No artigo de hoje vamos falar dos exercícios para as costas. Fiquem sabendo quais os exercícios vão apresentar os melhores resultados e como realizá-los de forma segura. Saibam também quais são os exercícios para quem possui dores nas costas, vejam como amenizá-las, ou até mesmo eliminá-las.

Vamos começar com a lista dos 4 melhores exercícios para definição dos músculos das costas!

O primeiro exercício é o Levantamento Terra

Este exercício possui ótimo resultado, porque ele recruta toda a cadeia posterior do corpo. De uma forma bem clara, este exercício é principal exercício para quem visa qualquer tipo de treino sensato para costas.

Benefícios do exercício Levantamento Terra

Como realizar o Levantamento Terra?

Apesar do que muitas pessoas pensam o Levantamento Terra não faz mal para a coluna, desde que o mesmo seja realizado de maneira correta. Além de trabalhar os músculos da cadeia posterior, este exercício é de grande benefício para fortalecimento de vários músculos da parte inferior, e até mesmo prevenindo lesões.

O segundo exercício é a Remada Curvada

Uma vez que consideramos o Levantamento Terra muito importante para o supino reto, o exercício da Remada Curvada sem dúvidas recebe o posto de “supino inclinado”.

Remada Curvada faz mal pra coluna?

Quais os benefícios da Remada Curvada?

Outro exercício bem difamado devido ao mito de que o mesmo prejudica a coluna, o exercício da Remada Curvada também deve ser realizado com bastante orientação a fim de se aproveitar ao máximo a potencialidade do exercício sem oferecer riscos.

O terceiro exercício é a Remada Cavalinho

Popularmente recebe este nome, porque a posição de realização lembra uma pessoa sentada em um cavalo. Este exercício é uma variação dos anteriores, permitindo uma utilização de cargas extras e é de extrema importância para recrutar os músculos da região central das costas.

Quais os benefícios da Remada Cavalinho?

Erros comuns ao realizar a Remada Cavalinho

O grande risco deste exercício é quando se esquece do intuito de trabalhar os músculos das costas e começa uma competição de pegar cada vez mais carga. Este tipo de situação certamente irá colocar em risco sua saúde.

É muito importante que a coluna seja mantida paralela ao chão ou o mais próximo disso durante a execução do exercício. Quanto mais voltada para a posição vertical, menores serão os benefícios provenientes deste trabalho.

O quarto exercício é a Barra-fixa

Chegamos ao melhor exercício para quem busca trabalhar a parte superior das costas. A Barra-fixa é um ótimo exercício para as costas, mas devido ao seu alto gral de dificuldade, principalmente para os iniciantes, o mesmo acaba sendo excluído por muitos.

Qual a região trabalhada no exercício da Barra-fixa?

Quais os benefícios da Barra-fixa?

É importante orientar que continue treinando este exercício, mesmo que no início você só consiga poucas repetições. Com treino, você será capaz de evoluir bastante, sendo que em poucos meses talvez você precise utilizar até carga extra.

Dores nas costas, o que fazer?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, existem Exercícios para quem sente dores nas costas, como já citamos aqui em diversos artigos, os exercício físicos praticados de forma correta, só tem benefícios para nossa saúde.

Os exercícios são aliados na prevenção de lesões e no tratamento das mesmas. Para as pessoas que sofrem com dores nas costas, será importante realizar um fortalecimento de alguns grupamentos musculares e o alongamento de outros.

Talvez você esteja imaginando a razão disso, mas é bem simples. A sustentação da coluna é fundamental para manutenção da boa postura. Sendo assim, qualquer exercício que melhore a sustentação da coluna, irá diminuir a sobrecarga em suas estruturas e com isso evitar o surgimento de dores futuras.

Mas antes de tomar qualquer atitude e sair realizando quaisquer exercícios, você deve conversar com algum profissional capacitado visando escolher os melhores exercícios para seu objetivo, sempre respeitando seus limites e seu quadro atual de atividade física.

No vídeo abaixo, você confere uma série de exercícios para quem está com dores nas costas. Exercícios que fortalecem e alongam os grupamentos musculares. Confira:

Estamos chegando ao final de mais um artigo e esperamos ter ajudado a todos com as dúvidas sobre alguns exercícios para as costas e desvendado alguns mitos, mas principalmente, orientando de forma correta sobre os exercícios e os benefícios dos mesmos para sua coluna.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.