Dores nos joelhos assolam milhares de pessoas ao redor do mundo. É uma dor chata, incômoda e que só piora com o tempo e a idade. Porém, há várias formas de tratar estas dores sem ter que recorrer a remédios ou cirurgias. O tratamento em casa pode ajudar a aliviar a dor, inchaço e rigidez e abaixo, damos nossas dicas para tratar este problema.

Descanse e proteja a área lesionada ou ferida

Pare, altere ou faça uma pausa de qualquer atividade que possa estar causando a sua dor. Quando em repouso, coloque um pequeno travesseiro sob seu joelho.

Gelo irá reduzir a dor e o inchaço

Aplique gelo ou compressas frias imediatamente para prevenir ou minimizar o inchaço. Aplique o gelo ou compressa fria por 10 a 20 minutos, três ou mais vezes por dia. Ao mesmo tempo, durante as primeiras 48 horas após uma lesão, evite coisas que podem aumentar o inchaço, como chuveiros quentes, banheiras de hidromassagem, compressas quentes ou bebidas alcoólicas. Após 48 a 72 horas, se o inchaço se foi, aplique calor e comece exercícios leves com a ajuda de calor úmido para ajudar a restaurar e manter a flexibilidade. Alguns especialistas recomendam alternância entre calor e frio durante o tratamento.

Compressão

Envolvendo a área lesionada ou ferida com uma bandagem elástica, vai ajudar a diminuir o inchaço. Não enrole com muita força, pois isso pode causar mais inchaço abaixo da área afetada. Solte a bandagem se ficar muito apertada. Sinais de que o curativo está muito apertado incluem dormência, formigamento, aumento da dor, frieza ou inchaço na região abaixo do curativo. Não espere a bandagem proteger ou estabilizar uma lesão no joelho. Converse com seu médico se você acha que precisa usar um envoltório por mais de 48 ou 72 horas. Um problema mais grave pode estar presente.

Tratando das dores nos joelhos

Dores nos joelhos tem sempre algum tipo de solução. Mas não esqueça de ir a um médico antes de encontrar as soluções por conta própria. (Foto: www.doability.co.uk)

Mantenha os joelhos elevados

Eleve a área lesionada ou ferida com travesseiros, enquanto a aplica gelo e quando você está sentado ou deitado. Tente manter a área igual ou superior ao nível do seu coração para ajudar a minimizar o inchaço.

Reduza o estresse sobre o joelho dolorido (até que você possa obter aconselhamento do seu médico)

Use uma bengala ou muleta na mão oposta seu joelho dolorido. Use duas muletas, mantendo o peso fora da perna com o joelho dolorido. Você pode obter bengalas ou muletas na maioria das farmácias. Muletas são recomendadas se o problema com o joelho faz você andar com dificuldade.

Massagens

Massageie suavemente ou esfregue a área para aliviar a dor e estimular o fluxo sanguíneo. Não massageie a área lesada se ele causa dor.

Alongue o joelho com cuidado

Faça alongamentos estáticos lentos, em um trabalho bem calmo e intercalado com os tratamentos acima.

Evite exercícios de alto impacto

Corrida, esqui, snowboard, tênis, skate etc. Faça isso até que seu joelho não se sinta mais dolorido ou inchado.

Não fume

Fumar diminui a cicatrização, porque diminui o fornecimento de sangue e causa atrasos de reparação tecidual.

Sintomas a serem observados durante o tratamento em casa

Chame o seu médico se alguma das seguintes situações ocorre durante o tratamento em casa: sinais de infecção; dormência, formigamento ou fraqueza; seu joelho, perna, ou pé torna-se pálido ou parece azul; sintomas não melhoram com o tratamento em casa; sintomas tornam-se mais graves e freqüentes.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.