Você já deve ter passado por algum tipo de crise de ansiedade na vida. Seja esperando uma resposta de emprego, o resultado de uma prova, um telefonema ou o momento de uma apresentação. Em alguns, porém, a ansiedade pode se tornar uma doença e dificultar a vida das pessoas. Por isso é importante saber como lidar com ela. Abaixo, damos 10 dicas para pelo menos amenizar a ansiedade.

Vale sempre lembrar: não estamos tentando substituir o papel de um psiquiatra ou psicólogo ao dar essas dicas. Se você sentir que não consegue controlar sua ansiedade, você deve correr atrás de um profissional e não buscar ajuda apenas na internet.

Vamos então às dicas!

Ansiedade é sua amiga

Alguma ansiedade pode ser boa, de verdade. Ela pode alertá-lo sobre o perigo e dar-lhe a potência extra para sair dela. Ela também pode motivá-lo a fazer as coisas, como estudar muito para um exame ou lidar com problemas no escritório. O problema surge quando a ansiedade faz você se sentir com medo, sem motivo aparente. Você pode ter dores no peito ou pesadelos, ou ter dificuldade em sair de casa. Estes podem ser sinais de um transtorno de ansiedade e você deve consultar o seu médico..

Diga Não às Drogas

Basta dizer não às drogas , tanto o material ilegal quanto drogas legais comuns, como a cafeína, pílulas para emagrecer e descongestionantes. A cafeína estimula o sistema nervoso e pode aumentar a ansiedade.

Acalme-se!

Tente meditação, técnicas de relaxamento, ioga ou respiração profunda. No YouTube há vários vídeos com técnicas de auto massagem e cuidados para acabar com o estresse e a tensão.

Pare e pense

Visualize-se confrontando os seus medos. Se você pode imaginar-se lidando com essas situações com calma, você vai se sentir mais confortável ao fazê-lo e menos ansioso quando você realmente tem que lidar com seu medo.

Melhorando seu problema de ansiedade

Cuidar da sua ansiedade é o primeiro caminho para uma melhor qualidade de vida e não é tão difícil assim. (Foto: anxietypanicattackstreatment.net)

Peça ajuda

Uma vez que você falou com o seu médico sobre os problemas de ansiedade, pode ser encaminhado para um profissional de saúde mental. Essa pessoa pode te ajudar bastante na tarefa de te acalmar e entender os motivos do seu estresse de ansiedade.

Mude suas emoções

A psicoterapia é muito útil no tratamento de problemas de ansiedade. O tipo mais comum é a terapia cognitivo-comportamental. Você vai aprender a mudar os pensamentos que causam sua ansiedade e a forma como você reage a essas situações. Isto eventualmente muda suas emoções.

Descubra o que funciona para você

Terapia normalmente leva cerca de 12 semanas, mas depende da pessoa, pode demorar alguns meses, mas outros precisam de mais de um ano. Se você se sentir desanimado, continue no tratamento. Muitas pessoas precisam experimentar tratamentos diferentes antes de encontrar um que funcione .

Obtenha ajuda com os sintomas

Prescrição de medicamentos pode ajudar com transtornos de ansiedade. Eles não vão curar a doença, mas eles podem controlar os sintomas enquanto você passa pela terapia. Medicamentos comuns incluem antidepressivos e ansiolíticos, tudo tendo que ser devidamente prescrito por um profissional da área.

Conte com suporte familiar e de amigos

Diga-lhes como eles podem ajudá-lo, educando-os sobre o que você está passando. Há grupos de apoio online e em várias cidades do mundo que podem ser ótimos lugares para uma boa cura da sua ansiedade.

Ajuste a sua atitude

Estresse pode causar ansiedade. Um estresse temporário é OK. Mas, no longo prazo, o estresse pode causar problemas de saúde. Para combater o estresse, ajuste a sua atitude. Veja situações positivamente ao invés de negativas, pense ” copo meio cheio” ao invés de “meio vazio”. Faça uma pausa e planeje um pouco de diversão. Uma dieta saudável e atividade física também podem ajudar.

Saiba que você não está sozinho

Os transtornos de ansiedade são as doenças mentais mais comuns no mundo. Busque ajuda e saiba que sempre haverá alguém do seu lado para superar esse momento de dificuldade.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.