A hipertensão arterial desempenha um papel de contribuição em uma boa porcentagem das mortes no Brasil. Embora não cause sintomas, a pressão alta aumenta os riscos de mortes, como ataques cardíacos e derrames, além de aneurismas, declínio cognitivo e insuficiência renal. 1/4 dos brasileiros tem pressão alta e não sabem disso. Se você não teve a sua pressão verificada em dois anos, consulte um médico.

Efeitos da pressão alta

Embora a medicação possa baixar a pressão arterial, ela pode causar efeitos colaterais como cãibras nas pernas, tontura e insônia. Felizmente, a maioria das pessoas pode reduzir a pressão sanguínea naturalmente sem medicação com remédios caseiros para pressão arterial baixa (chamada hipotensão). Primeiro, consiga um peso saudável (essas dicas podem ajudá-lo a chegar lá). Em seguida, tente estas estratégias para reduzir o risco de doença cardíaca.

Como baixar a pressão arterial com caminhadas?

Pacientes hipertensos que faziam exercícios físicos apressadamente diminuíram a pressão em quase 8 mmHg acima de 6 mmHg. O exercício ajuda o coração a usar o oxigênio com mais eficiência, por isso não é tão difícil bombear o sangue. Faça um treino cardiovascular vigoroso de pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana para baixar a pressão arterial. Tente aumentar a velocidade ou a distância para continuar desafiando seu relógio.

Respire profundamente para baixar a pressão naturalmente

A respiração lenta e práticas meditativas como o qigong, o yoga e o tai chi diminuem os hormônios do estresse, que elevam a renina, uma enzima renal que aumenta a pressão sanguínea. Tente 5 minutos de manhã e à noite para baixar a pressão arterial. Inspire profundamente e expanda sua barriga. Expire e liberte toda a sua tensão.

Reduzindo a pressão arterial

Controle sua pressão arterial naturalmente e evite problemas para sua saúde. (Foto: TopNaija)

Baixe a pressão escolhendo bons alimentos

Carregar-se em frutas e legumes ricos em potássio é uma parte importante de qualquer programa de redução da pressão arterial. Busque 2.000 a 4.000 mg de potássio por dia. As principais fontes de produtos ricos em potássio para obter baixa pressão arterial incluem batata-doce, tomate, suco de laranja, batata, banana, feijão, ervilha, melão, melão e frutas secas, como ameixas e passas.

Seja inteligente no uso do sal para baixar a pressão

Certos grupos de pessoas como os idosos, os afro-americanos e aqueles com histórico familiar de pressão alta tem mais probabilidade de ter pressão arterial que é particularmente sensível ao sal (ou sódio). Mas, como não há como saber se um indivíduo é sensível ao sódio, todos deveriam reduzir a ingestão. Reduza para 1.500 mg por dia, se você quiser pressão arterial baixa. Isso é cerca de metade do consumo médio no Brasil. Meia colher de chá de sal contém cerca de 1.200 mg de sódio.

Cortar sódio significa mais do que maneirar no sal, que contribui com apenas 15% do sódio na dieta típica americana. Preste atenção para o sódio em alimentos processados. É aí que a maior parte do sódio da sua dieta vem Tempere os alimentos com temperos, ervas, limão e temperos sem sal.

Chocolate escuro ajuda a controlar a pressão alta

Variedades de chocolate amargo e escuro contêm flavanóis que tornam os vasos sanguíneos mais elásticos e aumentam as chances de pressão arterial baixa. Em um estudo, 18% dos pacientes que comeram todos os dias viram a diminuição da pressão arterial. Coma 14 gramas diariamente e certifique-se que contém pelo menos 70% de cacau.

Tome um suplemento para baixar a pressão

Em uma revisão de 12 estudos, os pesquisadores descobriram que a coenzima Q10 reduziu a pressão arterial em até 17 mmHg acima de 10 mmHg. O antioxidante, necessário para a produção de energia, dilata os vasos sanguíneos. Pergunte ao seu médico sobre tomar um suplemento de 60 a 100 mg até três vezes ao dia para baixar a pressão arterial.

Beba um pouco de álcool

De acordo com uma revisão de 15 estudos, quanto menos você bebe, menor a pressão arterial cairá – até certo ponto. Um estudo descobriu que a ingestão leve (definida como um quarto a metade de uma bebida por dia) pode na verdade reduzir a pressão arterial mais do que nenhuma bebida por dia.

