Dicas para tratar a dor nos seus joelhos!
Dores nos joelhos assolam milhares de pessoas ao redor do mundo. É uma dor chata, incômoda e que só piora com o tempo e a idade. Porém, há várias formas de tratar estas dores sem ter que recorrer a remédios ou cirurgias. O tratamento em casa pode ajudar a aliviar a dor, inchaço e rigidez e abaixo, damos nossas dicas para tratar este problema.
Descanse e proteja a área lesionada ou ferida
Pare, altere ou faça uma pausa de qualquer atividade que possa estar causando a sua dor. Quando em repouso, coloque um pequeno travesseiro sob seu joelho.
Gelo irá reduzir a dor e o inchaço
Aplique gelo ou compressas frias imediatamente para prevenir ou minimizar o inchaço. Aplique o gelo ou compressa fria por 10 a 20 minutos, três ou mais vezes por dia. Ao mesmo tempo, durante as primeiras 48 horas após uma lesão, evite coisas que podem aumentar o inchaço, como chuveiros quentes, banheiras de hidromassagem, compressas quentes ou bebidas alcoólicas. Após 48 a 72 horas, se o inchaço se foi, aplique calor e comece exercícios leves com a ajuda de calor úmido para ajudar a restaurar e manter a flexibilidade. Alguns especialistas recomendam alternância entre calor e frio durante o tratamento.
Leia também
Compressão
Envolvendo a área lesionada ou ferida com uma bandagem elástica, vai ajudar a diminuir o inchaço. Não enrole com muita força, pois isso pode causar mais inchaço abaixo da área afetada. Solte a bandagem se ficar muito apertada. Sinais de que o curativo está muito apertado incluem dormência, formigamento, aumento da dor, frieza ou inchaço na região abaixo do curativo. Não espere a bandagem proteger ou estabilizar uma lesão no joelho. Converse com seu médico se você acha que precisa usar um envoltório por mais de 48 ou 72 horas. Um problema mais grave pode estar presente.
Mantenha os joelhos elevados
Eleve a área lesionada ou ferida com travesseiros, enquanto a aplica gelo e quando você está sentado ou deitado. Tente manter a área igual ou superior ao nível do seu coração para ajudar a minimizar o inchaço.
Reduza o estresse sobre o joelho dolorido (até que você possa obter aconselhamento do seu médico)
Use uma bengala ou muleta na mão oposta seu joelho dolorido. Use duas muletas, mantendo o peso fora da perna com o joelho dolorido. Você pode obter bengalas ou muletas na maioria das farmácias. Muletas são recomendadas se o problema com o joelho faz você andar com dificuldade.
Massagens
Massageie suavemente ou esfregue a área para aliviar a dor e estimular o fluxo sanguíneo. Não massageie a área lesada se ele causa dor.
Alongue o joelho com cuidado
Faça alongamentos estáticos lentos, em um trabalho bem calmo e intercalado com os tratamentos acima.
Evite exercícios de alto impacto
Corrida, esqui, snowboard, tênis, skate etc. Faça isso até que seu joelho não se sinta mais dolorido ou inchado.
Não fume
Fumar diminui a cicatrização, porque diminui o fornecimento de sangue e causa atrasos de reparação tecidual.
Sintomas a serem observados durante o tratamento em casa
Chame o seu médico se alguma das seguintes situações ocorre durante o tratamento em casa: sinais de infecção; dormência, formigamento ou fraqueza; seu joelho, perna, ou pé torna-se pálido ou parece azul; sintomas não melhoram com o tratamento em casa; sintomas tornam-se mais graves e freqüentes.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Dor muscular – Bolsa de água quente ou fria?
7 alimentos que incham o seu corpo
Dores musculares nos braços e ombro! Remédio natural!
Joelho quente e inchado – O que pode ser?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.