre nos músculos logo após dias de exercícios de alta intensidade.

Todas essas dores tem tratamentos e remédios caseiros que podem aliviar os sintomas o suficiente para melhorar sua rotina. Lembre-se sempre que a dor quando é grave ou incapacitante precisa do suporte de seu profissional de saúde. Só use os tratamentos abaixo depois de conversar com seu médico, e em paralelo a um tratamento tradicional com medicamentos.

Vamos então aos remédios caseiros para dores musculares.

Remédio caseiro para dor muscular nas costas: sais de Epsom e óleo de magnésio

Experimentado e verdadeiro, um copo ou dois de sal de Epsom dissolvido em uma banheira de água quente faz maravilhas para dores musculares. Use água morna, não muito quente, pois assim sua pele ficará menos seca. Fique na banheira por 15 minutos ou até que a água esfrie, até três vezes por semana. Não é recomendado para aqueles com problemas de saúde, tais como problemas cardíacos, pressão arterial alta ou diabetes.

O óleo de magnésio é normalmente aplicada com um pulverizador, o que torna mais fácil de atingir uma área específica, como as costas, panturrilhas, e coxas.

Como os sais de Epsom e o óleo de magnésio trabalham para ajudar a relaxar os músculos cansados? Os sais de Epsom são constituídos por sulfato de magnésio, óleo de magnésio e cloreto de magnésio. O magnésio é um relaxante muscular natural, e como os sais, esses compostos ajudam a remover o excesso de fluidos dos tecidos, reduzindo o inchaço.

Dor muscular e tratamento

Quem está sentindo dores musculares pode adotar tratamentos caseiros eficientes contra o problema, evitando assim que as dores prejudiquem sua rotina normal. (Foto: expressheattherapy.com)

Remédio caseiro para dor muscular no ombro: choque térmico

Um banho ou ducha quente é um relaxante muscular natural, que pode ser ótimo para tensão muscular dos ombros, ou para tratar músculos tensos por excesso de uso. Para inflamação ou roxos no corpo, gelo aplicado à área afetada por até 20 minutos pode reduzir o inchaço e a dor. Intercale o gelo com uma compressa morna, e você terá melhores resultadores para dores musculares.

Remédio caseiro para dor muscular na perna: suplemento de magnésio

Os baixos níveis de magnésio no organismo podem levar a dores musculares e cãibras. Você pode querer considerar um suplemento de magnésio, mas antes disso, tente começar pela inclusão de alimentos que são ricos em magnésio na sua dieta. Algumas das principais fontes de alimento para o magnésio são o melaço, polpa e sementes de abóbora, espinafre, acelga, cacau em pó, feijão preto, sementes de linhaça, sementes de gergelim, sementes de girassol, amêndoas e castanhas de caju.

Remédio caseiro para dor muscular nas coxas: vinagre de maçã

Eficaz no tratamento de dores musculares e cãibras nas pernas e coxas. A maioria das pessoas misturam uma colher de sopa ou duas em um copo de água e bebem, outras preferem uma colher de sopa pura. Ainda outra forma de aplicação é esfregar o vinagre diretamente sobre a área da dor muscular ou cãibras. Você pode fazer uma mistura para dores musculares usando 2 colheres de chá de vinagre de maçã, 1 colher de chá de mel, um raminho de hortelã fresco e 300 ml de água fria, bem misturados.

Remédio caseiro para dor muscular nos braços: melaço

1 colher de sopa de melaço em uma xícara de café todo dia pode ajudar na cura da dor muscular crônica. Isto é provavelmente devido ao alto teor de magnésio do melaço. Você pode também fazer uma receita clássica de melaço com vinagre de maçã, que fica assim:

  • 1/2 xícara de vinagre de maçã
  • 1/4 xícara de melaço
  • 1/2 xícara de açúcar ou mel
  • 1 colher e 1/2 colheres de chá de gengibre em pó
  • 2 litros de água filtrada

Misture quatro primeiros ingredientes e, em seguida, adicione água e misture até dissolver. Sirva gelado, preferencialmente.

Remédio caseiro para dor muscular no pescoço: óleo de coco

Como o vinagre de maçã, o óleo de coco é recomendada para uma ampla variedade de doenças. Use 2 a 3 colheres de sopa de óleo de coco virgem por dia nos seus alimentos para ajudar a tratar dores musculares, evitando e até curando dores musculares como as do pescoço.

Remédio tópico para dores musculares: óleos essenciais

Um remédio tópico é um remédio que pode ser aplicado sobre a pele. Uma grande quantidade de óleos essenciais e misturas de óleos essenciais pode ser útil para o alívio da dor muscular. Para cãibras musculares, tente óleo de capim limão com hortelã e manjerona. Para espasmos musculares, óleos de manjericão, manjerona e camomila. Para tensão muscular, tente manjerona, hortelã-pimenta, lavanda ou camomila.

Para usar um óleo essencial para a dor muscular, adicione uma ou duas gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo de óleo de coco fraccionado ou de azeite, e aplique sobre a região afetada.

Remédio caseiro para dores musculares: aquecimento e alongamento

Se você estiver apenas rígido e dolorido, movimentar-se e se se alongar pode ser a solução aos seus problemas. Com o tempo, os músculos vão construir e fortalecer e você vai ser capaz de reduzir o desconforto. Quando uma parte do corpo estiver com dores musculares, basta levantar-se e mover-se, fazendo alguns alongamentos suaves. Nossos músculos tendem a continuarem doloridos, a menos que os forcemos a mudar. Se você estiver tenso, eles vão ficar tensos. Levante-se, ande, corra, se estique, vá para o jardim de casa fazer o que puder para ser ativo.

Massagem para dores musculares

Massagem ajuda a estimular a circulação de sangue para uma área, o que acelera a cicatrização. Quando combinada com óleos de cura, como as misturas de óleos essenciais listadas acima, você obtém um duplo benefício.

Remédio caseiro para dores musculares: repouso

Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é não fazer absolutamente nada. Se você descansar por alguns dias, a dor muscular geral deve passar sozinha. Claro que, para muitos de nós, quando a rotina está muito pesada, o descanso não é fácil de encontrar, então faça o que funciona para você.

As dores musculares podem ser incapacitantes. Mas com o cuidado certo e o acompanhamento profissional, você pode tratar e se curar dessas dores com eficiência.

Você tem dores musculares recorrentes? Como faz para tratar? Quais médicos te acompanham no tratamento de dores musculares?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.