A farinha de centeio perde um pouco dos nutrientes do centeio integral devido ao processo de moagem. Mesmo assim, a farinha ainda contém vitaminas naturais, minerais e outros nutrientes importantes para uma alimentação completa. Devido a isso, a farinha de centeio oferece benefícios semelhantes a outros grãos integrais e pode ser utilizada para vários e como um substituto saudável à farinha de trigo.

Vamos saber um pouco mais sobre a farinha de centeio.

Farinha de centeio: Propriedades

As propriedades da farinha de centeio são como se segue:

  • Estimula a secreção de insulina;
  • Reduz o nível de colesterol .
  • É de grande ajuda em dietas de perda de peso (com uso moderado);
  • Reduz o risco de ter pedras na vesícula;
  • As fibras do centeio ajudam a eliminar as toxinas mais fácil.

Qual é a informação nutricional para 100g de farinha de centeio?

  • 354 kcal;
  • Gorduras: 1,8 g;
  • Carboidratos: 77,5 g;
  • Proteínas: 9,4 g.

Que vitaminas e minerais que a farinha de centeio tem?

  • Vitaminas: niacina, vitamina E, tiamina e piridoxina;
  • Minerais: potássio, ferro, fósforo.

Quais são as propriedades terapêuticas da farinha de centeio?

  • Trata – radiculite;
  • Evita – diabetes.
  • Os fitonutrientes do centeio lutam contra as células cancerosas .

Quais são as desvantagens de farinha de centeio?

  • O centeio é um alimento hiper calórico que não deve ser usado em todas as refeições, muito menos sem a consulta com um médico ou nutricionista;
  • A farinha de centeio tem glúten. É um dos três grãos de glúten que contém uma proteína que é uma forma de glúten. Portanto, qualquer alimento que contenha centeio como um ingrediente definitivamente não é mais seguro na dieta isenta de glúten .

Farinha de centeio: Benefícios

Farinha de centeio: para que ela serve afinal? Vamos ver abaixo alguns dos benefícios e possíveis usos para esse alimento.

Farinha de centeio emagrece

Em um estudo, ratos foram alimentados com dietas baseadas em trigo ou centeio, por 22 semanas. O peso corporal, a tolerância à glicose e vários outros parâmetros foram medidos durante o estudo. Os pesquisadores concluíram que a farinha de centeio integral evoca um perfil metabólico diferente em comparação com o trigo integral. Especificamente, os camundongos que consomem o centeio reduziram o peso corporal, melhoraram ligeiramente a sensibilidade à insulina e tiveram o colesterol total mais baixo.

Farinha de centeio e diabetes

Na luta contra a diabetes e obesidade, alimentos que produzem uma resposta de baixa insulina e suprimem a fome podem ser extremamente úteis. Cientistas examinaram os efeitos sobre 12 indivíduos saudáveis ​​de cafés da manhã feitos a partir de diferentes farinhas de centeio produzidos com diferentes métodos. Este estudo mostrou que o pão de centeio ajudaram a manter o açúcar no sangue controlado e mantiveram melhor o apetite regulado.

Receitas deliciosas com centeio

Este bolo saboroso foi feito com farinha de centeio. Vai experimentar? (Foto: bestcookingoilswallpaper.blogspot.com)

Farinha de centeio X Farinha de trigo

Pesquisadores alimentaram com pão de centeio e pão de trigo 16 pessoas e então, pediram-lhes para avaliar o apetite (fome, saciedade e desejo de comer) por 8 horas depois. Durante toda a manhã e à tarde, quem foi alimentado com o pão de centeio no café da manhã sentiram uma significativa diminuição da fome e vontade de comer em relação a quem comeu pão de trigo, já que o pão de centeio continha o nível mais elevado de farelo para proporcionar o efeito mais forte sobre a saciedade.

A farinha de centeio satisfaz mais

Cientistas decidiram investigar se os grãos integrais moídos mantinham as pessoas cheias e satisfeito mais do que grãos refinados e se tipos específicos de grãos integrais são mais gratificantes do que outros. Trabalhando com 22 adultos saudáveis, eles alimentavam com mingau de farinha de centeio ou pão de trigo refinado no café da manhã e, em seguida, macarrão de trigo integral ou macarrão de trigo refinado para o almoço. Em ambos os casos, as duas opções ofereciam quantidades iguais de energia (calorias). Eles descobriram que as duas massas variaram pouco em seus efeitos subsequentes sobre o apetite, mas o mingau de farinha de centeio tinha prolongado as propriedades de saciação por até 8 horas após o consumo, em comparação com o pão de trigo refinado, resultando em refeições menores durante a tarde e a noite.

Farinha de centeio para tratar a síndrome metabólica

Cientistas atribuíram a um grupo de 47 adultos com síndrome metabólica (coleção de sintomas que podem levar a diabetes e problemas do coração) uma das duas dietas diferentes por 12 semanas. O primeiro grupo recebeu uma dieta com aveia, pão de trigo e batata e o segundo grupo uma dieta com pão de centeio e massas. Os pesquisadores descobriram que o grupo de centeio/massas mostrou menos inflamação do que o grupo de aveia/trigo/batata. Como a inflamação pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, os pesquisadores concluíram que a escolha de alimentos à base de farinha de centeio e cereais integrais pode ser importante para reduzir o risco de diabetes, especialmente naqueles que já têm síndrome metabólica.

A farinha de centeio regula alguns genes de risco

Durante décadas acreditou-se que os genes determinavam seu destino: se você genes que predispõem à doença cardíaca que você herdou, por exemplo, você irá desenvolver doença cardiovascular. Mais recentemente, nós aprendemos que os genes têm de ligar/desligar interruptores: o potencial pode estar lá para o seu ataque cardíaco, mas a sua dieta e estilo de vida podem ajudar você a manter esse interruptor desligado, pela regulação do gene. Cientistas estudaram a expressão do gene em 47 adultos de meia-idade que consumiam aveia/pão/dieta de batata ou uma dieta de centeio/massas durante 12 semanas. Eles encontraram 71 genes regulados com o grupo de centeio/massa, incluindo alguns envolvidos com a sinalização da insulina deficiente, em contraste com 62 genes não regulados no grupo de aveia/trigo/batata, incluindo genes relacionados com o estresse e o excesso de ação de o sistema imunológico, mesmo na ausência de perda de peso.

Farinha de centeio: onde comprar?

A farinha de centeio tem um preço pouco variado, dependendo muito da época e região onde você vive, mas geralmente 500 g do produto estão entre R$6,00 e R$10,00, tornando ela uma ótima opção saudável à farinha de trigo. Você pode encontrar a farinha de centeio em supermercados, lojas de produtos naturais e online, lembrando que online você ainda pode aproveitar para incrementar suas compras com mais produtos naturais.

Receitas com farinha de centeio

A receita mais comum é o pão com a farinha de centeio, misturado com fermento, ovos e leite. Porém, basicamente qualquer receita que leva farinha de trigo pode usar a farinha de centeio como um substituto. Inclusive, esta substituição vai tornar sua dieta mais eficiente e nutriente rapidamente. você pode fazer sopa de farinha de centeio, usar a farinha para empanar carne entre muitas outras receitas.

E vocês? Como usam a farinha de centeio? O que acharam do sabor? Comentem e compartilhe sua experiência!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.