Existem alguns benefícios surpreendentes do abacate para sua saúde e aparência. Se você gostaria de perder peso, melhorar sua pele e diminuir o risco de muitas doenças com risco de vida como câncer, diabetes e doenças cardíacas, vale a pena incluir mais desta fruta extremamente saudável na sua dieta. Além disso, o abacate ajuda a pressão alta e constipação, além de ser benéfico como um tratamento de artrite, importante para mulheres gravidas. Ele até mesmo foi mostrado em estudos para ajudá-lo a viver uma vida mais longa e saudável. Mas vamos falar um pouco mais a fundo sobre as propriedades do abacate e seus benefícios.

Abacate e suas propriedades nutricionais

As propriedades nutricionais no abacate que são mais importantes para uma dieta são as seguintes:

Gorduras

O abacate é uma das frutas mais ricas em gorduras, até 14% ou mais do seu conteúdo total, dependendo da variedade. As gorduras no abacate são principalmente insaturadas e de alto valor biológico. E, como acontece com todos os alimentos à base de plantas, o abacate não contém colesterol. As gorduras presentes no abacate podem ser classificadas em:

Fosfolipídios: este tipo de gorduras são aqueles que contêm fósforo em sua molécula. Eles beneficiam o corpo realizando funções vitais no sistema nervoso.

Glicerídeose: stes são sintetizados pela combinação de uma ou mais moléculas de ácidos graxos com molécula de glicerina. Quando a glicerina se combina com uma, duas ou três moléculas de ácidos graxos, a mistura resultante é referida como monoglicérides, triglicéridos e triglicerídeos, respectivamente. O ácido goraxo mais comum presente é o ácido oleico, e os glicéridos mais comuns formados são triglicerídeos.

Ácidos graxos livres: estes são os ácidos graxos presentes no abacate que não estão em união com a glicerina. Dizem que eles são parcialmente responsáveis ​​pelo aroma típico da fruta.

Água

O abacate está entre os frutos com menor proporção de água. Somente frutas como banana e azeitonas podem rivalizar com abacate quando se trata de menor teor de água. Isso mostra que o abacate é uma fruta altamente concentrada em termos de nutrientes.

Proteínas

É surpreendente que o abacate também esteja entre as frutas frescas mais ricas em proteínas. Suas proteínas contém todos os aminoácidos essenciais, embora não sejam equilibrados. Para o melhor de suas proteínas, é aconselhável combiná-las com vegetais durante o consumo.

Vitaminas

O abacate é a fonte de vitamina E mais rica em frutos frescos, fornecendo até 2,07 mg por 100 g de abacate cru. Esta importante vitamina atua como um poderoso antioxidante e pode ajudar na prevenção do câncer. Ela também protege contra o envelhecimento celular e melhora as funções reprodutivas. Outra vitamina presente no abacate em quantidades ricas é a vitamina B6. O abacate, juntamente com a banana, é a fonte de frutos de fruta mais rica para essa vitamina. Outras vitaminas contidas em quantidades razoáveis ​​incluem vitaminas do grupo B, vitamina C e vitamina K.

Minerais

Ferro e potássio destacam-se entre os minerais presentes no abacate. Outros incluem magnésio, manganês, zinco e fósforo. Curiosamente, este maravilhoso fruto falta de sódio.

Fibra

O abacate contém fibra em cerca de 6% ou mais do seu conteúdo total, dependendo da variedade. Surpreendentemente, o abacate é o mais rico de qualquer fruta fresca em fibra, perdendo pouco para o maracujá.

Para quê serve o abacate: saúde cardiovascular

Muitos especialistas acreditam que o alto consumo de óleos vegetais processados ​​pró inflamatórios são um fator de risco significativo na doença cardiovascular. Eles recomendam reduzir a ingestão de gordura polinsaturada e aumentar a quantidade de ácidos graxos monoinsaturados saudáveis ​​na sua dieta.

