Os tendões são muitas vezes a primeira coisa em que pensamos, no que diz respeito à dores nas articulações. Porém, também existem pequenos sacos de amortecimento no entorno de nossas articulações chamados bursas que podem ficar inflamados. Esta condição recebe o nome de bursite.

A bursite ocorre quando as bursas se enchem de fluidos extras em resposta à traumas. Bursite pode resultar de um problema de gota ou artrite reumatoide, mas a causa mais comum é o movimento repetitivo, tal como balançar uma raquete de tênis. Quando bursas são usadas ​​em excesso, tornam-se fracas e inflamadas. Elas se enchem de líquido, impedindo o movimento, ao invés de ajuda-lo. Como a maioria dos casos de bursite acaba por conta própria, o auto-tratamento é geralmente a melhor opção.

Mesmo assim, na bursite o tratamento natural deve ser acompanhado de um médico para que você piore o problema, principalmente se você tem casos de gota ou artrite reumatoide na família.

Ioga parara tratamentos naturais de saúde

Um dos tratamentos mais eficientes para prevenção e cura da bursite é através da Ioga. Aliás, Ioga é boa para muitas coisas na sua vida além da bursite, tais como problemas respiratórios e estresse. (Foto: www.ladycarehealth.com)

Compressas para a bursite

Compressas quentes e frias, em um choque térmico na área afetada pela bursite, são muito eficientes. Alterne entre compressas quentes e frias durante 20 minutos a uma hora, três vezes por dia.

Alongamento e atividade física para bursite

Embora seu instinto seja proteger a articulação mantendo-a imóvel, a inatividade física total pode retardar sua recuperação. E na bursite, tratamento fisioterapêutico é uma das formas mais eficientes de acabar com o problema.

Alongue-se diariamente para melhorar a amplitude de movimento da articulação afetada e todo o corpo. Isso aumenta o fluxo sanguíneo para a cura e também evita a recorrência da bursite. Embora você não deve praticar a atividade que inicialmente causou a bursite, é importante ainda exercer a articulação afetada. Sessões de Pilates ou fisioterapia orientada, duas a três vezes por semana, são a melhor forma de manter esses exercícios e alongamentos na sua rotina.

Dieta anti-inflamatória

Faça uma dieta anti-inflamatória, comendo peixes e nozes, que contêm altos níveis de ácidos graxos ômega-3. Omega-3 tem um efeito anti-inflamatório e aumenta a lubrificação das articulações. Evite açúcares refinados e óleos hidrogenados. Para a bursite no quadril, a dieta pode ter resultados ainda mais eficientes, principalmente por ser uma parte que dói muito durante os exercícios e que precisa de uma regeneração mais constante das bursas

Suplementos

A bursite no quadril tem exercícios eficientes. A dança, inclusive, pode ajudar bastante a manter a dor longe. Porém, em casos mais pesados de bursite e que atrapalham o movimento, o uso de suplementos pode ajudar a acelerar na recuperação, sendo a vitamina B12 o melhor suplemento nesta ajuda, em conjunto com a vitamina C. Glucosamina e condroitina são ambos também muito eficazes na redução da inflamação das articulações e a construção de tecido conjuntivo forte. Só inclua estes nutrientes sob orientação médica e nutricional, para não sofrer os efeitos negativos do excesso de nutrientes.

Ervas

Você pode fazer a aplicação tópica de óleo de rícino para aliviar a dor da bursite. Coloque 5 ml a 10 ml em uma toalha. Coloque o pano sobre a área afetada e envolva com filme plástico. Aplique calor externo no envoltório com toalhas quentes. Faça isso por 30 a 45 minutos três vezes por dia. A bursite no ombro, principalmente a bursite ocasional, pode se beneficiar muito deste tratamento.

A Boswellia é uma árvore usada na medicina tradicional indiana. Tomar 50 mg a 1.200 mg de extrato de Boswellia dividida em duas ou três doses ao longo do dia ajuda no tratamento da inflamação da bursite. Ela contém ácidos boswélicos, que reduzem a dor e a inflamação nas articulações.

Casca de salgueiro branco é um extremamente eficaz anti-inflamatório e analgésico. Ela contém salicina, o precursor para o ingrediente principal na aspirina. Apesar de funcionar de um modo semelhante, não é irritante para o estômago, tal como é a aspirina.

A bursite no quadril tem cura, bem como qualquer outro local onde ela ocorra. Porém, você precisa do acompanhamento adequado do seu médico e fazer seu tratamento caseiro corretamente, além de exercícios e alongamentos constantes.

Como você trata sua bursite? Quais tratamentos você recomenda? Seu caso foi grave o suficiente para uma cirurgia? Por que?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.