A diabetes é uma doença em que o corpo tem problemas com a insulina, que é responsável pela regulação dos níveis de açúcar no sangue no corpo. Existem dois tipos principais de diabetes: tipo 1 e tipo 2. O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo não secreta insulina suficiente e a diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não responde corretamente à insulina que é produzida. Ambos levam os níveis de açúcar no sangue à níveis cronicamente elevados, o que pode resultar num grande número de problemas de saúde. Embora existam muitos medicamentos prescritos que podem tratar a diabetes, há uma série de receitas e tratamentos naturais que podem ser usados para reduzir o açúcar no sangue naturalmente. Porém, nunca substitua a terapia médica convencional com tratamentos completamente naturais, pois não há evidências científicas que comprove que um seja mais eficiente que o outro e você só estará assumindo um risco excessivo para sua vida.

Perder o excesso de peso

Esta é uma receita natural, mas que poucos seguem para tratar a diabetes. O excesso de peso tem sido constantemente associado à diabetes de tipo II. Diabéticos que estão acima do peso podem diminuir seus níveis de açúcar no sangue perdendo apenas uma pequena quantidade de peso. Isto pode ser feito através de uma dieta saudável e equilibrada, evitando açúcares processados ​​e alimentos gordurosos, consumindo mais legumes, frutas e proteínas. Comece substituindo poucos itens da dieta, até que não tenha mais itens não saudáveis na sua lista.

Faça mais exercícios físicos

O exercício físico é uma excelente maneira de naturalmente baixar o açúcar no sangue, mas é outra receita natural contra a diabetes descartada por muitos. Quando você se exercita, os músculos queimam energia, puxando o açúcar de seu sangue para substituir suas reservas. Isto, naturalmente, reduz a quantidade de glicose no sangue, ajudando a manter sua diabetes sob controle. Além de ter um efeito direto sobre o açúcar no sangue, a atividade física regular pode ajudar a perder peso, o que também pode ajudar no tratamento de diabetes.

Cuidando da saúde de quem tem diabetes

Nada mais eficiente como receita natural contra a diabetes do que uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. (Foto: portaldiabetes.net)

Coma mais oleaginosas

Amendoins, nozes e amêndoas são boas fontes de gorduras monoinsaturadas e contêm vitaminas B2 e E, fibras, ácido fólico e magnésio. Estes nutrientes ajudam na renovação das células e nas reações metabólicas, bem como na redução das toxinas no corpo. A fibra das oleaginosas também pode ajudar a diminuir os sintomas elevados níveis de colesterol e diabetes, tornando qualquer receita natural que leva oleaginosas extremamente lucrativas para os diabéticos.

Frutas para controlar a diabetes

As maçãs são uma boa fonte de antioxidantes, potássio e ferro. Eles ajudam a controlar a diabetes e reduzem a necessidade de insulina. A toranja, por exemplo, é uma fruta cítrica com antioxidantes e vitamina C, que também ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. A banana contém um alto teor de potássio, vitamina B e ferro, e são uma boa fonte de fibra natural que ajuda a reduzir o açúcar no sangue. Esses alimentos também ajudam a controlar as complicações da diabetes, como a constipação e doenças auto-imunes. Combinadas em vitaminas, sem açúcar, podem ser uma bomba contra a diabetes e excelentes como receita natural para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Legumes para controle dos níveis de açúcar no sangue

Alcachofras, couve, espinafre, alface, couve, abobrinha, aipo e salsa são boas fontes de fibras, vitaminas C e A, ferro e potássio. Estes nutrientes ajudam as reações metabólicas e reduzem os níveis de glicose no sangue. Eles são baixos em calorias, ajudam na perda de peso ena diminuição da progressão da diabetes. Uma receita natural para a diabetes com legumes por envolver bater espinafre/couve com frutas de sua escolha, em uma receita de suco verde natural para diabetes.

Grãos para saciedade

A adição de cereais integrais e leguminosas na sua dieta ajudam a controlar a diabetes. Eles são ricos em fibras, assim como outros nutrientes incluindo o magnésio e ácido fólico. Estes alimentos incluem aveia, cevada, lentilhas, grão de bico, feijão, trigo integral, farelo de trigo e arroz integral. A ração humana, quando leva alguns destes ingredientes, pode ajudar no tratamento natural da diabetes, desde que a receita e as quantidades corretas de cada ingrediente sejam medidos pelo seu médico.

Ervas em receitas naturais contra a diabetes

Certas ervas chinesas, incluindo a Psidium gnajava, Panax, Ginseng e Lagenaria siceraria, podem ajudar a controlar o diabetes, aumentando os efeitos da insulina e diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Alho e cebola são ervas de cozinha que são benéficas para complicações diabéticas. As receitas naturas para diabetes com ervas devem ser consumidas em infusões de chá, combinadas ou apenas com uma erva por vez, em doses reguladas pelo seu médico.

Considerações Finais

Não existe milagre no tratamento da diabetes. As receitas naturais “milagrosas” que você encontra na rede não fogem muito de nossos exemplos. Só que somos responsáveis o suficiente para saber disso e não recomendar aos nossos leitores o que não sabemos se funciona. Além de tudo, sempre reforçamos a importância de seguir os conselhos de seu médico. As informações aqui devem apenas complementar o seu tratamento, não substituir os conhecimentos de alguém que passou anos estudando para te ajudar a lidar com a diabetes. Receitas naturais podem ter efeitos colaterais e a palavra de seu médico deve sempre estar acima de qualquer tratamento que você queira fazer por conta própria.

Seu médico já recomendou receitas naturais para sua diabetes? Quais receitas?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.