Exercício cria o calor do corpo que ajuda a queimar calorias. O gengibre também cria calor interno que acelera o seu metabolismo. Ele está quase livre de calorias e quando usado na cozinha ou no chá, pode lhe dar uma ligeira vantagem em atender suas metas de perda de peso. O gengibre não é um substituto para uma dieta reduzida em calorias, mas pode aumentar a eficiência da alimentação e exercícios.

Como consumir gengibre para emagrecer?

Usado por muitos anos no tratamento de náuseas e outros males digestivos, o gengibre ganhou atenção recentemente como uma ajuda de dieta e no emagrecimento. Pesquisadores compararam o gengibre à cafeína por seu papel na perda de peso, funcionando como anfetamina comestível e ajudando na melhoria da concentração e energia do corpo. Basta consumir em qualquer forma disponível e o gengibre já estará dando os seus benefícios para o seu corpo.

Estudos Científicos com o gengibre

As pesquisas mostram que o gengibre cria a termogênese, uma ação que estimula o metabolismo. Um estudo em ratos alimentados com extrato de gengibre perderam peso mantendo uma dieta rica em gordura. Enquanto uma grande quantidade de evidências anedóticas também mostra uma ligação entre o consumo de gengibre e perda de peso em humanos, estudos científicos sobre o assunto permanecem inéditos.

Benefícios para sua saúde com gengibre

O gengibre é tido também como um alimento que ajuda a limpar o organismo de toxinas, trazendo ainda mais vantagens para seu consumo. (Foto: www.bodyenlightenment.me)

Como consumir o gengibre?

A raiz do gengibre contém muito poucas calorias (cerca de 1 por grama). Por issom não vai contribuir para o ganho de peso por conta própria. Se você adicionar açúcar para o chá de gengibre ou comer gengibre cristalizado (um doce que tem partes iguais de gengibre e açúcar ) você pode derrotar as propriedades de emagrecimento em gengibre. Consumir gengibre ralado pode ser feito ao adicionar a pratos principais ou você pode fazer o consumo do extrato de gengibre, fervendo-o em água . Você também pode consumir o gengibre em pó dissolvendo em água quente ou consumir cápsulas de gengibre. Todo o consumo de gengibre, em qualquer forma, pode ser espalhado durante as refeições do dia, de forma a otimizar a queima das calorias absorvidas. Você pode também fazer o gengibre em conserva, conhecido como gari, muito comum como acompanhamento de pratos japoneses.

Combine o gengibre com outros alimentos de combate a gordura

Outros itens que devem ser incluídos na sua lista de alimentos para ajudar a emagrecer incluem grãos integrais, amêndoas, abacate, carne magra, laticínios de baixo teor de gordura, alho, grão de bico, frutas cítricas, frutas vermelhas e pimenta caiena. Todos os itens são compatíveis com uma dieta nutritiva de 1.500 calorias por dia, como sugerido  para conseguir a perda de peso de 1 a 2 quilos por semana. Se você fosse fazer um smoothie de suco de laranja, iogurte, morangos e gengibre ralado, você pode consumir quatro dos 10 alimentos em uma única bebida. Vale ainda lembrar que tudo isso deve só ser feito com a orientação de um nutricionista para que você não tenha uma dieta cheia de problemas indesejáveis para sua saúde e peso.

Como consumir o gengibre: precauções importantes!

Você deve limitar sua ingestão diária de gengibre para 4 gramas por dia para evitar efeitos colaterais como diarreia e azia. As pessoas com cálculos biliares são aconselhadas contra o uso de gengibre e as pessoas que estão se preparando para uma cirurgia devem avisar ao médico se estão a consumir gengibre. Se você está tomando aspirina ou outro medicamento que afina o sangue, o gengibre pode interferir com a sua eficácia.

Você tem conselhos para o consumo de gengibre? Compartilhe nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.