O abacate é uma excelente fonte de ácido oleico monoinsaturado. A pesquisa mostrou que esta forma benéfica de gordura reduz o colesterol LDL perigoso no sangue, ao mesmo tempo que aumenta o colesterol HDL mais benéfico. Além de reduzir o colesterol LDL, estudos descobriram que comer abacate também pode diminuir os níveis elevados de triglicerídeos no sangue, outro preditor comum de problemas cardiovasculares.

Se você gostaria de aumentar a ingestão de gorduras monoinsaturadas enquanto reduz as polinsaturadas, substitua os óleos vegetais prejudiciais por um bom óleo de abacate. O óleo de abacate é um excelente óleo de cozinha, muito mais saudável que o óleo vegetal polinsaturado e ainda melhor do que o azeite, particularmente para a fritura a altas temperaturas.

Além de suas gorduras monoinsaturadas benéficas, os abacates também contêm uma variedade rica de outros nutrientes saudáveis ​​para o coração. Os altos níveis de vitamina E no abacate ajudam a prevenir a oxidação do colesterol, enquanto o seu potássio pode regular a pressão arterial elevada que pode levar a doenças cardíacas e problemas renais.

Os abacates também são uma excelente fonte de folato, conhecido por reduzir os níveis perigosos de homocisteína no sangue, outro preditor de doença cardiovascular. Esta fruta maravilhosa ainda contém fitosteróis para reduzir a absorção de colesterol, bem como quantidades significativas de fibra dietética. O teor de fibra dos abacates modera os níveis de açúcar no sangue, protege contra problemas cardiovasculares e diabetes e ajuda a prevenir a constipação.

Vantagens do abacate

O abacate tem vários benefícios para sua saúde, mas deve ser consumido com consciência para os melhores resultados. (Foto: Well Being Secrets)

Abacate e suas propriedades medicinais para a pressão sanguínea

Muitas pessoas não recebem o suficiente de potássio mineral em sua dieta. Esta deficiência pode levar à hipertensão arterial, o que, por sua vez, é um fator de risco significativo para ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença renal.

Os abacates são particularmente ricos em potássio, mesmo maiores do que as bananas, e um bom alimento para comer para a pressão arterial normal e um menor risco de insuficiência renal e doença cardíaca.

Além da pressão arterial saudável, o ácido oleico e a fibra alimentar em abacates ajudam a normalizar os níveis de açúcar no sangue, proporcionando novos benefícios para a saúde do coração e reduzindo o risco de diabetes.

Abacates e as propriedades de prevenção ao câncer

Os abacates são uma boa fonte de carotenoides antioxidantes como o alfa-caroteno, beta-caroteno, beta-criptoxantina, luteína e zeaxantina. Esses antioxidantes protegem as células do seu corpo contra mudanças cancerosas devido ao dano dos radicais livres e são considerados sua linha de defesa diante de várias doenças. O alfa-caroteno parece ser especialmente importante para a prevenção do câncer. Um estudo encontrou um risco significativamente menor de morte por câncer e doença cardíaca para aqueles com os níveis mais altos de alfa-caroteno no sangue durante um período de 14 anos.

As gorduras monoinsaturadas no abacate também ajudam na absorção de carotenoides e os estudos sugerem que tem um efeito protetor contra o câncer de mama em particular. Os abacates também contêm altos níveis de vitamina C e vitamina E, eles próprios potentes antioxidantes anticâncer.

A vitamina C é considerada protetora contra muitos tipos de câncer não hormonal, como câncer de pâncreas, câncer de estômago e câncer de pulmão. Importante, parece mais eficaz quando se trata de alimentos em vez de suplementos.

A deficiência de vitamina E tem sido associada ao câncer de mama e os estudos encontraram uma redução dramática no risco de câncer de mama em doses mais elevadas, especialmente para mulheres com antecedentes familiares da doença.

Mais uma vez, a forma natural de tocoferol e tocotrienol da vitamina E encontrada em abacates é muito mais saudável do que o alfa-tocoferol isolado encontrado em multivitaminas.

