Torcicolo é caracterizada por uma zona de tensão na região do pescoço. Essa tensão impossibilita movimentos mais amplos com a cabeça, ou cada movimento é acompanhado por uma longa e aguda dor. Em muitos casos o torcicolo é também acompanhado por uma dor de cabeça tensional. Entender as causas antes de ter para o torcicolo um tratamento caseiro é o primeiro passo para ter uma solução definitiva a este problema.

Quais são as causas do torcicolo?

A primeira e mais comum causa é a tensão muscular. Ela pode ocorrer quando você tem problemas de má postura, trabalhar sentado em uma mesa por muito tempo sem mudar de posição, dorme em uma posição ruim, sacode o pescoço durante exercícios, força demais o pescoço em alguma tarefa, etc. Os músculos do pescoço se tornam duros, e possuem vários “nós”, onde a dor é mais intensa.

Uma segunda causa cada vez mais comum são problemas da coluna cervical. Um disco deslocado, hérnia de disco, escoliose e lordose e outros problemas na coluna podem resultar em dores “ecoando” até o pescoço e outras partes do corpo. Podem acompanhar também uma sensação de formigamento, pois os discos e vértebras estarão exercendo pressão sobre os nervos.

Infecções, como sinusite, podem também causar torcicolo, além de dores de cabeça não apenas tensionais. Meningite é também outro tipo de infecção que pode causar o torcicolo. O torcicolo aqui ocorre pela irradiação dar dores pelo corpo, o esforço extra que seu corpo faz para combater a infecção. Mais raramente, tumores, abscessos, e/ou câncer podem também pressionar a musculatura do pescoço e nervos, causando a dor do torcicolo.

Algumas doenças podem ser causas do torcicolo. Artrite, osteoporose e fibromialgia são alguns dos exemplos. Geralmente, causam o torcicolo porque enfraquecem os ossos e/ou a musculatura de sustentação do pescoço, levando ao torcicolo. Hérnias de disco também podem causar o torcicolo, principalmente quando pressionam nervos.

Por último, o torcicolo pode ser um sintoma que indica um início de ataque cardíaco. Se acompanhado pela falta de ar, suor, náusea, vômitos, dores nos braços/mandíbulas/garganta, você pode estar prestes a sofrer um ataque cardíaco. Ligue urgente para 192.

Tratamentos para o torcicolo e as causas

O torcicolo pode ter várias causas possíveis. É importante entender melhor essas possíveis causas antes de iniciar um tratamento caseiro para o torcicolo. (Foto: mypinchednerveinneck.com)

Torcicolo: o que fazer?

Um conjunto de tratamentos deve ser feito para acompanhar a cura do torcicolo. Você pode usar um relaxante muscular para torcicolo, desde que não tenha alergias e seu médico acompanhe esse tratamento. Em conjunto ao tratamento medicamentoso do torcicolo, um tratamento fisioterápico para o torcicolo é também recomendável e fácil de fazer em casa.

Você vai precisar de duas compressas, uma para água quente e uma para colocar gelo. Coloque a compressa quente por 10 a 15 minutos no ponto do pescoço onde a tensão está maior. Depois, troque por uma compressa fria e deixe por mais 10 a 15 minutos. Faça essa troca umas 3 ou 4 vezes. No último ciclo, termine com a compressa quente.

Após remover a compressa quente, coloque sua mão esquerda sobre o lado esquerdo do pescoço, e a mão direita sobre o lado direito, dependendo de onde for a dor. Pressione os pontos de maior tensão com os dedos, preferivelmente os “nós” dos dedos. Você pode usar uma bola de tênis ou outro adereço para pressionar sua coluna ou pescoço contra uma parede para ajudar nessa massagem. Vai doer um pouco, mas é uma dor necessária.

Depois desse processo de relaxamento, é necessário fazer uma boa rotina de alongamento. Vire a cabeça na direção oposta à dor. Baixe a cabeça olhando para sua cintura, na diagonal, e puxe. Ficará parecendo que você quer encostar seu queixo na sua axila. Mantenha por 15 a 20 segundos, e repita até 3 vezes. Enquanto alonga, você pode usar uma compressa quente ou a massagem para ajudar a aliviar a tensão.

Para terminar, estique seu corpo inteiro para cima, como se tivesse se espreguiçando. Balance a cabeça para os lados e, se possível, pendure-se em uma barra de sustentação. Mantenha a posição de alongamento por até 20 segundos, e repita até 3 vezes.

E se o torcicolo for congênito ou persistir em voltar?

Mesmo os tratamentos caseiros devem ser acompanhados por um médico ortopedista e/ou um fisioterapeuta. Muitas pessoas tem torcicolo simplesmente por fraqueza muscular, enquanto outras envolvem causas mais complexas. Não faça um tratamento caseiro sem antes conversar com seu médico, verificando se você pode ou não realizar o tratamento. Sua saúde agradece!

Nossas dicas funcionaram? Seu médico já recomendou algo parecido?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.