A psicoterapia é o principal método para tratar problemas de saúde mental, através de conversas com um psicólogo, psiquiatra, conselheiro ou outro profissional de saúde mental. O objetivo deles é ajudar um indivíduo a entender sua doença e ensinar estratégias e ferramentas para o gerenciamento de pensamentos e comportamentos insalubres. Para chegar nesses objetivos, a psicologia tem linhas de trabalho diferentes, cada uma com diferentes abordagens aos problemas e soluções para os pacientes.

Para muitos, a psicoterapia sozinha pode ser um tratamento suficiente, dependendo do problema e da gravidade do mesmo. Outras vezes, a psicoterapia deve ser combinada com medicação. Seus terapeutas trabalharão com você (ou sua família) para desenvolver o melhor plano de tratamento para as necessidades específicas.

Tipos de psicologia que existem

Existem muitas abordagens à psicoterapia. Não há uma única abordagem que funcione para todos. Muitas vezes, um terapeuta vai usar uma abordagem combinada, com técnicas de vários tipos diferentes de psicoterapia. Outras vezes, um único tipo focalizado de psicoterapia pode ser a melhor abordagem de tratamento. O tipo de psicoterapia que uma pessoa recebe depende de suas próprias necessidades.

Listamos alguns dos tipos mais comuns de abordagem na psicoterapia. Esta lista não reúne rodas as terapias, mas reúne as mais conhecidas e desenvolvidas atualmente.

Terapias da psicologia

Sempre vai existir um tipo de terapia na psicologia que funciona melhor para um ou outro caso. A questão é conhecer elas bem para saber quais podem ajudar mais em uma ou outra situação. (Foto: Health Jobs Nationwide)

Psicologia: linhas de trabalho de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma combinação de dois tipos de terapia: terapia cognitiva e a terapia comportamental. A premissa por trás da terapia cognitiva é focalizar nos pensamentos e nas crenças de uma pessoa, bem como influenciar o modo de pensar e reagir. O objetivo é trazer para a consciência um tipo particular de pensamento de uma pessoa e guiar o indivíduo para ser mais adaptável e saudável. Em conjunto, a terapia comportamental centra-se no comportamento. Ao trazer para a consciência os comportamentos insalubres de uma pessoa, ações ou comportamentos a TCC pode ajudar a mudar os padrões de comportamento rumo a algo mais saudável.

Terapia Dialética Comportamental

É uma forma de TCC desenvolvida especificamente para tratar pessoas com pensamentos e ações suicidas. Em anos mais recentes, o uso dessa terapia tem sido expandido para tratar eficazmente pessoas com transtorno de personalidade borderline. Esse tipo de terapia é estruturado para ajudar os clientes a obter insights e habilidades para gerenciar os pensamentos, emoções e comportamentos.

Linhas terapêuticas da psicologia: Terapia Psicodinâmica

A terapia psicodinâmica é uma forma de psicologia profunda. Seu foco é ajudá-lo a ganhar maior auto-consciência e compreensão sobre suas próprias ações. Esta abordagem depende fortemente da relação entre cliente e terapeuta, com o objetivo de identificar e explorar como as emoções e motivações não-conscientes que podem influenciar o comportamento. A terapia psicodinâmica tende a ser mais eclética e muitas vezes é entrelaçada com outros tipos de terapia, como a TCC ou a dialética comportamenal para tratar vários tipos de transtornos mentais.

Tipos de abordagens da psicologia: terapia interpessoal

É mais comumente usado em uma base individual para tratar a depressão ou distimia. A terapia interpessoal centra-se nas relações interpessoais das pessoas. A abordagem de tratamento baseia-se na premissa de que melhorar os padrões de comunicação e a forma como você se relaciona com os outros irá efetivamente tratar a sua depressão ou distimia. Esse tipo de terapia ajuda a identificar quando um comportamento está causando problemas, e orienta o paciente ao tratamento.

Terapia familiar e terapia de casais

Seu foco é trabalhar com famílias e casais em relacionamentos íntimos para nutrir mudanças e o desenvolvimento da relação. Esta escola de terapia vê o casal ou a família como um único sistema, e o tratamento é realizado pela participação direta de todos os membros nas sessões de terapia.

Terapia focada na família

Terapia focada na família foi desenvolvida para ajudar a tratar o transtorno bipolar. A técnica da terapia foi projetada com a suposição de que o relacionamento do paciente com sua família é vital para o sucesso de gerenciar sua doença. As sessões de terapia centradas na família incluem membros da família com o objetivo de melhorar os relacionamentos familiares e criar um sistema de apoio para o tratamento.

Hipnoterapia Cognitivo Comportamental

Hipnoterapia cognitivo comportamental é uma abordagem integrada combinando hipnose clínica e terapia cognitivo comportamental. A hipnose é usada como um benefício aditivo para a TCC tradicional. Estudos têm mostrado que a hipnose pode ajudar a reduzir os sintomas no pós-tratamento e pode ter bom uso em ajudar a tratar o transtorno de estresse pós-traumático.

Hipnoterapia

Muitas vezes usada para ajudar os pacientes a quebrar maus hábitos, a hipnoterapia utiliza hipnose ou sugestão hipnótica para deixar um cliente em um estado em que eles experimentam um maior foco e concentração. Um hipnoterapeuta usará a repetição verbal e imagens mentais para ajudar os pacientes a se sentirem calmos, relaxados e mais abertos a sugestões. É importante notar que em nenhum momento o paciente perderá o controle sobre o comportamento.

Psicodrama, arteterapia e musicoterapia

É uma forma de psicoterapia que utiliza várias técnicas de expressão criativa como forma de comunicação com um terapeuta. Esta forma de terapia baseia-se na premissa de que as pessoas podem ajudar a curar-se através do processo de criação de arte, música, dança, escrita ou outros atos expressivos. Enquanto os pacientes podem usar a terapia expressiva podem ter uma ampla gama de dificuldades, deficiências ou diagnósticos. o psicodrama é particularmente útil no tratamento de depressão leve. Escrita, dança, música, pintura, são apenas alguns exemplos de práticas usadas no psicodrama..

Psicoanálise

A psicoanálise e suas variações, tais como a terapia Jungiana, Lacaniana, e outras, partem do pressuposto que o inconsciente de um indivíduo é uma das maiores causas dos problemas presentes. O objetivo da psicoanálise é trazer a tona esse inconsciente para que o próprio indivíduo conheça as causas dos problemas e possa agir sobre elas, geralmente envolvendo muitas situações passadas e memórias antigas. Pode ser eficiente para pessoas com problemas relacionados à infância, e traumas comportamentais que envolvem a formação do indivíduo.

Linhas da psicologia: Gestalt

A Gestalt é um conceito que engloba tanto as partes como o todo. Tanto a partir das partes quanto a partir do todo é possível se chegar a conclusões, à formação de ideias, construtos, e encontrar a origem dos problemas de um indivíduo. Essa origem tem a ver, diretamente com a forma que os indivíduos interagem com o todo para formá-lo, a partir de complexas reações a vários estímulos. Eficiente no tratamento de indivíduos com problemas que se ramificam para várias áreas da vida de um indivíduo.

Por favor, note que esta é uma pequena lista das várias linhas teóricas e de abordagem na psicoterapia. Se o seu método conhecido de terapia não estiver listado aqui, deixe seu comentário e nós adicionaremos na lista.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.