Benefícios da casca do abacate

As gorduras monoinsaturadas no abacate também são benéficas para melhorar o tom e a aparência da pele. Elas são vitais para manter bons níveis de umidade na camada epidérmica da sua pele, que fazem com que se sinta suave e saudável.

Essas gorduras ômega-9 são conhecidas por ajudar a reduzir a vermelhidão e a irritação da pele e estão envolvidas na reparação de células da pele danificadas. Uma boa ingestão dietética de gordura monoinsaturada também pode moderar a produção de sebo, o que ajuda a controlar acne, cravos e pele excessivamente oleosa.

Os benefícios do abacate também incluem a proteção de sua pele contra rugas e outros sinais visíveis de envelhecimento com seus carotenoides antioxidantes; vitamina E que ajuda a prevenir o envelhecimento fotográfico da exposição ao sol; e vitamina C que está envolvida na criação de elastina e colágeno para manter a elasticidade e firmeza da sua pele.

Há muito mais detalhes sobre o quão bom abacate é para a sua pele aqui e por que é um alimento tão benéfico para comer para uma aparência saudável.

Abacate para diabetes

Diabetes é uma doença que atinge proporções epidêmicas e acredita-se que seja um número significativo de sofredores não diagnosticados. Se a taxa de novos casos continuar, ela colocará uma enorme pressão sobre o sistema médico e nossa capacidade de tratar pessoas com a doença.

Os sintomas mais comuns de diabetes não diagnosticada incluem um aumento repentino e grande de sede e fome e urina muito mais freqüente. Uma boca seca, perda significativa de peso inexplicável, problemas de visão e dores nas pernas também são sintomas comuns. Se você estiver passando por algum desses problemas regularmente, por favor, consulte o seu médico para um simples teste de diabetes.

Para aqueles que já vivem com diabetes, o ácido oleico no abacate é especialmente recomendado por sua capacidade de reduzir o colesterol LDL “ruim” enquanto aumenta o colesterol HDL “bom”. Manter os níveis de colesterol sob controle é vital para os diabéticos, pois eles têm um risco muito maior de doença cardiovascular.

Ter mais gorduras monoinsaturadas em uma dieta diabética também é benéfica para reduzir os níveis elevados de triglicerídeos e pode ajudar a melhorar a função da insulina e os níveis de glicose no sangue.

Outros benefícios para a saúde do abacate que podem ajudar com diabetes incluem sua vitamina C para fortalecer os vasos sanguíneos e capilares e melhorar a função imune. Além disso, a vitamina E encontrada no abacate reduz a oxidação do colesterol que pode levar a ataques cardíacos e derrames. Também pode fornecer alguma proteção contra danos nervosos em pacientes diabéticos com neuropatia periférica.

Os altos níveis de potássio em abacates são outro importante fator nutricional para diabéticos devido ao papel dos minerais na manutenção de um coração saudável e na regulação do açúcar no sangue.

Em suma, os abacates são um alimento muito saudável para aqueles que vivem com diabetes e para pessoas que desejam reduzir o risco de desenvolver a doença.

Tratamento da artrite com o abacate

A osteoartrite é uma condição dolorosa caracterizada por inflamação e dor nas articulações que afetam milhões de pessoas no mundo. Muitos alimentos comuns como o trigo, o milho, o leite e o açúcar são conhecidos por piorar os sintomas, mas o abacate antinflamatório é um dos poucos alimentos consistentemente relatados para reduzir a dor artrítica.

Os abacaxis contêm altos níveis de gorduras monoinsaturadas, fitoesteróis e antioxidantes como vitamina E, vitamina C e uma variedade de carotenoides que podem ajudar a reduzir a inflamação que leva à artrite.

Benefícios do abacate para mulheres grávidas

O abacate é um alimento particularmente importante para as mulheres que estão grávidas, e aquelas que tentam engravidar devido às suas altas concentrações de folato (também conhecido como ácido fólico). Esta vitamina B é necessária para prevenir defeitos congênitos como a espinha bífida e os médicos aconselham as mulheres a obter altas quantidades de folato antes e durante a gravidez.

