Como melhorar a postura corporal?
A postura corporal é um dos maiores problemas de saúde nos tempos modernos. Seja por ter passado muito tempo na frente de computadores, seja por conta das cadeiras no colégio/escritório, seja pelo sedentarismo e não fortalecimento muscular.
Quando você anda, parece um idoso dos filmes de terror. Quando tenta estufar os peitos, a coluna dóis. Pior, a barriguinha parece cada vez mais protuberante.
Por pior que a situação esteja, há sempre uma forma de recuperação.
A medicina moderna é a primeira ferramenta que muitos buscam. Cirurgias e tratamentos, em sua maioria. As consultas e tratamentos são válidos, desde que envolvam uma mudança dos hábitos que levaram a má postura. Se você nunca usou uma cadeira ergonômica para usar um computador, é hora de comprar uma. Se nunca se preocupou na forma como anda, é hora de se olhar no espelho ou vídeo.
Mas quais são as soluções reais e permanentes para problemas posturais?
- Fisioterapia:exercícios e alongamentos que ajudarão a fortalecer a musculatura de suas costas, forçando uma postura melhor. Existem algumas rotinas que focam em uma reeducação para a forma de andar, uma outra causa de má postura.
- RPG: Reeducação Postural Global. É mais recomendado para pessoas com muitos vícios posturais. Funciona de forma parecida com a fisioterapia, mas com os exercícios focados em consertar erros posturais. É bem mais leve que a fisioterapia.
- Yoga: podemos dizer que a yoga é uma musculação, alongamento e aeróbica juntos. Dependendo do do estilo praticado, você pode focar em alongamemto, relaxamento, ganho de força e/ou definição muscular. É um esporte completo, mas não recomendado para aqueles com problemas mais graves de postura.

O yoga é um esporte muito completo. Fortalecimento muscular, alongamento, definição corporal. Envolve também uma filosofia que traz saúde mental e espiritual para o praticante. (Fonte: www.healthyoga.com)
- Pilates: é uma vertente da fisioterapia, mas com exercícios mais pesados. Seus focos são o alongamento e fortalecimento muscular, mas também pode ser praticado para definição corporal. Um bom instrutor de pilates é aquele que varia muito os exercícios e vai saber seus limites. Caso contrário, ele pode ajudar a agravar problemas e tornar a prática um tédio completo.
- Hidroginástica:exercício de baixo impacto e resultados em longo prazo. É uma opção de trabalho postural mais tranquilo, sem muito esforço físico e bom para manter a forma. Muito recomendado para quem tem problemas como osteoporose e artrite além dos posturais.

Para aqueles que preferem exercícios de baixo impacto ou sofrem de problemas como artrite ou osteoporose, a hidroginástica pode ser não só a melhor mas a única opção. (Fonte: algarvevakantiehuizen.nl)
- Musculação: modo de tratamento mais pesado, nunca deve ser feito sem o auxílio de um profissional. Este irá orientá-los as exercícios mais apropriados para seu problema específico de postura. Em alguns casos, pode ser necessário um personal trainer para um tratamento especial.
- Cirurgia: sim, em alguns casos mais extremos, ela é necessária. Novamente lembramos: o quanto antes começamos um tratamento, menor a chance de necessitar deste tipo de intervenção, que tem alto grau de risco.
- Analgésicos:são paliativos. Atacam a dor mas não as causas dela. Se um médico te recomendar eles e mais nada, corra pois este é um médico de péssima qualidade.
A mudança de hábitos
Alongamentos para começar o dia. A troca da cadeira de casa e do escritório. A mudança de postura ao sentar e andar. Tudo isso envolve força de vontade e e disciplina.
Os ganhos dessa dedicação são muitos. Uma melhor postura resulta em um melhor caimento das roupas, menos dores, a diminuição da barriguinha de cerveja. Para homens, o porte dos ombros eretos e firmes gera confiança em outros. Nas mulheres, o andar certo e a postura correta gera elegância. O começo é difícil. Mas ninguém nasce andando. Portanto, mãos, pernas, braços e colunas a obra!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também

Ginástica laboral! Lista de exercícios na empresa!

10 Exercícios físicos para diabéticos!

10 exercícios físicos para Deficientes Físicos!

10 dores ao acordar e que podem ser sinais de problemas de saúde!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.