Gota: O que é, como identificar, sintomas e tratamento!

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

A gota é um tipo de artrite. Ela ocorre quando o ácido úrico se acumula no sangue e provoca a inflamação nas articulações. A gota aguda é uma condição dolorosa que muitas vezes afeta apenas uma articulação. Já a gota crônica é caracterizada por repetidos episódios de dores e inflamação. Mais do que uma articulação pode ser afetada pela gota.

Causas da gota

A gota é causada por ter níveis mais elevados do que o normal de ácido úrico no seu corpo. Isto pode ocorrer se:

A causa exata é desconhecida. A gota pode acontecer em diferentes gerações de famílias. O problema é mais comum em homens, em mulheres após a menopausa e nas pessoas que bebem álcool. A condição também pode se desenvolver em pessoas com:

A gota pode ocorrer depois de tomar os medicamentos que interferem com a remoção do ácido úrico no corpo. Pessoas que tomam certos medicamentos, como a hidroclorotiazida e outros diuréticos, podem ter níveis mais elevados de ácido úrico no sangue.

Sintomas da gota

Os sintomas da artrite gotosa aguda:

O ataque pode ir embora em poucos dias, mas pode voltar de vez em quando. Ataques adicionais, muitas vezes duram mais tempo. As pessoas não apresentam sintomas depois do primeiro ataque de gota. Muitas terão outro ataque nos próximos 6-12 meses.

A gota crônica também pode se desenvolver. É também chamada de artrite gotosa. Esta condição pode levar a lesão articular e perda de movimento nas articulações. Pessoas com gota crônica terão dores nas articulações e outros sintomas na maioria das vezes.

Tofos são nódulos abaixo da pele ao redor das articulações ou em outros lugares, como as pontas dos dedos e orelhas. Tofos podem se desenvolver depois que uma pessoa teve a gota por muitos anos. Esses nódulos podem drenar o material “leitoso” que é produzido na região da gota.

Os efeitos negativos da gota

Na foto, o inchado nos pés causados pelo o acúmulo de ácido úrico nas juntas. (Foto: drugline.org)

Exames e testes para diagnosticar a gota

Os testes que podem ser feitos incluem:

Nem todos com níveis elevados de ácido úrico no sangue tem gota. Um nível de mais de 7 mg / dL é elevado. Seu médico será capaz de diferenciar da melhor forma os sintomas e identificar se você realmente tem o problema da gota.

Tratamentos para a gota

Tome medicamentos para a gota, assim que você pode, se você tiver um ataque repentino, pode piorar a situação se você não se consultar com um médico antes. Em caso de emergência, um clínico geral poderá indicar para você tomar medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides, tais como ibuprofeno, naproxeno ou indometacina quando os sintomas começarem. Converse com seu médico sobre a dose correta. Você vai precisar de doses mais fortes por alguns dias.

Seu médico pode prescrever analgésicos fortes, como a codeína, hidrocodona e oxicodona. Um medicamento chamado colchicina ajuda a reduzir a dor, inchaço e inflamação. Os corticosteróides (como prednisona) também podem ser muito eficazes. O seu médico pode injetar a articulação inflamada com esteróides para aliviar a dor.

A dor geralmente desaparece dentro de 12 horas após o início do tratamento. Na maioria das vezes, toda a dor desaparece dentro de 48 horas. O seu médico pode prescrever medicamentos para tomar diariamente (como alopurinol ou probenecida) para diminuir os níveis de ácido úrico no sangue. Você pode precisar desses medicamentos se:

Dieta e mudanças de estilo de vida pode ajudar a prevenir ataques de gota:

Prognóstico da gota

Tratamento adequado dos ataques agudos permite para as pessoas viverem uma vida normal. No entanto, a forma aguda da doença pode progredir para a gota crônica. Possíveis complicações podem incluir a artrite gotosa crônica e/ou pedras nos rins e
depósitos nos rins, levando à insuficiência renal crônica. Você pode não ser capaz de evitar a gota, mas pode ser capaz de evitar as coisas que desencadeiam os sintomas, dese que trate com seu médico a melhor aproximação para seu caso específico.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

5 comentários para: “Gota: O que é, como identificar, sintomas e tratamento!”

  • Maria Bonato Tomazi

    Bom dia.

    Meu esposo tem este, esta dor as vezes é no pé, outras vezes da no dedo, uma vez deu no joelho.

    Fez vários exames, só deu que era artrose,

    Passa ate 6 meses sem ter, depois volta de novo,

    Ele toma muito vinho, seria isto?

    Espero uma resposta.

    Obrigado:

    Maria B. Tomazi!

    • Equipe Saúde Melhor

      Oi Maria,

      Não é possível dar um diagnóstico pela internet, apenas com estes relatos.
      Seu marido precisa ir ao médico e expor os sintomas e o histórico de vida dele para ter um diagnóstico.

  • Rozilda

    Estou tomando o remédio para gota e, gostaria de saber se pelo fato de eu ser acima do peso – IMC = 35, hipertensa, casos de diabetes na família, gastrite há mais de 30 anos e, fiz cirurgia de hérnia de hiato a um ano, é recomendado nesse caso fazer cirurgia bariátrica… Ou é possível chegar a caso extremo de tratamento…, e nesse caso que Deus me livre. Obrigada pela atenção.

  • Heyder

    Tenho 32 anos e há mais ou menos uma semana venho sentindo incômodo em apenas 1 dos pés. Dói bastante, as vezes mal consigo pisar direito, fico mancando muito e a dor é constante. Só que não há absolutamente nenhum inchaço, não fica vermelho (não houve torção). Pode ser gota?

    • Equipe Saúde Melhor

      Oi Heyder,

      Não podemos fazer diagnósticos nem dar conselhos médicos. Logo, recomendamos que você procure um especialista.
      Aqui no blog apenas damos informações para que você possa conversar e tirar dúvidas no momento da consulta com seu médico.
      Entenda que qualquer diagnóstico feito sem exames e consultas tem alta possibilidade de estar incorreto, e prejudicar sua saúde.
      Por favor, procure um médico, ok?