Uma “bebida” é 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho, ou 45 ml de destilados para atingir o objetivo de baixa pressão arterial. Outros estudos também descobriram que beber moderadamente de até um drinque por dia para uma mulher, dois para um homem, pode diminuir os riscos de doenças cardíacas. Altos níveis de álcool são claramente prejudiciais mas o álcool moderado protege o coração. Se você vai beber, beba moderadamente.

Mude para café descafeinado para baixar a pressão

Os cientistas há muito debateram os efeitos da cafeína na pressão sanguínea. Alguns estudos não mostraram nenhum efeito, mas descobriu-se que o consumo de 500 mg de cafeína, o que dá cerca de três xícaras de café, aumentava a pressão arterial em 4 mmHg, e esse efeito durou até a hora de dormir. Para referência, 240 ml café por gotejamento contêm 100 a 125 mg de cafeína; a mesma quantidade de chá tem 50 mg; uma quantidade igual de refrigerante, cerca de 40 mg.

A cafeína pode elevar a pressão arterial ao apertar os vasos sanguíneos e ao aumentar os efeitos do estresse. Quando você está sob estresse, seu coração começa a bombear muito mais sangue, aumentando a pressão arterial. E a cafeína exagera esse efeito. Se você beber muito café, opte por mais descafeinado para proteger seu coração.

Tome chá para aliviar a pressão arterial

A redução da pressão alta é tão fácil quanto um chá: os participantes do estudo que tomaram três xícaras de chá de hibisco diariamente reduziram a pressão arterial sistólica em 7 pontos em 6 semanas em média, resultados comparáveis ​​aos de muitas prescrições medicamentos. Aqueles que receberam uma bebida placebo melhoraram sua leitura em apenas 1 ponto. Os fitoquímicos no hibisco são provavelmente responsáveis ​​pela grande redução na pressão alta. Muitos chás contêm hibisco. Procure-os para melhores resultados.

Trabalhe (um pouco) menos para baixar a pressão

Colocar em mais de 41 horas por semana no escritório aumenta o risco de hipertensão em 15%. Fazer horas extras faz com que seja difícil se exercitar e comer de forma saudável. Pode ser difícil ultrapassar os primeiros tempos econômicos difíceis de hoje, mas tente sair em uma hora decente para que você possa ir à academia ou cozinhar uma refeição saudável sempre que possível para reduzir a pressão arterial. Siga estas dicas para tornar seus finais de semana livres de estresse. Defina uma mensagem de fim de dia no seu computador como um lembrete para desligá-lo e ir para casa.

Relaxe com a música para baixar a pressão rapidamente

Precisa reduzir a pressão arterial um pouco mais do que a medicação ou mudanças no estilo de vida podem fazer sozinhas? As melodias certas podem ajudá-lo a baixar a pressão arterial. Em um experimento com adultos que já estavam tomando medicação para hipertensão que passaram a ouvir música clássica, celta ou indiana por 30 minutos diariamente enquanto respiravam devagar, os ouvintes baixaram sua média de leitura sistólica em 3,2 pontos em uma semana. Um mês depois, as leituras diminuíram 4,4 pontos.

Procure ajuda para o ronco.

É hora de atender às reclamações do seu parceiro e obter o check-out do ronco. Roncos altos e incessantes são um dos principais sintomas da apneia obstrutiva do sono (AOS). Pesquisadores descobriram que muitos sofredores da apneia do sono também tinham altos níveis de aldosterona, um hormônio que pode aumentar a pressão arterial. Na verdade, estima-se que metade de todas as pessoas com apneia do sono têm pressão alta.

Se você tiver apneia do sono, poderá ter muitas interrupções breves, mas com risco de vida, na respiração enquanto dorme. Além do ronco alto, o cansaço diurno excessivo e as dores de cabeça matinais também são boas pistas. Se você tem pressão alta, pergunte ao seu médico se a AOS pode estar por trás. O tratamento da apneia do sono pode reduzir os níveis de aldosterona e melhorar a PA.

Procure a soja para baixar a pressão

Um estudo da descobriu pela primeira vez que a substituição de alguns carboidratos refinados em sua dieta para obter baixa pressão sanguínea com alimentos ricos em proteína de soja ou leite, como laticínios com baixo teor de gordura, pode diminuir pressão arterial sistólica se tiver hipertensão ou pré-hipertensão.

Quais outros remédios caseiros vocês usam para reduzir a pressão arterial? Como fazem o controle?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.