Uma série de fatores pode causar dores de cabeça pela manhã. Enxaqueca, má alimentação, postura, uma cama desconfortável, travesseiros ruins, tensão, estresse, problemas de visão, bruxismo. A lista é enorme e um artigo não faria justiça para enumerar todas as possíveis causas. Conversando com alguns profissionais médicos, porém, todos foram unânimes em sugerir algumas investigações iniciais para quem acorda com dores de cabeça todos os dias, como procedimento padrão. Esse procedimento é a solução para a grande maioria dos casos, eles relataram. Os casos que não são resolvidos com a investigação inicial precisam de alguns exames adicionais para o diagnóstico diferencial, que também perguntamos aos profissionais quais poderiam ser.

Não se esqueça de que essas são apenas orientações não profissionais. Apenas o médico poderá fazer o diagnóstico, em uma consulta. Não damos qualquer conselho médico e qualquer sintoma deve ser consultado e procurar um médico com urgência.

Acordo com dor de cabeça todo dia: investigue sua pressão sanguínea

Um médico na maioria das vezes vai começar com um exame médico geral, investigando seu batimento cardíaco, triglicérides, glóbulos brancos e vermelhos, taxa de oxigenação e o mais importante: a sua pressão arterial. Essas investigações descartarão quaisquer condições que possam estar associadas a dores de cabeça causadas por alterações no fluxo de sangue e a partir daí, o médico poderá direcionar melhor a investigação.

Preocupação com causas das dores de cabeça de manhã

Milhões de pessoas no mundo sofrem com dores de cabeça matinais, mas poucas se preocupam em ir ao médico para diagnosticas as causas dessas dores. (Foto: www.healthtap.com)

Acordo com dor de cabeça todo dia e ronco

Se você ronca, não se esqueça de dizer ao médico. Em muitos casos, dores de cabeça matinais tem sido associadas ao ronco e a apneia do sono.

Investigue também o bruxismo

Muitas pessoas rangem os dentes durante o sono e não sabem. Vá a um dentista e pesquise sobre o bruxismo para eliminar esse problema, e garantir que não é esse problema.

Acordo com dor de cabeça: o que pode ser, se tenho uma boa saúde?

Quando seu exame de sangue sai ok, sua pressão arterial não mostra alterações significativas, você não tem apneia, e seu histórico de saúde é totalmente limpo de outros problemas, suas dores de cabeça matinais pode significar que você está sofrendo de dores de cabeça tensionais, crônicas ou enxaqueca. Na maioria dos casos, essas pessoas tem dores de cabeça tensionais comuns (uma dor que é de leve a moderada, podem sentir como uma pressão ou aperto na cabeça). Essas dores de cabeça, muitas vezes respondem bem às técnicas de massagem terapêutica e de redução de estresse, como exercícios de respiração e meditação.

Na maioria dos casos, a dor de cabeça tensional evolui para uma dor de cabeça crônica ou enxaqueca pelo uso não regulado de analgésicos (ou seja, sem acompanhamento médico), ou por causas ambientais (envelhecimento, causas hormonais, abstinência de substâncias como a cafeína, etc).

Acordo com dor de cabeça e nos olhos: alergias e problemas oftalmológicos

Além da própria dor de cabeça tensional e a enxaqueca, em um diagnóstico diferencial, o médico deverá investigar uma possível alergia se o paciente apresentar outros sintomas, tais como dores nos olhos, corrimentos nasais, ou o nariz entupido.

No caso das dores nos olhos, o paciente pode estar com um problema oftalmológico, tal como miopia, astigmatismo, e hipermetropia. A dor de cabeça acontece porque o paciente não conhece o problema e forçou os olhos durante todo o dia, o que causou a dor de cabeça.

Má postura durante o sono causa dor de cabeça

Uma cama ruim, um travesseiro que não dá suporte para seu pescoço, ou uma cama muito velha, podem estar contribuindo para sua dor de cabeça tensional. Não deixe de comentar com seu médico como é a qualidade do seu sono.

Mas por que eu sinto mais dor de cabeça pela manhã?

A dor acontece com mais intensidade pela manhã porque enquanto você dorme, o corpo tende a produzir menos analgésicos naturais, protegendo menos seu corpo das dores.

Ainda pela manhã, seu corpo tende a liberar maior quantidade de adrenalina, o que afeta a pressão arterial e regulação da dilatação ou contração dos vasos sanguíneos, desempenhando um importante papel nas crises de enxaqueca.

Dores de cabeça de manhã não devem ser levadas como um problema simples. Elas podem acabar com o seu bom humor e em pouco tempo, acabar com todo seu desempenho, contribuindo para desenvolver uma estafa e estresse consideráveis, piorando ainda mais o problema. O quanto antes você se consultar com um médico, com todas as informações de sua rotina que ele precisa (se você toma muito café, se você está muito estressado, se você dorme bem, como está sua cama, etc), mais rápido seu problema será diagnosticado e resolvido.

Você tem dores de cabeça pela manhã ou já teve? Qual foi o diagnóstico? Como o problema foi ou está sendo tratado?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.