Manter um controle sobre seus níveis de estresse e ansiedade é essencial para olhar e se sentir saudável, bem como envelhecer graciosamente. Felizmente, há um punhado de remédios naturais, truques de estilo de vida e técnicas funcionais para equilibrar o cortisol e aliviar o estresse e a ansiedade naturalmente.

Não se esqueça de só usar esses remédios naturais se seu médico permitir. É sempre importante a consulta médica para a análise de sua condição antes do início de qualquer tipo de tratamento.

Remédio para estresse e ansiedade: magnésio

O magnésio é um mineral essencial para uma boa saúde e vitalidade. É considerado o nutriente “anti-stress”, pois ajuda a acalmar e apoiar o sistema nervoso tornando-o benéfico para pessoas com ansiedade e problemas para dormir. As deficiências de magnésio estão associadas com fadiga, fraqueza, contração, cãibras musculares e uma predisposição à ansiedade e à insônia.

O magnésio ocorre abundantemente em alimentos integrais e as melhores fontes de dieta incluem: legumes, sementes (sementes de linhaça, sementes de abóbora, sementes de gergelim), oleaginosas (castanha de caju, amendoins, amêndoas), grãos integrais (aveia, quinoa), abacates, legumes, e vegetais de folhas verdes, como o espinafre. Uma vez que até 70% da população é deficiente em magnésio, um suplemento pode ser uma boa opção. A dosagem recomendada é de 300 mg a 400 mg de magnésio elementar diariamente.

Remédio natural para ansiedade e estresse: vitaminas B

As vitaminas B são nutrientes importantes para ajudar a manter a saúde emocional e mental. As vitaminas B são necessárias para a adequada função do sistema nervoso e para a produção de energia a partir de alimentos. Elas também são consideradas nutrientes “anti-stress”, pois as vitaminas B ajudam a combater o estresse e aliviar a ansiedade. Deficiências nas vitaminas B podem causar alterações de humor, depressão, insônia, ansiedade e fadiga.

As melhores fontes de alimentos das vitaminas B são folhas verdes de folhas escuras, lentilhas, pimentões, carne vermelha, peixes, ovos, amêndoas, nozes, sardinhas, aveia e vegetais marinhos. Dependendo de suas necessidades, você pode considerar tomar suplemento de complexo B diariamente.

Remédio natural para ansiedade e estresse: camomila

A camomila tem excelentes propriedades calmantes e anti-inflamatórias e muitas vezes é utilizada no tratamento de insônia e queixas nervosas. A camomila tem uma ação sedativa suave que ajuda a promover uma sensação de calma, o que facilita a ansiedade, além de induzir um sono reparador. Também é útil para o tratamento de problemas digestivos associados à ansiedade, incluindo dispepsia nervosa, síndrome do intestino irritável, diarreia, constipação e náuseas.

A maneira favorita que as pessoas usam para tomar camomila é como um chá, feita com 1 a 2 colheres de chá de erva seca mergulhada em água fervente por 10 minutos. Beba à noite após o jantar.

Tratamentos mentais

O estresse e a ansiedade podem ser tratados em casa, desde que ainda estejam em níveis controláveis. (Foto: EmpowHER)

Tratamentos naturais para ansiedade e estresse: ashwaganda

Ashwagandha é uma erva aiurvédica popular e altamente eficaz no tratamento de estresse e ansiedade. Ela é usada para melhorar a resistência do corpo ao estresse, juntamente com o fortalecimento do sistema imunológico. Ashwagandha suporta a saúde adrenal e acalma o sistema nervoso, tornando-o benéfico para aliviar a ansiedade em pessoas que se sentem estressadas e esgotadas. Também ajuda a promover um sono de melhor qualidade. Tome 500 mg duas vezes ao dia.

Ervas para o tratamento natural da ansiedade e estresse: manjericão santo

Também chamado de tulsi, é conhecido na Índia como o “elixir do anti-envelhecimento”. Estudos preliminares sugerem que o manjericão santo pode ser eficaz para ajudar a combater a fadiga e o estresse, impulsionando o sistema imunológico e regulando o açúcar no sangue, a pressão arterial e os níveis hormonais. O manjericão santo pode ser tomado como um chá para reduzir o estresse e apoiar suas supra-renais.

