O exercício é uma maneira eficaz de fortalecer e estabilizar os músculos da coluna, evitando que hérnias de disco ou dores musculares se desenvolvam com maior intensidade. Músculos fortes suportam o peso do corpo e os ossos, tirando a pressão desnecessária de sua coluna vertebral, e funcionando como um eficiente tratamento de hérnia de disco.

Antes de qualquer tratamento caseiro para a hérnia de disco, consulte seu médico

Um médico especializado em hérnias de disco deve ser consultado para orientá-lo nas melhores práticas para tratar sua hérnia de disco. Não existe uma só cura ou solução para um problema de hérnia de disco, mas sim, várias soluções, que devem ser discutidas caso a caso com seu médico. Se você não fizer isso, corre um sério risco de piorar sua hérnia de disco.

Tipos de exercícios para tratamento de hérnia de disco

Você não precisa de exercícios aeróbicos intensos, ou levantar pesos pesados. Exercícios simples de alongamento, com a prática de exercícios aeróbicos de baixo impacto podem efetivamente controlar sua dor hérnia de disco.

Melhores ferramentas para exercícios de hernia de disco

A bola de equilíbrio é uma ótima ferramenta para te auxiliar no tratamento da hérnia de disco. (Foto: woman.thenest.com)

Alongamentos para hérnia de disco

Exercícios focados em alongamentos, tais como a Ioga e o Pilates, melhoram a força e a flexibilidade, oferecendo alívio da dor aguda em suas hérnias de disco. Seu médico também pode prescrever exercícios de estabilização lombar dinâmica. Este programa apresenta exercícios que trabalham os músculos abdominais e das costas para abordar postura, flexibilidade e força. RPG entra nesse tipo de alongamento, também.

Atividades aeróbicas para a hérnia de disco

Atividades aeróbicas moderadas, incluindo caminhadas com um tênis de bom amortecimento, ciclismo, e natação, também ajudam a aliviar as dores. Algumas atividades aeróbicas pode ser mais adequadas para sua condição específica. Fale com o seu médico sobre quais exercícios vão ajudá-lo melhor.

Como começar exercícios físicos com hérnia de disco?

A recomendação, quando você for iniciar um programa de exercícios aeróbicos, é ir devagar. Talvez 10 minutos no primeiro dia, aumentando gradualmente o tempo dedicado aos exercícios. Eventualmente, você deve apontar para 30 a 40 minutos de atividades, 5 dias por semana. É normal ter crises de dores hérnia de disco quando você está começando os exercícios físicos, e você deve comunicar ao seu médico sobre isso. Assim, você e seu médico poderão trabalhar juntos para desenvolver um programa de exercícios que você pode manter e que vai reduzir a sua dor. Em última análise, o exercício vai ajudá-lo a se sentir melhor, e deve ajudar a aliviar a dor de uma hérnia de disco.

Fisioterapia para hérnia de disco

Um bom fisioterapeuta vai trabalhar com você e seu ortopedista para desenvolver um programa com base no diagnóstico de seu problema, além de seu histórico de saúde específico. Uma boa rotina de treinamento para hérnia de disco vai incluir:

Trabalho de estabilidade do núcleo – Muitas pessoas não percebem o quão importante um núcleo forte é a sua saúde da coluna vertebral. Os músculos abdominais ajudam os músculos das costas a apoiar sua coluna. Quando os músculos do núcleo estão fracos, é exercida uma pressão extra sobre os músculos das costas. Seu fisioterapeuta pode ensiná-lo sobre exercícios para estabilização do núcleo e de reforço para a musculatura que suporta a coluna vertebral.

Flexibilidade – A aprendizagem adequada de alongamentos e técnicas de flexibilidade. Isso vai prepará-lo para exercícios aeróbicos e de força. Flexibilidade ajuda o corpo a se mover mais fácil, afastando a rigidez que pode piorar suas dores com a hérnia.

Hidroterapia – Em contraste com simplesmente sentar em uma banheira de hidromassagem, a hidroterapia ativa pode envolver hidroginástica para ajudar a condicionar seu corpo, sem qualquer estresse desnecessário.

Fortalecimento muscular – Músculos fortes são um grande sistema de apoio para a sua coluna.

Seu fisioterapeuta vai ensinar diferentes maneiras de condicionar e reforçar a sua volta para ajudar a evitar futuras dores. Em conjunto com um ortopedista acompanhando sua prática de exercícios físicos, você está pronto para ter sucesso no seu tratamento para a hérnia de disco.

Qual tratamento você dá para sua hérnia de disco? Quem te acompanha no tratamento desse problema de saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.