A atividade física tem a função de aumentar a capacidade imunológica, além de prevenir diversos problemas cardiovasculares. Outro benefício fantástico que a pessoa que pratica atividade física obtém é o controle dos níveis de colesterol.

As pessoas que praticam exercícios aeróbicos regularmente têm vantagem enorme sobre as pessoas que praticam exercícios anaeróbicos. Ambos têm suas qualidades e características, mas como manutenção da saúde, o aeróbico é mais eficaz.

Quais são as outras vantagens dos exercícios aeróbicos? Quais os melhores exercícios aeróbicos? Chegamos ao assunto tema de nosso artigo de hoje. Nós vamos falar sobre natação, ciclismo e corrida, será que é possível avaliar se um esporte é melhor que outro?

Especialistas listaram as principais características de cada esporte. Dentre as características observadas, foram analisadas: Flexibilidade, força muscular, resistência muscular e outros mais.

Qual esporte trabalha os músculos do corpo como um todo?

O vencedor foi a Natação. Neste quesito o esporte aquático leva a melhor por envolver uma quantidade muito maior de grupamentos musculares ativados em sua prática. A corrida e ciclismo perdem por exigir o esforço máximo apenas dos membros inferiores.

Qual esporte desenvolve mais a flexibilidade?

O vencedor novamente foi a Natação. Para que exista o desenvolvimento da flexibilidade articular é necessário promover o aumento da amplitude de movimento. Segundo os especialistas, a natação é o que mais estimula tal situação. A corrida e o ciclismo apresentam movimentos cíclicos, exigindo menor amplitude.

Natação, ciclismo ou corrida?

Correr, nadar ou pedalar, qual o melhor?

Qual esporte desenvolve a força muscular?

Neste quesito o vencedor foi o ciclismo? Apesar de pouca diferença entre a avaliação, o ciclismo leva ligeira vantagem porque o deslocamento é realizado praticamente só pela força das pernas. A diferença entre a corrida e o ciclismo é que na corrida você precisa fazer força pra deslocar apenas o peso do seu corpo. A natação oferece a resistência da água, mas não é tão exigente quanto uma subida íngreme de bike.

Qual esporte desenvolve a resistência muscular?

Neste item a corrida é vencedora por pouca diferença. A resistência depende da duração e intensidade do exercício. Se praticado em tempo igual e intensidade equivalente, a corrida irá promover um desenvolvimento maior da resistência muscular.

É importante compreender que e os benefícios dependem da prática regular. Sendo assim, é necessário escolher por uma modalidade que seja de fácil acesso para as suas condições. Não adianta optar por aquela que você não poderá praticar regularmente.

Para obter bons resultados, os especialistas afirmam que é necessário praticar mais ou menos 50 minutos, pelo menos 4 vezes semanais. Os primeiros resultados serão observados a partir da 14 semana de pratica.

Quanto à intensidade do exercício, existe variação de pessoa para a pessoa. Não há necessidade de realizar o exercício em intensidade muito alta, é importante realizá-la na maior intensidade possível de ser mantida em 50 minutos de treino.

Qual esporte oferece maior risco de lesão?

Neste quesito o esporte com mais riscos de lesões é a corrida, isso acontece devido o alto grau de impacto durante o atrito das passadas com o solo. O Ciclismo também oferece certo atrito, mas em quantidade muito menor. Já a natação não possui atrito e as lesões acontecem em casos de excessos ou realização movimentos incorretos.

Lembre-se de consultar um médico e pedir a liberação para realizar atividades físicas. Prevenção é o melhor remédio e principalmente para quem vai praticar exercícios aeróbicos.

Convide mais pessoas de sua família para iniciar com você no esporte, realizar qualquer esporte com amigos é mais motivador e auxilia no desenvolvimento físico e até mesmo afetivo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.