Uma boa saúde mental é importante para um corpo saudável e uma mente que pode funcionar no seu melhor. Problemas com a saúde mental podem se apresentar como mau humor, depressão, irritabilidade, confusão, perda de memória, mudanças de comportamento ou outros transtornos mentais mais graves. Alguns alimentos podem ajudar a melhorar o estado de sua saúde mental, ajudar a impulsionar o seu humor, aliviar os sintomas de depressão, melhorar a sensação de fadiga ou declínio cognitivo e deixá-lo mentalmente ativo. Incluir esses alimentos em sua dieta diária pode ser uma ação positiva para o seu corpo e mente, desde que seu nutricionista apoie este incremento na sua dieta.

Alimentos ricos em triptofano

O triptofano é um aminoácido essencial que auxilia no processo de crescimento e desenvolvimento normais. Este nutriente não pode ser feito em seu corpo, e você deve obtê-lo a partir de fontes de alimento. Triptofano ajuda na formação de niacina e serotonina. A serotonina é uma substância química feita em seu corpo e ajuda na saúde celular do cérebro e função nervosa. Uma deficiência deste aminoácido pode contribuir para sentimentos de depressão. Para aumentar seus níveis de serotonina, você pode consumir mais alimentos ricos em triptofano. Estes incluem leite, queijo, frango, ovos, peru, tofu, peixes, nozes e sementes de girassol.

A vitamina D

A vitamina D pode desempenhar um papel na redução da desordem afetiva sazonal, uma forma de depressão que ocorre durante a época de inverno mais escura devido à baixa exposição à luz solar. A pesquisa tem sido inconclusiva, e mais estudos são necessários. No entanto, você pode encontrar esta vitamina em forma de suplemento ou naturalmente em alguns alimentos. Para aumentar a sua ingestão desta vitamina, boas escolhas alimentares incluem salmão, sardinha, arenque, cavala e produtos fortificados, como leite e pães.

Alimentos para deixar mentalmente ativo

Frutas, verduras, alimentos saudáveis. Não há nada melhor do que esta combinação para deixar uma pessoa mentalmente ativa por um longo tempo. (Foto: www.babiesonline.co.za)

A vitamina B-12

Vitamina B-12 auxilia na formação de substâncias químicas do cérebro, como a serotonina e a norepinefrina, que ajudam a regular a função normal do cérebro e bom humor. Mais estudos são necessários uma vez que evidências tem sido pouco claras. Além disso, uma deficiência de vitamina B-12 tem sido associada à depressão. Você pode obter esta vitamina naturalmente em alimentos de origem animal, como aves, peixes, ovos, laticínios e carne. Se você não consumir produtos de origem animal, pode ser necessário tomar um suplemento ou consumir alimentos enriquecidos, como cereais.

A vitamina B-6

A vitamina B-6 ajuda o corpo a produzir substâncias químicas no cérebro de serotonina e noradrenalina, que influenciam o humor. Portanto, consumir alimentos B-6 ricos em vitamina pode ajudar você a manter uma boa saúde mental e evitar a depressão, mau humor e outros sintomas de baixa saúde mental que podem afetar seus níveis de energia e padrões de sono. Boas fontes alimentares desta vitamina incluem peru, frango, atum, carne, espinafre, cenoura, sementes de girassol e feijão.

Fuja de falsos estimulantes

Apesar da cafeína, guaraná em pó e outros alimentos naturais serem estimulantes naturais, pesquisas recentes tem mostrado que seus estímulos podem causar problemas no coração a longo prazo, além de causarem a dependência. Portanto, é um risco utilizá-los. Lógico que com moderação, eles podem fazer bem. Para isso, consultas frequentes com um nutricionista irão ajudá-lo a dosar esses alimentos e assim, obter um bom resultado saudável com estes alimentos “estimulantes”. Vale lembrar que praticamente todos os benefícios de curto prazo de alimentos duram muito pouco e buscar alimentos que proporcionem efeitos mais duradouros pode ser muito mais positivo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.