Reduzir a cafeína é um bom tratamento natural para estresse e ansiedade

A cafeína estimula a produção de hormônios do estresse, nomeadamente o cortisol, que lhe dá um impulso temporário nos níveis de energia, mas também pode contribuir para ansiedade, irritabilidade, imunidade enfraquecida e insônia. Se você ama seu café, fique com apenas uma dose por dia.

Dado que a cafeína pode permanecer no seu sistema por 8 ou mais horas, não tome cafe nem cafeína contendo chás após as 2 da manhã, de modo que não irá incomodar seu sono. Para alternativas de café, tente matcha ou chá verde se você precisar de um pequeno impulso.

Mantenha o açúcar no sangue equilibrado para tratar ansiedade e estresse?

Existe um vínculo direto entre seu humor e níveis de açúcar no sangue. Se os níveis de açúcar no sangue flutuarem durante o dia, também flutuam o seu nível de humor e energia, e isso pode ser um grande fator contribuinte para a ansiedade e a depressão. Comer uma dieta rica em alimentos com carboidratos açucarados e processados ​​causará picos repentinos e quedas na quantidade de glicose na corrente sanguínea, o que pode resultar em irritabilidade, humor flutuante, ansiedade, cansaço e baixa concentração.

A melhor maneira de manter os níveis de açúcar no sangue está está em limitar alimentos açucarados e comendo alimentos naturais e não processados ​​ricos em fibras, incluindo grãos integrais (arroz integral, aveia integral e quinoa), frutas frescas, legumes e verduras. Comer proteína e gordura em cada refeição é uma excelente maneira de estabilizar os níveis de açúcar no sangue e tolerar as vontades de comer açúcar.

Alimentos ricos em proteína saudáveis ​​incluem oleaginosas, sementes, frango, peixe, carne vermelha, legumes e ovos. As gorduras saudáveis ​​incluem abacate, óleo de coco, azeite, ghee, castanhas e azeitonas.

Elimine as sensibilidades alimentares para ajudar contra o estresse e ansiedade

Alguns alimentos causam uma resposta imune inadequada e podem acabar prejudicando seu corpo de várias maneiras, desde desequilíbrios hormonais até ansiedade, aumento de peso e falta de concentração.

A ansiedade geralmente coincide com sentimentos de fadiga porque os alimentos ofensivos são consistentes em sua dieta, agravando seu sistema. As sensibilidades alimentares mais comuns a serem observadas são produtos lácteos, glúten, soja, ovos, milho, açúcar e chocolate. Há muitos outros, e essencialmente qualquer pessoa pode ser sensível a qualquer alimento;

Tente remover esses gatilhos comuns da sua dieta por um período de duas a seis semanas, e lentamente reintroduza-os um por um para ver o efeito. Se um dos alimentos está contribuindo para a ansiedade, ele se tornará óbvio quando ele for reintroduzido.

Incorpore técnicas de gerenciamento de estresse no dia a dia

O estresse acontece por todos os tipos de razões e manifesta-se no corpo de várias maneiras. Uma dessas manifestações comuns é a ansiedade e outros problemas de humor. O objetivo principal quando se lida com a ansiedade é reduzir nosso estresse de qualquer maneira possível, quantas vezes você puder. Isso significa incorporar alguma forma de autocuidado em sua rotina diária todos os dias. Aqueles momentos em que estamos super estressados ​​e pensamos que não temos tempo para o autocuidado são exatamente os momentos em que é mais necessário. Aqui estão algumas idéias para começar:

  • Ioga
  • Meditação
  • Exercícios de respiração profunda
  • Diário de gratidão
  • Passar um tempo na natureza, ou fazer uma caminhada na floresta, ou pelo menos uma caminhada no parque;
  • Fazer uma leitura leve
  • Tomar um banho quente com sais de Epsom e óleo essencial de lavanda
  • Jardinagem
  • Cochilos

Experimente algum tipo de terapia alternativa

Você pode tentar algum tipo de terapia alternativa, como a prática de hobbies, Ioga, Tai Chi, entre muitas outras opções disponíveis. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, e o que não funciona para uma pode funcionar para muitas outras pessoas. Faça alguns testes e veja o que funciona para você, pois com certeza haverá várias maneiras de controlar seu estresse e ansiedade.

Como vocês controlam o estresse e ansiedade? Que dicas dariam para quem precisa fazer esse controle?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.