Quando alguém que você conhece está deprimido, é compreensível que você se sinta impotente. Se você nunca sofreu de depressão, como é que você vai saber o que dizer e fazer, ou como se sentir naquela situação?

Já tive depressão, convivi com familiares com depressão, e tenho amigos que tiveram e ainda tem depressão. Um deles, infelizmente, não está mais entre nós. A sensação de que eu podia ter feito mais, conversado mais, tentado mais, é constante. Hoje entendo que não tinha muito o que fazer pelo meu amigo, que é uma doença grave. Tenho conselhos, no entanto, que podem dar a muitas pessoas chances que meu amigo não teve.

Como lidar com pessoas com depressão profunda: aprenda a escutar

Tenha em mente que a pessoa deprimida não está se comunicando bem agora, e estará, provavelmente, falando mais lentamente e menos claramente. Seja paciente e não interrompa. Tente entender as entrelinhas, fazer perguntas que provoquem mais falas. Ao invés de perguntar “você está bem hoje”, que tem resposta sim ou não, pergunte “como você definiria seu dia hoje? Por que?”, que dá chance para uma resposta mais aberta.

Ajudando pessoas com depressão

Ajude quem está com depressão. Não julgue, não ache que é uma brincadeira ou exagero. Depressão é uma doença grave e que pode afetar as pessoas sem que você ou ela mesma perceba. (Foto: www.postpartumprogress.com)

Pessoas com depressão: como ajudar? Faça as tarefas simples de casa por elas

Cuide de pequenas tarefas, como alimentar os bichinhos de estimação ou lavar a roupa, ou fazer as compras de mercado para a pessoa. Pode não parecer, mas essas tarefas pesam muito sobre os ombros da pessoa com depressão. Se você mora com a pessoa, as chances são de que você terá de fazer todas as tarefas de casa, sem ajuda.

Depressão: como lidar com ela? Lembre-se que depressão não é preguiça!

Ao fazer essas tarefas, lembre-se que a pessoa deprimida não está sendo preguiçosa. Pense em quando você está realmente doente e você mal consegue sair da cama para ir ao banheiro. Esse sentimento é como um depressivo pode se sentir o tempo todo. Depressão é uma doença.

Conheça tudo sobre a depressão, para lidar melhor com ela

Saiba tudo o que puder sobre a depressão. Converse com especialistas, compre livros, visite fóruns na internet. Se informe tanto quanto for possível.

Depressão: leve a sério se a pessoa fala sobre suicídio

Mesmo que a pessoa já tenha falado sobre se matar várias vezes e não tenha feito nada. Ligue para o seu médico para aconselhamento sobre o que fazer. Algumas perguntas a fazer para a pessoa deprimida que podem ajudar o médico são:

  • Você está pensando sobre a morte?
  • Você está pensando em se machucar?
  • Você está pensando em suicídio?
  • Você já pensou em como você faria isso?
  • Sabe quando você faria isso?
  • Você tem os meios para fazê-lo?

Busque ajuda profissional

Incentive o indivíduo a buscar ajuda profissional para a depressão se ele ou ela está resistindo. Se o indivíduo já começou o tratamento, certifique-se de que ele mantém as consultas médicas e toma a medicação corretamente. Preferencialmente, não deixe os medicamentos perto da pessoa deprimida, e se torne responsável por monitorar o horário e a quantidade de medicamentos que a pessoa toma.

Como lidar com a depressão masculina?

Para o homem, a depressão envolve também orgulho. Isso significa que eles tem mais dificuldade em procurar ajuda, em falar as coisas, em admitirem que estão vulneráveis. Seja compreensivo, e vá com mais calma. Um homem vai demorar mais tempo até admitir que precisa de ajuda. Sem envolvimento de profissionais, esse processo de abertura é muito mais difícil. Converse com um psiquiatra e um psicólogo, veja quais perguntas e atitudes podem ajudar a tirar o homem da depressão.

Uma dica que dou é começar a fazer com a pessoa deprimida coisas que ela fazia normalmente. Pode ser jogar videogame, assistir um seriado. Durante os comentários e brincadeiras nesse tempo, as pessoas começam a se abrir.

Como lidar com a depressão durante a gravidez ou pós gravidez?

Mães, futuras mães, e mulheres com depressão, num geral, precisam também de apoio. Principalmente na depressão pós parto, as mulheres sentem muita dificuldade em se abrir sobre o sentimento, pois sentem um tipo de nojo, de tristeza, de incapacidade em serem mães. É difícil se abrir com alguém sobre isso, especialmente se esse alguém julgar esses sentimentos. Lembre-se de nosso primeiro conselho: escute, sem julgar.

Se você for o cônjuge da mulher, é importante lembrar que os filhos tem que ser bem cuidados, que as tarefas da casa e de cuidar das crianças ficarão nas suas mãos. Peça ajuda aos seus familiares e amigos, e tenha também momentos para o casal. Nesses momentos de tristeza, manter os laços é de extrema importância para a recuperação.

Acima de tudo, busque ajuda profissional o quanto antes. Psiquiatras e psicólogos são aliados essenciais na luta contra a depressão. Sem eles, pode ser impossível que a pessoa supere essa grave doença.

Tem algum familiar ou amigo com depressão? Como você tem ajudado? Precisa de qualquer ajuda? Nossos comentários estão abertos para suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.