A dor no calcanhar pode ter uma ou várias causas. Pode começar a partir de uma uma única lesão, como uma torção ou queda, ou ser resultado de esforço repetitivo, batidas no calcanhar. Dor no calcanhar ao pisar, por exemplo, pode ser causada pelo uso de calçados planos, que esticam o arco dos seus pés, causando dores no calcanhar. Na maioria dos casos, resolve-se a dor no calcanhar com tratamento caseiro simples, como repouso, e compressas de água quente.

Algumas das causas de dores no calcanhar, que você pode conversar com seu médico para ajudá-lo no diagnóstico, reunimos abaixo.

Dor no calcanhar ao acordar

Chamada de discinesia pós estática. Sintomas tendem a ser piores logo após sair da cama de manhã, e/ou depois de um período de descanso durante o dia. Depois de andar um pouco, muitas vezes, a dor melhorar. No entanto, ela pode piorar novamente no final do dia.

Fascite plantar/Esporão do calcâneo

É uma inflamação da fáscia plantar. A fáscia plantar é um forte ligamento que parte do calcâneo (osso do calcanhar) e vai até a ponta do pé. Quando a fascite plantar é esticada demais, suas fibras dos tecidos moles ficam inflamados, geralmente onde se unem ao osso do calcanhar. Às vezes, o problema pode ocorrer no meio do pé. O paciente sente dor sob o pé, especialmente após longos períodos de descanso. Alguns pacientes têm cãibras musculares nas panturrilhas, e a dor pode também se estender ao tendão de Aquiles.

Bursite no calcanhar

É caracterizada pela inflamação de uma parte anterior do calcanhar chamada bursa (um saco cheio de fluido). Pode ser causada quando você cai de mal jeito sobre os calcanhares, ou eles sofrem muitos impactos. Também podem ser causada por uma pressão extra do calçado. A dor é normalmente sentida a partir do fundo do calcanhar ou da parte de trás do calcanhar. Às vezes, o tendão de Aquiles pode inchar. À medida que o dia passa, a dor geralmente piora.

Problemas que causam dores no calcanhar

As dores no calcanhar podem surgir por diversos motivos. Um médico qualificado deve avaliar seu caso para um diagnóstico preciso e o tratamento adequado. (Foto: patriciapontes.com)

Calcanhar doendo em adolescentes

O osso do calcanhar ainda não está completamente maduro, e sofre com excesso de fricção, resultando na formação de osso em excesso. Muitas vezes causado por ter um pé chato. Entre as mulheres, pode ser causado por começar a usar salto alto antes do osso estar totalmente maduro.

Síndrome do túnel do tarso

Um nervo na parte de trás do pé fica comprimido. Este é um tipo de compressão que pode ocorrer tanto no tornozelo quanto no pé inteiro.

Inflamação crônica

A inflamação crônica da almofada do calcanhar é causada pela almofada do calcanhar (pele, gordura, cartilagem) tornar-se muito fina, ou quando você tem pisadas pesadas.

Fratura por estresse

Causada por estresse repetitivo no calcanhar, geralmente decorrentes de exercícios vigorosos, esportes ou trabalho manual pesado. Corredores estão particularmente propensos a fraturas por estresse nos ossos metatarsos do pé. Também pode ser causada por osteoporose e outras doenças que enfraquecem os ossos.

Doença de Sever

É a causa mais comum de dor no calcanhar em atletas mirins e adolescentes, causada pelo uso excessivo e microtraumas repetitivos das placas de crescimento do calcâneo (osso do calcanhar). Crianças e adolescentes com idade entre 7-15 são mais comumente afetados.

Tendinopatia degenerativa/Tendinite

É uma condição crônica, associada à degeneração progressiva do tendão de Aquiles. Às vezes, o tendão de Aquiles não funciona corretamente por causa de múltiplos rasgos microscópicos do tendão, que não podem se curar e reparar-se corretamente. Assim, o tendão de Aquiles recebe mais tensão do que ele pode lidar. Eventualmente, o tendão engrossa, enfraquece e se torna doloroso.

Gota

Os níveis de ácido úrico no sangue sobem até que o nível se torna excessivo (hiperuricemia), fazendo com que os cristais de urato se acumulem em torno das articulações. Isto causa a inflamação e dor intensa pela gota.

Osteomielite

É uma infecção da medula óssea ou osso devido a uma infecção. A osteomielite por vezes ocorre como uma complicação de cirurgia ou lesão. Em alguns casos, a infecção pode entrar no tecido ósseo a partir da corrente sanguínea. Os doentes com osteomielite normalmente experimentam dor e espasmos musculares profundos na área de inflamação, bem como febre.

Neuropatia Periférica

Ocorre quando nervos do sistema nervoso periférico (a parte do sistema nervoso no exterior do cérebro e da medula espinhal) são danificados. Geralmente provoca dor e dormência nas mãos e nos pés. Pode resultar de lesões traumáticas, infecções, desordens metabólicas e exposição a toxinas. Uma das causas mais comuns de neuropatia é a diabetes.

Caminhar/Correr errado

Uma postura errada ao caminhar ou correr pode causar dores no calcanhar. Frequentemente, esse tipo de dor no calcanhar está associado a dores na coluna, pois o passo tenta “compensar” diferenças.

Artrite reumatóide

É uma doença crônica de longa duração, progressiva e incapacitante, que causa a inflamação e dores nas articulações, no tecido em torno das articulações, e outros órgãos no ser humano corpo. A artrite reumatoide geralmente afeta as articulações das mãos e dos pés, mas qualquer articulação pode ser afetada. Pacientes com artrite reumatoide comumente têm rigidez nas articulações e sentem-se, geralmente, muito cansados.

Rupturas nos tendões, contusões ósseas, cistos ósseos, neuroma, osteomielite, são outras causas comuns de dores no calcanhar.

Como tratar a dor no calcanhar?

O primeiro passo é visita rum médico podologista ou podiatra, que é um profissional médico especializado nos pés. Ele pode pedir um raio X, tomografias, e exames de sangue para o diagnóstico. Em alguns casos, exames de urina podem também ser solicitados.

O tratamento caseiro para aliviar os sintomas é básico e sem oferecer muitos riscos. Deixe o calcanhar de molho em compressas de água quente/gelada, ficando 10 minutos em cada, e alternando. Use uma pomada o spray anti-inflamatório na região afetada. Óleos e cremes hidratantes podem ser usados também para uma massagem relaxante. Para soluções permanentes, apenas o médico ou um fisioterapeuta qualificado podem te ajudar.

Tem dores no calcanhar? Como você faz o tratamento?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.