Se você se exercita diariamente ou é um corredor de fim de semana, o banho após o exercício deve ser uma parte essencial do seu treino. Ao invés de simplesmente mantê-lo limpo, no entanto, um chuveiro pós-treino pode oferecer benefícios adicionais que incluem recuperação e imunidade aprimoradas, estresse reduzido e até a perda de peso. Vamos explicar como o banho pode maximizar seu treino no vestiário:

Banho depois do treino para higiene

Um banho pós-treino é essencial em termos de higiene. O suor que você produz durante o exercício pode ser um sinal de uma boa sessão, mas as pessoas preferem ouvir sobre isso, em vez de o cheirar. O banho é especialmente importante se você estiver praticando esportes onde você possa ter contato com outra pessoa, pois o suor se misturará com pequenos cortes e abrasões e precisará ser limpo o mais rápido possível para prevenir a infecção. Para os nadadores, isso é igualmente importante, pois o cloro nas piscinas irá danificar o cabelo e a pele se você simplesmente evitar o banho após sair.

Tomar banho depois do treino para recuperação

O banho pode ajudar a recuperação de ajuda após uma sessão difícil. Músculos doloridos no dia seguinte a uma sessão de exercícios difíceis pode ser evitada com um banho gelado e segurando o chuveiro diretamente sobre os músculos que você trabalhou. Os atletas de elite usarão um banho de gelo, mas colocar o seu banho na configuração mais fria é uma alternativa mais rápida e fácil. Se você se exercita diariamente ou mais do que uma vez por dia, isso é especialmente importante, pois você pode iniciar sua próxima sessão sem ser impedido pela dor e permitindo que você mantenha a intensidade da sessão anterior. Se você ainda se sente um pouco tenso pela manhã, um banho quente pode ajudar a aumentar o fluxo de sangue para os músculos, permitindo-lhes relaxar e aliviar a tensão.

Banho pós treino

Um bom banho após o treino, tomado da forma correta, vai auxiliar na recuperação e na melhora dos resultados do treinamento. (Foto: notablelife.com)

Perda de peso com banho pós treino

Todo mundo sabe que o exercício é parte integrante da perda de peso saudável, mas você sabia que um banho frio depois pode ajudar na perda de peso também? Para manter a temperatura do seu corpo durante um banho frio, seu metabolismo pode aumentar em até 550% do seu nível de repouso, o que significa que você queima mais calorias apenas para se aquecer. Se um banho gelado frio é muito desconfortável, mesmo baixos níveis de frio podem aumentar as demandas de energia do seu corpo e aumentar o tônus ​​muscular.

Saúde e humor com banho pós treino

Alguns esportes incentivam ativamente o banho como parte integrante do regime de treinamento. Os banhos frios podem ajudar a construir orgulho e tenacidade. E quando a mente é saudável, o corpo é saudável, e a exposição a água fria também mostrou aumentar o suprimento do corpo de um poderoso antioxidante chamado glutationa que aumenta o sistema imunológico.

Banho gelado pós treino

Depois de um treino, você quer começar com banho frio para ajudar na diminuição da inflamação dos músculos, articulações e tendões. O exercício inflama essas partes do seu corpo e é insalubre estar em estado inflamado por longos períodos de tempo.

A água fria localmente diminui o fluxo sanguíneo, reduzindo a inflamação, endurecendo os músculos e as articulações, reduzindo a dor. Isto é muito importante para a recuperação imediata e funciona bem nos estágios agudos da lesão ou logo após um treino. É como um botão de pausa no processo de cicatrização para diminuir a resposta rápida do corpo às lesões, o que pode ser muito doloroso às vezes.

Banho quente pós treino

Em seguida, mude o banho para quente. Isso irá melhorar a recuperação muscular e articular para eliminar toda a acumulação de células inflamatórias, células mortas, acumulação de tecido cicatricial, etc, para melhorar a saúde dos ossos. Passar de frio para quente também ajuda com a rigidez potencial. Você sabe como você às vezes não pode andar após o dia de exercitar as penas? Experimente um banho frio-quente. Isso também pode ajudar na melhoria da mobilidade das estruturas do corpo, de modo que a rigidez não se estabelece. Isso é muito bom para usar nos estágios subagudos e crônicos de uma lesão.

Dito isto, se você está machucado, ela enfatizou que essa não é a maneira de se recuperar. Você não quer usar calor nos primeiros dias até uma semana de uma lesão, então evite esse tipo de banho de recuperação.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários. Estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.