Você teve sólidas horas de sono na noite passada. Mas então por que você acordou de manhã se sentindo como se tivesse ido de encontro a um caminhão? Algumas pessoas acordam com dores pelo corpo que podem ser sinais de problemas de saúde. Conversando com alguns profissionais da área, eles nos deram algumas dicas de possíveis diagnósticos para estes problemas.

Como gostamos de lembrar, não estamos aqui fazendo qualquer diagnóstico ou dando qualquer orientação médica. Apenas seu médico pode fazer isso. Estamos aqui informando nossos leitores para poder ajudar o médico no dia em que for na sua consulta, explicando melhor onde estão suas dores, e o que está acontecendo com seu corpo.

Dor nas costas pela manhã

Nem sempre uma dor é sinal de um problema de saúde. Na maioria das vezes, na verdade, as dores pela manhã são problemas causados pela própria rotina do paciente. Tal é o caso das dores nas costas.

Acordar com uma dor nas costas pode ser causado simplesmente por dormir de lado toda a noite, o que pode criar uma flexão significativa no quadril. Resolver esse problema é simples: basta dormir com um travesseiro entre as pernas para manter o alinhamento do quadril.

Porém, não são todos os casos em que isso é verdade. A dor nas costas muito intensa ou persistente pode ser o sinal de um problema mais grave, tal como uma hérnia de disco, uma protrusão discal, uma má postura durante o dia, entre outros. “Mas eu não sinto dor durante o dia”. Sim, é verdade, mas é porque durante o dia você produz mais analgésicos naturais e por isso, seu corpo fica mais anestesiado.

Dores pela manhã e diagnóstico de problemas de saúde

Dores no corpo pela manhã são indicativos de problemas de saúde que devem ser levados ao seu médico que devem ser levados ao seu médico o quanto antes, para um bom diagnóstico e solução do problema definitivamente. (Foto: www.healthyhippie.net)

Dor no corpo todo pela manhã: insônia

A insônia, literalmente, pode provocar dores no corpo. O problema é que todo mundo acha que insônia é quando você não dorme, sendo que insônia é também um termo relacionado à qualidade do seu sono. Você pode estar acordando várias vezes durante seu sono sem perceber, o que prejudica seu descanso, ou sequer conseguindo dormir. Talvez você até sofra de apneia do sono e não saiba. Insônia está relacionada a não dar tempo do seu corpo e mente se recuperarem de um longo dia e por isso, acordar de manhã exausto e com dores depois de uma ou mais noites de insônia é muito comum.

Contando um pouco da minha experiência, fui a uma neurologista especialista em sono porque eu sempre tive muito problema para dormir. Na minha polissonografia, descobri que acordava várias vezes durante meu sono (sem perceber), dormindo muito pouco. Não é a toa que todo dia de manhã eu acordava com dores no corpo. Se você se sente cansado todo dia pela manhã, com muito sono, e seus cochilos não descansam, vale a pena investigar.

Dor de dentes pela manhã

Se você acorda com uma dor de cabeça e sentindo os dentes um pouco dormentes, é provável que você está rangendo os dentes durante a noite, o que pode ser também causado pelo bruxismo. Massagem na área da mandíbula antes de ir dormir e assim que você acordar de manhã pode ajudar, incluindo a aplicação de uma toalha morna. Considere também ver o seu dentista para um protetor de boca ou uso de aparelho ortodôntico, para impedir que você ranja os dentes.

Garganta dói pela manhã

Quando sua garganta dói pela manhã, pode ser um sinal de apneia do sono, devido ao ronco e às interrupções da respiração durante a noite. Uma outra causa possível são alergias, mas geralmente as dores na garganta de alergia estarão associadas a outros sintomas, tais como corrimento nasal, vias nasais entupidas, e irritação nas vias respiratórias.

Dores nas pernas pela manhã: o que pode ser?

Dores nas pernas pela manhã podem estar associadas à síndrome das pernas inquietas. Esse problema de saúde está associado a uma vontade incontrolável de mover as pernas, ou o movimento incessante das pernas mesmo durante o sono. O movimento é involuntário, e as dores são o resultado do esforço muscular.

O excesso de esforço muscular durante o dia, e até má postura, também podem causar dores nas pernas pela manhã.

Dor nas articulações pela manhã

Após acordarmos, as articulações ainda estão se soltando, enquanto nos movimentamos e nos movemos. Porém, quando essas dores nas articulações persistem por muito tempo (não passam depois de 1 ou duas horas após acordar), essas dores podem ser um sinal de um problema mais grave, tal como a osteoporose ou artrite. No caso, como as cartilagens das articulações não estão em seu melhor estado, e os fluidos das articulações podem não estar lubrificando corretamente os movimentos, as dores resultantes podem chegar até a prejudicar os movimentos. Alongamentos, Pilates, Yoga, caminhada, musculação de baixo impacto, são exercícios que podem contribuir para ajudar na redução das dores nas articulações pela manhã.

Quem pratica esportes pode ter dores nas articulações após um dia de prática muito pesada. Se a dor persistir mais de um dia, a rotina deve ser reduzida para não causar uma lesão permanente.

Alguns alongamentos ajudam a reduzir consideravelmente as dores pela manhã das articulações e musculares.

Dor de estômago pela manhã

Quem sente muita dor de estômago pela manhã pode estar sofrendo de refluxo ácido, que é uma condição de saúde causada pelo aumento da acidez do estômago, ou por uma gastrite/úlcera, em casos mais graves. Essa situação pode ser causada por não se alimentar antes de ir para a cama, alergias alimentares, por causas ambientais ou genéticas. Uma boa dieta, alimentação de 3 em 3 horas e principalmente, uma alimentação saudável antes de ir dormir, é extremamente importante.

Dor nos rins ao acordar

A dor nos rins é facilmente confundida com uma dor lombar. A diferença é a que  dor nos rins é um pouco mais lateral na parte das costas, e mais interna. A dor nos rins pode ser um sinal de que você está bebendo pouca água e sinal inicial da formação de pedras nos rins. Uma dieta balanceada, com muito líquido, é o primeiro passo para evitar a formação das pedras nos rins.

Dores de cabeça pela manhã

Enxaqueca, estresse, tensão, insônia, uma má postura, apneia. Estas são apenas algumas das possíveis causas de dores de cabeça pela manhã. Porém, o motivo mais comum de dores de cabeça são alterações na pressão sanguínea, principalmente pressão alta. Faça uma verificação com seu médico para descartar qualquer condição mais grave.

Dor nos pés pela manhã

Quem sente dores nos pés pela manhã pode estar sofrendo de fasciíte plantar. Basicamente, é uma ou várias lesões no pé, causadas pelo uso de calçados incorretos, má postura, problemas de pisada, etc. Fisioterapia, o uso de calçados corretos, e massagem, geralmente resolvem o problema.

Muitas das dores que sentimos só pela manhã acontecem porque, como dissemos no começo do artigo, nosso corpo produz menos analgésicos naturais durante a noite. Portanto, é um dos melhores momentos para fazermos um diagnóstico de nossos problemas de saúde, e ajudarmos nossos médicos a melhorar ainda mais nossa qualidade de vida.

Você sente alguma dor durante a manhã? Qual? Como você faz o tratamento?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.