Lordose, escoliose e outros problemas na coluna! Quais as diferenças entre eles?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

A coluna vertebral ou espinha dorsal é constituída por pequenos ossos (vértebras) empilhados, juntamente com discos gelatinosos, um em cima do outro. Uma coluna saudável , quando vista de lado tem curvas suaves para ela. As curvas ajudam a espinha absorver o estresse do movimento do corpo e da gravidade.

Quando vista de trás, a coluna deve correr em linha reta pelo meio das costas. Quando ocorrem anomalias da coluna vertebral, as curvaturas naturais da coluna vertebral estão desalinhadas ou exagerada em certas áreas, como ocorre com a lordose, cifose e a escoliose.

Quais são os tipos de transtornos de curvatura da coluna vertebral?

Existem três tipos principais de distúrbios de curvatura da coluna vertebral:

O que causa distúrbios de curvatura da coluna vertebral?

Há um número de problemas de saúde que podem provocar a espinha curva mais do que o normal ou estar desalinhada.

As seguintes condições podem causar lordose:

As seguintes condições podem causar cifose:

Os médicos não sabem o que faz o tipo mais comum de escoliose em adolescentes. No entanto , os médicos sabem que a escoliose tende a ser herdada geneticamente nas famílias. Um defeito por doença, lesão, infecção ou parto também pode ser o culpado.

Quais são os sintomas de transtornos de curvatura da coluna vertebral?

Os sintomas variam dependendo do tipo de doença de curvatura da coluna vertebral e da severidade da condição.

Os sintomas da lordose podem incluir :

Os sintomas da cifose são normalmente incluem:

Os sintomas da escoliose podem incluir:

Deformidades na forma da coluna

Na figura, os três principais problemas de curvatura da coluna em desenhos. (Foto: doctorumit.com)

Como são doenças de curvatura da coluna tratadas?

Em geral, o tratamento é determinado com base na intensidade e tipo de distúrbio da coluna vertebral que se tem. Curvatura da coluna vertebral leve, como ocorre com a cifose postural, não pode ser tratado em tudo. Curvatura da coluna mais grave pode requerer a utilização de uma cinta ou até cirurgia.

O tratamento para a lordose pode incluir:

O tratamento para cifose pode incluir:

O tratamento para escoliose pode incluir:

Quais os tipos de cirurgia são usados ​​para tratar distúrbios de curvatura da coluna vertebral?

Os seguintes processos podem ser utilizados para tratar desordens de curvatura da coluna:

Como posso saber se tenho uma doença curvatura da coluna vertebral?

O seu médico pode diagnosticar uma doença curvatura da coluna vertebral através de um histórico médico e da família, analisando a curva da sua coluna durante um exame físico e utilizando exames de imagem, como raios-X, para olhar mais de perto sua coluna vertebral. Raios-X podem mostrar se existem quaisquer anomalias nos ossos da coluna vertebral e também podem medir a quantidade de curva presente.

Se você ou um ente querido de volta parece ter uma curva anormal para ele, além de apenas a má postura , consulte o seu médico para que possa avaliar e tratar de forma adequada. O tratamento conjunto com um bom fisioterapeuta é também uma ótima ideia.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.