A vitamina K é outro nutriente valioso encontrado em altas concentrações em abacates que beneficiam as mulheres durante a gravidez e seus futuros bebês. O sangramento relacionado à deficiência de vitamina K é uma condição em que os bebês recém-nascidos não conseguem parar o sangramento, pois seu sangue não contém vitamina K. Além disso, obter mais alimentos com alto teor de vitamina K em sua dieta durante a gravidez podem ajudar a passar mais dessa vitamina para seu bebê recém nascido.

Abacate para constipação

Apesar da sua textura cremosa, os abacates são na verdade um alimento rico em fibras, com 8 gramas de fibra solúvel e insolúvel por copo da fruta fresca. Esta fibra é benéfica para melhorar a digestão, incentivando movimentos intestinais regulares e bem conhecida para ajudar a prevenir a constipação. Na verdade, os abacates são frequentemente recomendados como um laxante suave para pessoas com problemas para ir ao banheiro.

Se você tem tido problemas com a evacuação, seja constipação ou diarreia, então, obtenha mais alimentos ricos em fibras, como abacates, o que definitivamente pode ajudar a mantê-lo em um funcionamento regular do organismo.

A fibra em abacates não é apenas boa para a constipação, pois também ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon e pode até ajudar a perder peso, fazendo você se sentir mais cheio e querer comer menos.

Benefícios de abacate para perda de peso

Muitas pessoas ficariam surpresas de que um alimento rico em gorduras e calorias como abacate fosse recomendado para perda de peso. No entanto, a pesquisa mostrou que os ácidos graxos monoinsaturados de abacate são muito mais propensos a ser usados ​​como energia de queima lenta do que armazenados como gordura corporal.

Esta energia constante e a sensação de saciedade ou plenitude satisfeita que você consegue de comer um abacate é uma das razões pelas quais eles são tão bons para reduzir a fome e o apetite. É também por isso que incluir mais alimentos em sua dieta que são ricos em gorduras saudáveis ​​e menos com carboidratos processados ​​faz uma grande diferença quando você quer perder peso.

Melhor saúde geral com o abacate na dieta

O consumo do abacate está associado à melhor qualidade da dieta e à ingestão de nutrientes e menor risco de síndrome metabólica em adultos. Os consumidores de abacate tinham maior ingestão de vitaminas, como vitamina K e vitamina E, e minerais, como como potássio e magnésio. Além disso, eles também tinham uma fibra dietética e gorduras saudáveis ​​com uma menor ingestão geral de açúcar.

Esta ingestão nutricional melhorada resultou em um peso corporal significativamente menor, índice de massa corporal e circunferência da cintura naqueles que comeram abacates. É bom saber para aqueles interessados ​​em usar abacates para perder peso.

Havia também uma proporção 50% menor de doença metabólica, um forte precursor de diabetes e doença cardíaca, no grupo que usava abacates regularmente. O consumo de abacate está associado à melhoria da qualidade geral da dieta, à ingestão de nutrientes e ao risco reduzido de síndrome metabólica. Essa é uma recomendação apoiada pela ciência para comer abacates com mais frequência para uma cintura mais magra, menor risco de doença metabólica e melhor saúde geral.

Comendo abacates na dieta

Os benefícios do abacate incluem um coração mais saudável; pressão sanguínea inferior, proteção contra câncer, melhor pele, prevenção da diabetes, tratamento de artrite, como remédio para constipação, protegendo contra defeitos congênitos durante a gravidez, melhorando a sua ingestão de nutrientes, e ajudá-lo a perder peso sem sentir fome.

Esperamos que todos esses benefícios para a saúde do abacate tenham inspirado você a desfrutar deste maravilhoso fruto com mais frequência

E quem já consome o abacate, não esqueça de deixar umas boas receitas nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.