Nos tempos modernos, as pessoas estão tendo menos tempo de sono do que eles tiveram há uma década atrás. De acordo com a CNN Saúde, muitos americanos sentem que seus dias parecem mais curtos, e com essas agendas lotadas, muitas pessoas estão perdendo o sono. Enquanto o sono adequado é muito importante para manter um corpo saudável e mente, há coisas que você pode fazer para aumentar a sua energia sem recorrer a cafeína e aditivos, tais como taurina e guaraná ou em bebidas energéticas, que podem mais fazer mal do que bem. Todas as dicas aqui te ajudarão muito a ter uma vida mais saudável.

Praticar exercícios

O exercício físico regular é uma forma natural e saudável para aumentar o seu nível de energia. Quando você se exercita, seu corpo libera hormônios chamados epinefrina e norepinefrina, que são produzidos por estresse físico. Em quantidades moderadas que vêm do exercício físico regular, epinefrina e norepinefrina podem fazer você se sentir mais fortalecido. Se você não faz exercício regularmente, uma caminhada como uma forma de fazer exercício físico e pode também aumentar a sua energia e te manter em forma.

Beba mais água

Seu corpo precisa de água para funcionar e beber bastante água pode ajudá-lo a se sentir mais fortalecido durante o dia. Na verdade, a água tem sido mostrada para melhorar o desempenho na maioria dos atletas, e se o seu corpo está com pouca água ou está desidratado, a fadiga é um dos primeiros sintomas que você vai notar. Esqueça a regra dos 8 litros de água por diga: apenas beba a todo momento que você tenha sede ou em intervalos regulares. Se você se exercita regularmente, ou passar um tempo fora em um clima quente, você vai precisar de mais.

Evitar estimulantes

Mesmo que você esteja com muito sono, evite ao máximo os estimulantes, que podem mais atrapalhar do que ajudar. (Foto: www.glamour.com)

Coma pequenas porções

Todo mundo sabe que a comida é que oferece ao seu corpo o combustível que necessita para passar o dia. No entanto, a maneira de comer esse alimento também desempenha um papel importante no seu nível de energia. Comer pequenas quantidades de comida com mais freqüência permite que o seu organismo faça a digestão a maioria dos alimentos, dando-lhe uma fonte de combustível regular durante todo o dia. Coma sua maior refeição na hora do almoço, porque é quando o seu corpo está mais ativo. Se você precisa fazer um lanche, escolha algo saudável, como frutas frescas.

Converse com um médico

Conseguir um exame físico completo permitirá a você para descartar doenças como alergias, anemia ou problemas da tireóide como a causa dos níveis de energia reduzidos. Durante a sua consulta,  o médico irá prestar especial atenção às áreas de seu corpo, como o coração, os linfonodos, tireóide e o sistema nervoso, onde a falta de energia pode ser um sintoma de doença. Converse com seu médico sobre qualquer medicamento que você toma e siga as instruções de seu médico.

Melhore a sua dieta

A má alimentação pode reduzir drasticamente os níveis de energia. O principal problema que uma dieta pode ter é conter muito poucos ácidos graxos essenciais e muitos carboidratos simples. Os ácidos graxos aumentam a energia, ajudando a aumentar os níveis de oxigênio no sangue. Sem oxigênio suficiente no sangue, você vai estar cansado o tempo todo. Peixes de água fria, como a cavala, atum, salmão, sardinha e arenque, bem como sementes cruas e nozes, são boas fontes desses nutrientes. Em contraste, os carboidratos simples são sugadores de energia, uma vez que aumentam os níveis de açúcar no sangue e, em seguida, caem repentinamente, causando privação de energia grave. Os carboidratos simples incluem doces, refrigerantes e alimentos mais processados.

Durma o suficiente

Cortando o tempo de sono por até mesmo apenas uma hora por noite pode afetar os níveis de energia. É preciso entre sete a nove horas de sono de qualidade, que consiste em quatro fases de sono profundo, como o sono REM. No que se refere aos níveis de energia, a falta de sono pode causar cansaço e letargia, bem como reduzir a sua capacidade de lidar com o estresse.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.