Seu corpo é composto de dois tipos diferentes de fibras musculares: contração lenta e contração rápida. Cada músculo apresenta uma relação única dessas fibras. As fibras de contração rápida tem um diâmetro maior e podem levar a músculos maiores, enquanto seus músculos de contração lenta são menores e levam a músculos menores e mais tonificados. Enquanto você não pode mudar uma contração rápida para uma contração lenta ou vice-versa, você pode realizar exercícios que visam essas fibras musculares de forma diferente para obter músculos maiores ou mais tonificados. Em outras palavras: trabalhar a hipertrofia ou a definição muscular.

Tipos de músculos

Todo músculo em seu corpo é composto de fibras de contração lenta e de contração rápida. As fibras de contração lenta são usadas durante as atividades aeróbicas. Elas são lentos para contrair, mas são muito resistentes à fadiga. As fibras de contração rápida são usadas durante atividades anaeróbicas que requerem energia, velocidade ou força. Essas fibras se contraem rapidamente, mas cansam facilmente. Seu corpo começa usando suas fibras de contração lenta, mas se a atividade é muito intensa, ela recruta as fibras rápidas.

Treino de definição muscular x Treino de hipertrofia

No mundo da musculação, tonificar geralmente significa aumentar a definição dos músculos sem adicionar volume excessivo. Construir músculos maiores significa aumentar o diâmetro e a massa do músculo. Tanto a tonificação quanto a hipertrofia servem para fortalecer seus músculos. Quando você tonifica seus músculos, você está alvejando suas fibras de contração lenta aumentando as atividades de resistência, como correr, andar de bicicleta e nadar. Para construir músculos maiores, por outro lado, faça atividades que empurram seu corpo para o nível anaeróbio, como a corrida.

Quanto a questões estéticas, tonificar significa aumentar o tônus ​​muscular sem desencadear qualquer mecanismo relacionado ao aumento do volume. Quando um músculo está tonificado, ele parece duro mesmo em repouso, sem ter que contraí-lo. A hipertrofia significa a estimulação máxima do crescimento muscular, recrutando o maior número de células musculares com técnicas de treinamento intenso e pesadas cargas de trabalho, adicionando volume aos músculos como consequência.

Diferenças entre hipertrofia e tonificação

A hipertrofia tem como objetivo aumentar o volume dos músculos, enquanto a definição ou tonificação muscular tem como objetivo fortalecer o corpo e dar definição a ele. (Foto: Pinterest)

Tamanho dos músculos

A genética desempenha um importante fator na relação específica em seu corpo entre as fibras de contração rápida e contração lenta. Infelizmente, você não pode ganhar ou perder fibras musculares de qualquer tipo, mas você pode treinar de forma a aumentar a massa de suas fibras musculares de contração rápida, o que leva a músculos que parecem maiores.

Treino para hipertrofia e definição muscular

Como você treina afeta diretamente se você constrói músculos maiores ou mais tonificados. Quando você treinar para resistência, faça repetições mais altas com um peso mais leve. Para obter músculos maiores, no entanto, você quer causar hipertrofia em suas fibras de contração rápida, o que significa aumentar seu diâmetro ou espessura. Quando você forçar no treino, faça menos repetições com um peso mais pesado. Para garantir que você esteja visando suas fibras de contração rápida, você deseja atingir a fadiga muscular em menos de 10 repetições.

O treinamento do tom muscular combina o treinamento com pesos com o componente aeróbico, mas também com uma dieta rigorosa para obter uma forma tonificada, sem músculos excessivos. O treinamento de hipertrofia é mais complexo porque fornece um alto componente técnico, um maior compromisso em termos de tempo e esforço físico, um cuidado máximo no que comemos, nos produtos complementares e no estilo de vida.

Rotina de treinamento para hipertrofia x Rotina de treinamento para definição muscular

O treinamento para hipertrofia geralmente envolve 4 dias de exercícios na semana, onde durante um programa de um ano, as sessões de treinamento variam em termos de tempo, intensidade, cargas. O crescimento muscular não é uma tarefa fácil pois não se trata apenas de levantar pesos, mas de forçar os músculos até um extremo e dedicar mais tempo ao treino.

Se o que você deseja é um corpo tonificado sem músculos excessivos e um estado de bem estar, então um treinamento semanal de três dias é perfeito. Treine com pesos, combinando uma atividade cardiovascular, uma dieta saudável e bons suplementos. Se o seu objetivo é a massa muscular e uma aparência densa e evidente, concentre-se no treinamento e force os músculos o máximo que puder. Mantenha um diário de treinamento e anote suas cargas, sensações e progresso; Cuide da sua dieta, use suplementos esportivos e por último, mas não menos, reserve tempo suficiente para uma ótima recuperação.

Conte sempre com a ajuda de profissionais para acompanhar sua rotina de musculação e te ajudar a atingir seus objetivos. Eles vão te ajudar a conquistar tudo que você precisa para uma rotina de saúde mais saudável.

Como você trabalha seus músculos? Qual seu objetivo na musculação?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.