Você sabe que o cálcio é de cerca de 1,5 a 2% do nosso peso corporal real? Todos nós já sabemos como o cálcio é importante para o desenvolvimento de ossos fortes e dentes saudáveis. Mas os benefícios do cálcio são mais do que apenas isso e desempenham um papel vital na saúde do corpo de muitas outras maneiras também. 99% do cálcio pode ser encontrado nos ossos e dentes; o outro 1% por cento desempenha um papel importante em outras funções corporais como transmissão nervosa e função muscular. É por isso que o cálcio para a saúde é muito necessário. Mas quais são outros benefícios reais do cálcio?

Benefícios do cálcio para o organismo no desenvolvimento ósseo

O cálcio ajuda a prevenir a osteoporose. O cálcio é o nutriente mais vital para o desenvolvimento de ossos fortes, especialmente para crianças e adultos jovens. A absorção de cálcio e o desenvolvimento ósseo estão em seu pico até a idade de 20, e diminui gradualmente depois disso. Uma quantidade adequada de cálcio e vitamina D ajuda a aumentar a massa óssea em crianças em crescimento e adultos jovens.

Benefícios do cálcio contra as pedras nos rins

Alguns dizem que o cálcio leva a cálculos renais, mas é um mito. A pesquisa agora prova que a ingestão de cálcio protege contra cálculos renais extremamente dolorosos que danificam o revestimento do corpo. Nada como nutrientes equilibrados no corpo para melhores resultados, não é?

Cálcio e seus benefícios para a Tensão Pré-Menstrual (TPM)

As pesquisas relacionadas a TPM mostram que o baixo nível de cálcio e vitamina D pode levar ao cálcio reagindo negativamente com estrogênios e progesterona que desencadeiam a TPM. Os médicos recomendam a ingestão diária de 1000 miligramas de cálcio e 1000 a 2000 unidades de vitamina D no caso de TPM.

Pressão sanguínea e o cálcio

O consumo regular de cálcio através de fontes naturais ou suplementos ajuda a regular ou baixar a pressão arterial. Isso também é útil na cura da hipertensão. Mas não adianta sair consumindo o cálcio igual um louco, ele tem que ser parte de uma dieta equilibrada.

Cálcio na dieta

O cálcio vai trazer vários benefícios pra sua vida, mas deve ser consumido como parte de uma dieta equiibrada. (Foto: Anabolic Men)

Cálcio contra o câncer

Uma dieta rica em antioxidantes evita o câncer, mas a pesquisa mostra a evidência de que a quantidade adequada de cálcio pode ajudar a se livrar dos cânceres colorretais, ováricos e de mama. Nada como um bom copo de leite todo dia, não é?

Doenças cardiovasculares o cálcio

Uma ingestão adequada de cálcio na dieta pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. O coração e os vasos sanguíneos estão interligados pelo nosso sistema nervoso. Uma deficiência de cálcio pode levar a problemas cardíacos e hipertensão arterial.

Sorriso saudável com o cálcio

O cálcio é um elemento importante para os ossos da mandíbula saudáveis ​​e mantém os dentes no lugar. No entanto, o cálcio requer fósforo para o máximo benefício do fortalecimento ósseo. Os dentes das crianças requerem cálcio e fósforo adequados para formar uma estrutura rígida no crescimento. O cálcio proporciona um osso de mandíbula saudável e protege contra qualquer quebra dentária. Bactérias e tártaro não prosperam facilmente em boas condições de saúde bucal.

Balancear o nível de pH para Alcalino

Os açúcares processados, refrigerantes e fast food tornam o corpo muito ácido na escala de pH. Eles podem causar hipertensão e cálculos renais. O cálcio pode evitar esse problema e tornar o corpo menos ácido. Consuma com cuidado para deixar o corpo equilibrado.

Doenças crônicas e os benefícios do cálcio

O cálcio desempenha um papel muito importante na luta contra as doenças crônicas. O aumento da ingestão de cálcio pode levar a um menor risco de certas doenças crônicas e proporcionando uma melhor condição de vida

Perda de peso com cálcio

O cálcio ajuda a aumentar o ritmo do metabolismo. O cálcio evita o aumento de peso, pois queima gorduras e armazena quantidades menores de gordura. Algumas dicas importantes para o consumo de cálcio devem ser seguidas, no entanto, para o máximo benefício.

Evite a sobredosagem de cálcio, pois pode prejudicar sua saúde.

Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.

A deficiência de cálcio pode causar cólicas, dores nas articulações, palpitações cardíacas, aumento dos níveis de colesterol, taxas de pulso lento, insônia, crescimento prejudicado, irritabilidade excessiva, unhas frágeis, eczema, dormência ou formigamento nos braços e / ou pernas.

As mulheres grávidas devem incluir boa quantidade de cálcio na dieta.

O cálcio deve ser obtido a partir de fontes naturais.

E sempre consulte um médico antes de acrescentar suplementos de cálcio na dieta ou mudar sua dieta por completo.

Você consome cálcio na dieta? Como? Quais os benefícios o cálcio já trouxe pra você?

Marcadores:
Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.