Já são milhões de pessoas com 20 anos ou mais que têm níveis de colesterol total no sangue de 200 miligramas por decilitro ou superior. Melhorar a dieta, perda de peso e prática de atividade física são os pilares do tratamento para indivíduos com níveis elevados de colesterol ou em risco. Não há nenhuma forma milagrosa para o tratamento do colesterol alto, mas dicas naturais tendem a ser menos invasivas e mais efetivas a longo prazo.

Terapia com drogas para baixar o colesterol é reservada para indivíduos com colesterol perigosamente alto, diabetes e doenças coronarianas conhecidas. Portanto, hábitos como limitar a ingestão de colesterol a 300 mg por dia, escolher carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura e envolver e exercício na maioria dos dias da semana pode ajudar a diminuir o colesterol naturalmente.

Faça uma caminhada, corrida ou exercício físico leve

Comece com 20 minutos por dia, quatro dias por semana, e trabalhe gradualmente até uma hora de caminhada ou corrida por seis a sete dias por semana. Cada sessão deve ser moderadamente intensa – numa escala de 1 a 10, o seu esforço percebido deve situar-se entre 4 e 7. Caminhar ou correr fornece um estímulo suficiente para alterar positivamente os níveis de colesterol. Andar de bicicleta ou outros exercícios também podem ter resultados bem positivos, desde que respeitados a necessidade de um bom esforço físico.

Enriqueça sua dieta com fibras

Coma mais fibras. A fibra solúvel presente em alimentos, tais como a presente em maçãs, ajuda a diminuir o colesterol, diminuindo a absorção do colesterol dietético e por quebrar o colesterol no sangue. Inclua aveia, feijão e outras leguminosas na sua dieta.

Alimentos com colesterol bom

Vale lembrar que vários alimentos, como nozes e outros tem o colesterol bom ou substâncias que ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no seu sangue. (Foto: www.corposaun.com)

Perda de peso responsável

Perca peso se estiver acima da faixa desejável. Embora os níveis elevados de colesterol nem sempre estão associados ao excesso de peso, os indivíduos com excesso de peso tendem a ter valores mais elevados. Porém, isso deve ser feito com o suporte e orientação de profissionais da área, tais como nutricionistas, instrutores de educação física e médicos endocrinologistas e cardiologistas. Como é uma situação de risco, não se pode encará-la levianamente.

Niacina

Tomar suplementos de niacina. Tomar niacina ao longo do tempo pode produzir uma redução de 10 por cento nos níveis de colesterol total. Você deve conversar com seu médico sobre o consumo da niacina e seus efeitos sobre seu corpo.

Cuidado com a propaganda!

Não se deixe enganar pela publicidade reivindicações de nenhum colesterol. Verifique os rótulos e evite certos ingredientes e temperos, tais como dendê, coco, gorduras altamente saturadas e óleos. Além disso, fique longe de óleos parcialmente hidrogenados que contêm gordura trans, que foram constatados como responsáveis encontrado por aumentar os níveis de colesterol.

Não confie em milagres

Há muitos remédios que se vendem como milagrosos contra o colesterol. Não acredite em nenhum deles. O colesterol irá baixar com o tempo, não acontecerá da noite para o dia. Sei que temos pressa para resolver problemas, mas com sua saúde, toda pressa poderá ter resultados extremamente negativos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.