Os benefícios à saúde do potássio incluem alívio do derrame, pressão alta, distúrbios cardíacos e renais e ansiedade e estresse. Ajuda a melhorar a força muscular, metabolismo, balanço hídrico, funções eletrolíticas e sistema nervoso.

É o terceiro mineral mais abundante no corpo humano e é um elemento poderoso na melhoria da saúde. Ele contém os componentes para manter um alto nível de bem-estar e um estilo de vida aprimorado. Você não deve subestimar a importância do potássio em seu plano alimentar.

Além de atuar como eletrólito, esse mineral é necessário para manter o coração, o cérebro, os rins, o tecido muscular e outros sistemas orgânicos importantes do corpo humano em boas condições. O cloreto de potássio é a principal variedade desse mineral e trabalha em associação com o sódio para executar várias tarefas críticas no corpo.

Sintomas de deficiência de potássio

A deficiência de qualquer nutriente no corpo é indesejável e o potássio não é uma exceção. Uma dieta deficiente pode levar a sintomas como fadiga e fraqueza muscular. Outras indicações para sua deficiência incluem reflexos inativos, batimentos cardíacos anormais, palpitações cardíacas, anemia e dores de cabeça graves.

Pessoas com deficiência de potássio também podem experimentar pressão alta, dor no intestino, inchaço nas glândulas e diabetes como efeitos colaterais graves dessa deficiência.

Quais as fontes mais importantes de potássio?

As fontes alimentares mais importantes de potássio são frutas cítricas, vegetais e grãos. Além disso, você pode obter uma grande quantidade desse mineral de salmão, frango, leite integral, sucos de frutas frescas e amêndoas. Além disso, nozes, feijão, batatas e aves são outros produtos a serem incluídos na lista de ‘alimentos ricos em potássio’. No entanto, as fontes importantes desse mineral também incluem abacates, bananas e água de coco.

Consumindo potássio

O potássio traz vários benefícios para sua saúde com um consumo saudável. (Foto: Bel Marra Health)

Quais os benefícios do potássio no organismo humano?

Muitas vezes, é considerado um nutriente essencial que cura a pressão sanguínea, reduz a ansiedade e o estresse e melhora muito mais distúrbios de saúde. Vamos dar uma olhada nos benefícios comuns em detalhes.

Atividade neural

Ele desempenha um papel importante em manter a função cerebral em um nível normal. Altos níveis de potássio permitem que mais oxigênio chegue ao cérebro, estimulando a atividade neural e aumentando a função cognitiva. Há uma boa razão pela qual as pessoas chamam bananas de alimento cerebral; elas contêm níveis impressionantemente altos desse mineral.

Contra AVCs

É de grande importância na prevenção da ocorrência de acidente vascular cerebral no cérebro humano. Não é segredo que as pessoas com alto risco para essa condição trágica geralmente são deficientes nesse nutriente essencial. Uma vez que atua como um vasodilatador, os vasos sanguíneos relaxam por todo o corpo quando uma quantidade adequada desse mineral é consumida. Isso significa que o sangue flui mais livremente e é menos provável que coagule e se interrompa para causar AVCs.

Açúcar no sangue

Uma diminuição no nível de potássio causa uma queda no açúcar no sangue. Uma diminuição no açúcar no sangue pode causar sudorese, dor de cabeça, fraqueza, tremores e nervosismo. A ingestão de cloreto de potássio e sódio proporciona alívio imediato de tais situações. É também por isso que os diabéticos são incentivados a manter os níveis de potássio normais, a reduzir as chances de picos e quedas imprevisíveis nos níveis de glicose e insulina, estabilizando os níveis de açúcar no sangue em todo o corpo.

Músculos

É necessária uma concentração suficiente desse mineral para a contração e relaxamento regulares dos músculos. A maioria dos íons potássio no corpo humano está localizada nas células musculares. Mantém a função muscular e nervosa ideal e ajuda a manter nossos reflexos rápidos, porque estimula a conectividade neural dos músculos e do cérebro.

Cãibras

Cãibras musculares são um resultado comum de baixos níveis de potássio no sangue, uma condição chamada hipocalemia. Se você consome a banana todos os dias, pode facilmente prevenir cãibras musculares porque as bananas têm um rico conteúdo de potássio.

Ossos

Os benefícios do potássio se estendem até para melhorar a saúde de seus ossos. Existem certas qualidades desse mineral que neutralizam vários ácidos no corpo, o que ajuda a reter e preservar o cálcio, tornando-o acessível para uso quanto à resistência e durabilidade dos ossos. Além disso, comer frutas e verduras com altos níveis desse mineral resulta em maior densidade mineral nos ossos, fortalecendo e prolongando sua vida.

