Quais os benefícios de jogar vôlei?

Escrito na categoria "Atividade física" por André M. Coelho.

Você pode jogar vôlei dentro de casa, na praia ou na água. Sua rotina acelerada deixa você exausto, queimando calorias e melhorando a circulação sanguínea. Combinado com uma dieta saudável, ingestão suficiente de água e sono adequado, jogar vôlei para fitness é uma ótima maneira de ajudar com a perda de peso, diminuir o colesterol e reduzir o estresse.

É por isso que compilei uma lista de benefícios à saúde do voleibol, apoiados pela ciência, para que você possa praticar esse esporte nos próximos anos.

Benefícios do vôlei para a estimulação cognitiva

Jogar um esporte fisicamente exigente, como o voleibol, pode melhorar as habilidades cognitivas. Os jogadores prestam mais atenção à bola durante o jogo, o que aumenta a concentração na vida cotidiana. Além disso, a rapidez de resposta aumenta a capacidade do jogador de tomar decisões mais rápidas no momento certo.

A importância do vôlei no desempenho muscular

Outro benefício de jogar vôlei é o seu efeito no desempenho muscular. Aumenta a flexibilidade muscular, o que aumenta a energia e combate a dor muscular. O voleibol também melhora a velocidade de corrida, a altura do salto vertical e melhora a saúde dos ossos e articulações para uma recuperação mais rápida.

Treinamento de voleibol aumenta a ingestão de nutrientes saudáveis

O voleibol exige movimentos fortes de braços, pernas e mãos. Isso acelera a absorção de nutrientes no corpo para gerar energia e resistência. O que você alimenta seu corpo enquanto treina para o voleibol desempenha um papel importante para evitar lesões e melhorar o desempenho físico. Lembre-se que a prática de esportes exige o consumo de alimentos saudáveis para resultados bons para a saúde.

Benefícios do vôlei

O vôlei pode ter diversos benefícios para sua saúde com a prática regular do esporte. (Foto: FIVB)

Jogar vôlei diariamente pode aumentar a velocidade e a agilidade

O treinamento de voleibol envolve disciplina em resistência, velocidade e equilíbrio. Manter sua velocidade e agilidade sob controle durante o jogo evita lesões e, francamente, ajuda você a ganhar o jogo na quadra. Sua destreza aumentada pode contribuir para evitar lesões causadas por desequilíbrios e quedas.

O treinamento regular de voleibol pode promover a capacidade aeróbica

Vários estudos enfatizam o treinamento de voleibol por suas habilidades aeróbicas positivas. Ele tem como alvo todas as áreas de condicionamento físico, desde capacidade de salto, flexibilidade, habilidades motoras e controle neuromuscular. Isso acaba te dando mais fôlego e energia para as mais diversas atividades no dia a dia.

Um equilíbrio adequado entre treinamento e nutrição de voleibol pode aliviar doenças cardíacas

O seu envolvimento no voleibol pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Mas quando combinado com hábitos alimentares e de sono saudáveis, pode afetar significativamente a saúde cardiovascular. Como jogador de voleibol, é seu dever aumentar sua ingestão de nutrientes saudáveis ​​para combater doenças crônicas.

O treinamento diário de voleibol pode manter os níveis de colesterol sob controle

Jogar vôlei pode reduzir drasticamente os níveis elevados de colesterol e lipídios no corpo. Promove a boa circulação sanguínea e aumenta o desempenho do coração. Durante o exercício, a ação muscular persistente oferece melhores propriedades de queima de gordura e metabolismo. Isso também ajuda na absorção adequada de nutrientes essenciais.

Jogadores de voleibol têm ossos e músculos mais fortes e queimam mais calorias

As atividades físicas envolvidas no voleibol aumentam a densidade mineral óssea para combater fraturas e fraquezas ósseas. Ele também fornece força na parte superior e inferior do corpo durante o salto vertical e o contra-movimento. Além disso, jogar vôlei ativa todos os músculos do seu corpo. Isso exige que você trabalhe a parte superior e inferior do corpo para marcar mais pontos e queimar mais calorias.

O treinamento de voleibol pode melhorar seus reflexos motores e suas habilidades interpessoais

O treinamento de voleibol envolve resistência e condicionamento corporal. Isso está diretamente associado à melhoria das habilidades motoras em indivíduos não atléticos. Jogar vôlei também exige que você trabalhe tanto com o corpo quanto com os olhos para marcar mais pontos. Funciona tanto no ataque quanto na defesa, para que você não deixe o time oposto marcar um ponto.

O vôlei também inclui benefícios para o desenvolvimento pessoal buscam melhorar as habilidades interpessoais. Trabalha para a construção de relacionamentos e instila um senso de autoconfiança em adultos mais jovens.

O treinamento regular de voleibol pode melhorar o sistema imunológico

Vários estudos comprovam os efeitos positivos do treinamento de voleibol no sistema imunológico. Fortalece o corpo contra infecções, germes e outros marcadores inflamatórios. Além disso, aumenta a contagem de endorfinas para diminuir os níveis de cortisol. Isso te deixará também bem menos estressado.

Quais outros benefícios do vôlei vocês conhecem? Compartilhem conosco!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.