Ao longo dos últimos 10 anos, a indústria de fitness viu uma mudança real nas academiras tradicionais de pessoas que queriam perder um pouco de peso enquanto se tornavam mais aptas e saudáveis, em particular para as pessoas que desejavam realizar “cutting”. Mais do que nunca, espera-se que personal trainers possam fornecer a alguém um programa adequado para ajudá-los a “cortar” (cutting) para o verão; para se tornar magro o suficiente para revelar abdominais e estrias. Geralmente, por meio de um programa incrivelmente intenso e muitas vezes uma dieta excessivamente restritiva. Mas não precisa ser assim.

O que é o treino cutting?

Se você quiser parecer magro ou o que algumas pessoas chamam de “tonificado” você precisa diminuir a gordura corporal. Você verá pessoas usando as mais diversas soluções porque querem desesperadamente um abdome definido. Só que as soluções milagrosas não vão funcionar. Eles têm uma camada de gordura sobre os abdominais. Eles precisam “cortar” essa gordura corporal. O problema é que os gomos definidos já estão lá, eles estão escondidos sob um pequeno pneu sobressalente.

Como fazer o cutting ou corte?

Para cortar esse excesso de gordura, ou seja, removê-lo do corpo para revelar músculo magro por baixo, é preciso criar um déficit calórico. Tudo na vida fitness se resume à energia e a perda de peso, seja na forma de gordura ou de músculos. Um indivíduo deve garantir que o corpo esteja ingerindo menos energia (calorias de alimentos) do que precisa. Todos nós precisamos de diferentes quantidades de calorias. A demanda de energia necessária pode ser calculada, mas difere dependente da idade, peso, altura e atividade de uma pessoa; que é dependente do nível de atividade de um indivíduo de uma perspectiva de trabalho e treinamento.

Para “cortar” você precisa ter um propósito e pensar bem no trabalho a ser realizado. Morrer de fome não vai funcionar para você. Cortar calorias significa comer menos calorias do que você precisa, mas sem passar fome. Também vale a pena proporcionar aos músculos um forte estímulo através do treinamento de peso e resistência para ajudar o corpo a reter os músculos e quebrar a gordura como fonte de energia preferencial. Se você apenas tem um déficit de calorias sem treino de resistência e apenas treinamento aeróbico, você pode perder mais músculo do que o previsto. Para a maioria das pessoas, manter o músculo arduamente ganho quando realizando o corte é primordial. Mesmo aquelas pessoas que que apenas querem “tonificar” não querem perder músculos. O músculo é mais metabólico do que outros tecidos. Também é lento e leva tempo e esforço para construir, então não desista facilmente. Ao cortar, faça-o corretamente para não perder massa magra.

Treinamento de definição

O treino cutting é uma parte importante da hipertrofia, e é essencial para a definição muscular. (Foto: NXT Level Physique)

A dieta para o cutting

As calorias globais são mais importantes; Comer uma quantidade decente de proteína ajudará a preservar o tecido muscular. As pessoas costumam cortar uma caloria macro, como gordura ou carboidratos, ou fazem um ciclo de alto e baixo consumo desses nutrientes para ajudar a diminuir a gordura corporal enquanto mantém a saúde. Afinal, comer baixas calorias por períodos prolongados pode afetar o humor de alguns indivíduos ou causar até efeitos piores. É também necessário tentar estabilizar os níveis hormonais, que podem ser afetados por longos períodos sob uma dieta restrita em calorias.

Como qualquer coisa, existem mais maneiras de fazer uma dieta de cutting. Algumas coisas funcionam melhor do que outras para uma pessoa, mas o contrário é verdadeiro para outras. Isso pode ser até o tipo de corpo, estilo de vida, conformidade ou simplesmente gostar e não gostar. A questão principal é que um corte refere-se a um período de treinamento quando o consumo de calorias está abaixo do necessário para manter o peso e, portanto, faz com que o corpo perca peso. Idealmente, pela escolha correta de alimentos e metodologia de treinamento, a perda de peso será a gordura corporal e não músculos, resultando em uma boa forma, um corpo magro, muscular e estético.

Faça isso tudo, porém, de forma responsável. Converse com seu educador físico, personal, e nutricionista para a melhor combinação entre exercícios e dieta. Assim, você garantirá sua saúde e os melhores resultados para seu corpo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Marcadores: ,
Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.