Função neural

Os canais de potássio desempenham um papel fundamental na manutenção da condutividade elétrica do cérebro e afetam drasticamente a função cerebral. Também está envolvido na função cerebral superior, como memória e aprendizado. Além disso, doenças como a epilepsia estão relacionadas à disfunção dos canais de potássio que podem ocorrer por sua deficiência. Existem correntes de potássio que desempenham um papel importante nos neurônios de mamíferos. Esses canais estão interconectados com uma vasta gama de funções neurais e podem ajudar a moderar e regular as correntes elétricas em todo o corpo.

Pressão sanguínea

O potássio é útil para reverter o papel do sódio no desequilíbrio da pressão arterial normal. Assim, atua como um componente vital que mantém a normalidade da pressão arterial no corpo humano. Isso reduz ainda mais o risco de doenças cardíacas e hipertensão. A regulação da pressão arterial é uma das funções mais importantes deste poderoso mineral. Como mencionado anteriormente, possui propriedades de vasodilatação que trabalham para aliviar a tensão dos vasos sanguíneos, que é uma das principais causas da pressão alta.

Fortalecimento muscular

Um dos benefícios úteis do potássio é seu papel em garantir o crescimento adequado dos tecidos musculares e a utilização da energia liberada durante o metabolismo, o que aumenta significativamente a força muscular. Os músculos, incluindo os importantes músculos cardíacos, são propensos a paralisia devido a uma deficiência de potássio na dieta de uma pessoa.

Energia metabólica

Estimular o crescimento celular e fornecer energia metabólica para isso é uma função vital do potássio e a saúde muscular seria comprometida sem ele. Além disso, sem a contração e o relaxamento que o potássio permite que os músculos realizem, seria impossível um exercício e um treinamento muscular adicional. O potássio auxilia no processamento metabólico de vários nutrientes, como gorduras e carboidratos. Assim, é de grande valia na extração de energia dos nutrientes consumidos. Estudos demonstraram que esse mineral também é parte integrante da síntese de proteínas, o que afeta a regeneração tecidual, o crescimento celular e um metabolismo global equilibrado.

Ansiedade e estresse

O potássio é de grande importância para pessoas que sofrem de estados mentais indesejáveis, como ansiedade e estresse. É considerado um poderoso imbecil do estresse e, portanto, garante um desempenho mental eficiente. Ansiedade e estresse são muito prejudiciais para outras partes da saúde e qualquer bônus de coisas como potássio é considerado uma boa ideia se você sofre de estresse crônico. Este mineral pode ajudar a regular vários hormônios em seu corpo, incluindo hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, quantidades excessivas que podem ser prejudiciais ao organismo.

Aumenta a saúde do coração

Os benefícios à saúde do potássio garantem uma boa saúde para o coração e para os rins. Ela desempenha um papel insubstituível na regulação do metabolismo e na manutenção do funcionamento do coração e dos rins. Além disso, este mineral auxilia os rins na remoção de resíduos através do processo de excreção. No entanto, é altamente recomendável consultar seu médico para obter recomendações sobre a dose de potássio, pois pode ajudar a estimular o organismo a absorver mais cálcio do que o necessário, o que pode realmente calcificar e causar problemas renais, em vez de resolvê-los.

Água no corpo

Outro papel significativo que o potássio desempenha é na manutenção de um equilíbrio ótimo de líquidos no corpo humano. Diferentes tipos de células requerem um balanço hídrico adequado para um funcionamento eficiente e o potássio ajuda essas células a regular o equilíbrio. O balanço hídrico mantém todos os nossos sistemas orgânicos funcionando de uma maneira ou de outra, e é por isso que muitas pessoas recomendam comer bananas após eventos esportivos ou depois de uma noite de muita bebida, para reidratar e otimizar o equilíbrio hídrico.

Fluídos no corpo

O potássio também é um ótimo eletrólito no corpo humano. Ajuda a regular o nível de líquidos no corpo e, assim, auxilia em várias funções críticas do corpo. Além disso, os eletrólitos ajudam a transmitir cargas elétricas por todo o corpo a partir do cérebro e do sistema nervoso; portanto, eletrólitos extras mantêm tudo funcionando mais rápido.

Sistema nervoso

Em conexão com o ponto anterior sobre eletrólitos, o potássio ajuda a aumentar a eficiência dos reflexos nervosos que transmitem a mensagem de uma parte do corpo para outra. Isso, por sua vez, ajuda na contração muscular a realizar várias atividades todos os dias sem se cansar rapidamente, o que é mais beneficiado pelo potássio e é necessário para induzir a contração e a função muscular.

Tome muito cuidado, porém: o excesso desse mineral no organismo pode ser prejudicial; por exemplo, pacientes com problemas renais que não conseguem processar adequadamente esse mineral podem ter níveis perigosamente altos. Isso pode levar a doenças cardíacas, paralisia muscular, problemas de respiração, formigamento nas mãos e pés, arritmia cardíaca e náusea. O potássio pode ser uma adição milagrosa a certas dietas, mas sempre tome cuidado para não exagerar e, se optar por incluir suplementos de potássio em sua dieta, consulte seu médico primeiro.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.