Sua pele contém mais de 2 milhões de glândulas sudoríparas que fornecem um sistema de evaporação e resfriamento que impedem seu corpo de superaquecer. Exercícios naturalmente aumentam a temperatura interna do seu corpo, um processo que faz com que as glândulas sudoríparas liberem umidade para a superfície de sua pele para regular a temperatura de volta ao normal. Se você notar uma falta de transpiração durante os exercícios, seu corpo pode estar em risco de superaquecimento, o que pode levar a danos de órgãos e outras condições ruins de saúde. Várias condições diferentes e certos medicamentos podem prejudicar a capacidade do seu corpo para produzir suor, mas é importante se consultar com um médico para obter o diagnóstico correto do que pode estar acontecendo com você.

Como acontece o suor?

As concentrações mais altas de glândulas sudoríparas são encontrados sob seus braços, nas palmas das mãos e solas dos pés. O suor é composto por aproximadamente 99 por cento de água e 1 por cento de gordura e sal, o que lhe confere um sabor salgado característico. A finalidade principal do suor é restaurar seu corpo a uma temperatura interna normal. A produção das glândula sudoríparas é desencadeada por reações químicas que ocorrem quando a temperatura interna do seu corpo excede o normal, devido a estar em um ambiente quente, se exercitando, que reagindo ao estresse, que aumentam a temperatura, aumentando a pressão arterial.

Por que eu não suo muito?

Todo mundo não sua igualmente. As mulheres tendem a suar menos do que os homens e, geralmente, exigem temperaturas mais elevadas do que o que faria os homens suarem. As mulheres também suam menos à medida que envelhecem porque suas glândulas sudoríparas encolhem e são menos sensíveis. Nível de preparo físico e fatores ambientais também podem contribuir para a quantidade de suor.

Suar pouco ou não suar

Não suar pode ser um sintoma de um problema mais grave ou algo mais simples, como não estar fazendo exercícios em um ritmo acelerado o suficiente. (Foto: Daily Burn)

Suar durante exercícios emagrece?

Transpiração não é um indicador de perda de peso. Você não tem que suar para fazer um bom treino, e exercício em temperaturas mais elevadas e umidade podem até ser perigosos. Muitas pessoas usam muitas camadas de roupas esperando suar para fora o peso em excesso, mas isso não significa que eles estão perdendo gordura mais rápido. Isso significa que eles estão suando mais e quanto mais você suar, mais água você precisa tomar para ficar hidratado. Manter roupas porque você acha que é melhor suar faz você se sentir desconfortável e coloca você em risco de superaquecimento.

Não suar é normal?

A falta de suor, condição médica conhecida como anidrose, pode ser uma indicação de desidratação. Isso faz com que seu corpo retenha tanto fluido quanto possível para os processos corporais normais, como manter a pressão arterial e regular sua frequência cardíaca. Suor excessivo através de exercícios vigorosos ou exercícios realizados em temperaturas quentes podem levar à desidratação, e é por isso que é importante consumir líquidos com frequência durante o exercício. A insolação, que ocorre quando seu corpo funciona em temperaturas altas por muito tempo, também pode levar à falta de sudorese durante os exercícios.

É normal não suar na academia?

Se você está consumindo líquidos com freqüência durante os exercícios, mas descobre que você ainda não está suando, a sua condição pode ser causada por medicamentos ou problemas médicos. A falta de suor durante a atividade pode ser causada por diabetes ou outras condições que levam aos danos dos nervos que ajudam a regular a temperatura corporal. Além disso, uma variedade de medicamentos, incluindo aqueles usados ​​para tratar a hipertensão e condições psiquiátricas, podem alterar a capacidade do seu corpo para suar. Finalmente, condições genéticas podem levar você a não ter glândulas sudoríparas suficientes para resfriá-lo adequadamente.

Não consigo suar na academia. E agora?

Falta de sudorese durante os exercícios intensos podem indicar um risco sério e iminente de superaquecimento. É importante, portanto, fazer um exame médico para determinar a causa da sua falta de sudorese. Se você notar que seu corpo parou de suar durante o exercício, tome medidas para esfriar-se tomando um banho frio, bebendo fluidos frescos ou despejando água sobre sua cabeça. Tire-se do calor e do sol o mais rapidamente possível e procure ajuda médica se a sua condição piorar. Tenha também bastante atenção à intensidade do seu exercício (você pode estar fazendo exercícios com baixa intensidade) e às diferenças entre homens e mulheres para o suor (mulheres suam menos do que homens).

Exercícios para suar muito

A melhor maneira de determinar se você está se exercitando o suficiente é medindo sua frequência cardíaca durante o treino e certificando-se de que você está se exercitando em sua frequência cardíaca alvo. Se não tiver certeza de como determinar esse número, use uma calculadora de frequência cardíaca alvo ou converse com um educador físico. Esses números, no entanto, devem ser usados ​​como um indicador geral e nem sempre são precisos, então preste atenção ao seu corpo. Seu coração está batendo rápido o o suficiente? Você sente que está se exercitando o suficiente? Você está se sentindo quente e apenas não sua? Cada uma dessas perguntas pode dar-lhe uma pista sobre intensificar ou não seu treino.

Você não sua durante os treinos? Qual é a causa? Já teve esse problema antes?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.