Então, você está se sentindo estressado. Tudo e todos precisam de sua atenção de uma só vez, ao mesmo tempo. Você pode até estar se sentindo um pouco deprimido. Você decide ir falar com alguém, mas com quem você deve falar? Um amigo te aconselha a ir a um psiquiatra. Sua mãe sugere que você vá ver um psicólogo. Um colega de trabalho menciona que ela foi a um psicanalista. Para adicionar alguns elementos ao seu estresse, você agora tem que descobrir as diferenças entre cada um destes profissionais, para obter a ajuda certa e sob medida para você.

Quando devo procurar um psiquiatra?

Um psiquiatra é um médico que lida com doentes mentais. Os psiquiatras são estudantes de medicina que fizeram residência em psiquiatria, e podem prescrever medicamentos aos seus pacientes. Como resultado, eles geralmente lidar com problemas clínicos, tais como esquizofrenia, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, ansiedade, entre outros problemas. Geralmente, o psiquiatra deve ser procurado após uma indicação de um psicólogo ou terapeuta, mas pode ocorrer do psiquiatra ser procurado primeiro e encaminhar o paciente para outros profissionais adequados ao tratamento do caso.

O que dizer ao psiquiatra na consulta?

Fale dos problemas que lhe acometem: ansiedades, medos, situações em que você não consegue agir, comportamentos que tem prejudicado seu dia a dia, coisas que tenham prejudicado sua saúde mental. Fale do estresse, da tristeza, de impulsos suicidas. O psiquiatra pode pedir que você vá até um psicólogo para fazer um teste de depressão e estresse.

Diferentes funções de profissionais de saúde mental

Terapeutas, psicólogos, psiquiatras, e psicanalistas trabalham com a saúde mental de uma pessoa, mas cada um tem um nível diferente de trabalho. (Foto: footage.framepool.com)

Quando procurar um psicólogo ou psicoterapeuta?

Psicólogos, ao contrário de psiquiatras, não são médicos, e eles tendem a lidar mais com problemas emocionais do que com questões clínicas. Por exemplo, uma pessoa que está passando por um problema de baixa auto-estima deveria visitar um psicólogo em vez de um psiquiatra, porque não há nada fisicamente errado com elas. Elas só precisam falar as coisas, e descobrir uma forma de tratamento para lidar com seus problemas, uma via de atuação para atacar o problema. Uma pessoa com esquizofrenia iria visitar um psiquiatra, por outro lado, porque eles precisam de medicação para corrigir o desequilíbrio químico no cérebro.

Psicanalista e sua função

Psicanalistas seguem as teorias de Sigmund Freud de que as memórias infantis contidas no subconsciente são a causa das doenças mentais. Os psicanalistas são como psicólogos, na medida em que normalmente lidam com questões emocionais e não prescrevem medicações. No entanto, a sua abordagem é diferente da dos psicólogos convencionais. A psicanálise é um método de pesquisar através de memórias subconscientes de uma pessoa para a fonte de suas dificuldades atuais, ao invés de focar em memórias conscientes. Psicanalistas também tendem a atender com muito mais frequência os seus clientes do que um psicólogo, em conversas que trabalham bastante associações da história atual e passada do paciente. Geralmente o psicanalista tem uma formação em psicologia, mas o psicanalista não precisa ser, obrigatoriamente, um psicólogo. O psicanalista é quase que um filósofo clínico.

Psicólogo, psiquiatra, psicanalista, psicoterapeuta: qual devo procurar?

Algumas pessoas podem usar uma combinação das abordagens acima ao mesmo tempo. Por exemplo, um paciente pode ir a um psiquiatra para medicação, mas encontrar-se com um psicólogo regularmente para falar sobre seus problemas.

Um bom ponto de partida é o médico de família. Ele poderá orientá-lo para o melhor tipo de atendimento para seu problema, ou a melhor combinação. Existem problemas psicológicos que um psicanalista pode não ser o mais recomendado, como no tratamento de TOC e ansiedade, onde um Psicoterapeuta qualificado é mais recomendado. Para lidar com um passado traumático, porém, o psicanalista pode ter ótimos resultados.

Um psicólogo ou psicanalista pode diagnosticar uma depressão e outras condições de saúde mental e recomendar o atendimento conjunto de um psiquiatra, e o psiquiatra pode recomendar o atendimento conjunto de um terapeuta para o tratamento e cura definitiva.

Psicologo ou psiquiatra qual procurar?

Se você está sentindo que você precisa falar com alguém fora do seu círculo de amigo sobre as suas preocupações, não hesite em consultar com qualquer das pessoas acima. Qualquer um desses profissionais será capaz de encaminhá-lo a um tratamento mais profundo quando for necessário.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.