Aconselhamento matrimonial ou a terapia de casais geralmente traz casais ou parceiros juntos para sessões de terapia em conjunto. Trabalhando com um terapeuta, você vai aprender habilidades para solidificar seu relacionamento. Essas habilidades podem incluir se comunicar abertamente, resolvendo problemas juntos e discutindo diferenças racionalmente. Você vai analisar tanto os boas quanto más partes do seu relacionamento enquanto você identifica e entende melhor as fontes de seus conflitos.

A dificuldade de lidar com a terapia de casais

Falar sobre os seus problemas com um conselheiro matrimonial pode não ser fácil. Sessões podem passar em silêncio, enquanto você e seu parceiro ruminam sobre os erros percebidos. Ou você pode trazer suas lutas com você, talvez até mesmo gritar ou discutir durante as sessões. Ambos os casos são OK. Seu terapeuta pode atuar como mediador ou árbitro e ajudá-lo a lidar com as emoções resultantes e o tumulto. Afinal, ninguém te ensinou a entender as dificuldades que um relacionamento pode trazer, nem a lidar com todos os complexos elementos de um relacionamento.

A ajuda necessária para problemas mais graves

Se você ou seu parceiro está a lidar com a doença mental, abuso de substâncias ou outros problemas, o terapeuta pode trabalhar com outros prestadores de cuidados de saúde para fornecer uma gama completa de tratamento, juntamente com o apoio de outros profissionais da área de saúde. Isso pode ser o ponto de início para algo muito mais amplo, pois sabemos que estes problemas podem demorar a serem reconhecidos por aquele que os tem. Além da família, um terapeuta pode ser a ferramenta crucial no começo de um tratamento de cura para a pessoa.

Terapia de casais e resultados inesperados

Tudo é possível na terapia de casais. Inclusive, descobrir que vocês dois não dão certos juntos. Portanto, se prepare para qualquer resultado durante a terapia. (Foto: www.bpeters.ca)

Terapia de casais também pode ser individual

Se o seu parceiro se recusa a participar de sessões de aconselhamento matrimonial, você pode ir por si mesmo. É mais difícil de consertar um relacionamento quando apenas um dos parceiros está disposto a ir para a terapia, mas você ainda pode se beneficiar aprendendo mais sobre suas reações e comportamentos no relacionamento, além de é claro, aprender sobre formas como trazer o parceiro ou parceira para diálogos e até convencer de que a terapia é a única forma de salvar a relação. às vezes, você pode descobrir que o problema vem de você, de cobranças pessoais devido ao estresse ou outros elementos externos ao relacionamento.

Soluções de curto e longo prazo

Aconselhamento matrimonial é muitas vezes a curto prazo. Você pode precisar de apenas algumas sessões para ajudá-lo a enfrentar a crise. Ou você pode precisar de aconselhamento matrimonial por vários meses, especialmente se o seu relacionamento estiver muito deteriorado. O plano de tratamento específico vai depender da situação. Em alguns casos, aconselhamento matrimonial ajuda os casais a descobrirem que suas diferenças realmente são irreconciliáveis ​​e que é melhor terminar o relacionamento. Ou você pode optar por continuar frequentando o terapeuta de casais mesmo tendo o problema do diálogo solucionado, buscando melhorar ainda mais a interação entre as duas parte dos relacionamento.

Pode esperar o término ou a continuidade do relacionamento durante a terapia. Tudo é possível e você tem que esperar ambas as respostas como possíveis.

Considerações finais

Tomar a decisão de ir para o aconselhamento matrimonial ou terapia de casais pode ser difícil. Se você tem um relacionamento conturbado, no entanto, procurar ajuda é mais eficaz do que ignorar os seus problemas ou esperar que eles melhorem por conta própria. Muitos pensam que a melhor solução é sempre terminar, deixar de lado. Mas sabemos que esta é uma visão simplista e que não serve para todos.

Desistir nem sempre é um bom negócio. E a terapia de casais pode te ajudar a encontrar a melhor resposta e a partir daí, tomar uma decisão mais segura e menos traumática para os dois lados da relação.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.