Rejuvelac é uma bebida fermentada barata, fácil de fazer, refrescante para beber e cheia de nutrientes maravilhosos para o seu corpo. Um probiótico saudável, que também tem as vitaminas B, E e K, proteínas e enzimas. É benéfico para o seu sistema digestivo, promovendo um ambiente intestinal saudável.

Rejuvelac: o que é?

Rejuvelac líquido é uma bebida fermentada derivada da água em que sementes de trigo ou de centeio são embebidos em água e deixados para fermentados em temperatura ambiente por até 3 dias. É geralmente de cor amarelada e tende a ser um pouco efervescente. Rejuvelac pode ser comprado em lojas ou feito em casa através do brotamento de grãos/hidratação.

Rejuvelac: benefícios

Há vários benefícios característicos do Rejuvelac.

Promover bactérias benéficas

Um dos principais benefícios pretendidos de rejuvelac é que ajuda a aumentar a quantidade de bactérias benéficas do intestino e do cólon. Uma vez que é um produto cultivado, estas bactérias benéficas são produzidas através de germinação e de fermentação. As bactérias benéficas agem como uma ajuda digestiva, ajudando a parcialmente pré-digerir os alimentos, tornando mais fácil para o estômago e cólon processarem.

Fonte Vegetariana de vitaminas B12

Rejuvelac é fonte de vitamina B12, difícil de obter em fontes não vegetarianas. Esta vitamina é essencial para manter as células nervosas saudáveis ​​e pode ajudar a prevenir a anemia. Ela também ajuda as células metabolizarem os macronutrientes de alimentos, incluindo gorduras, carboidratos e proteínas. Rejuvelac também é uma fonte vegetal da vitamina, que é benéfica para vegetarianos e veganas.

Luta contra bactérias intestinais ruins

Outra função importante do rejuvelac é que ele supostamente combate as bactérias ruins nos intestinos. As boas bactérias encontradas no rejuvelac atuam semelhante a uma “ação antibiótica” contra doenças causadas por bactérias. Isso geralmente ajuda a manter o sistema imunológico saudável, e pode ajudar na luta contra invasores desconhecidos que podem levar a um resfriado ou a uma gripe. Também pode ajudar a proteger contra intoxicação alimentar.

Pode reduzir a inflamação

Outro possível benefício de rejuvelac é que pode diminuir a inflamação. Embora não tenha sido cientificamente provado que rejuvelac é anti-inflamatório, as bactérias benéficas podem impedir a inflamação intestinal. Isto pode ser devido ao seu papel na quebra dos alimentos e à ação anti-inflamatória da vitamina B12.

Aprendendo a preparar o rejuvelac

A dica para sempre ter um estoque de rejuvelac é assim que acabar uma leva, fazer uma nova com grãos novos ou reutilizando os antigos. (Foto: rawtidbits.blogspot.com)

Rejuvelac: como fazer?

O rejuvelac pode ser feito com diversos grãos e misturá-lo com diferentes alimentos e “temperos”, proporcionando os mais diversificados gostos.

Escolhendo a base do rejuvelac. Rejuvelac de trigo, Rejuvelac de centeio, Rejuvelac de linhaça: Estes 3 tipos de Rejuvelac estão entre os mais fáceis de serem feitos e com os gostos mais neutros para quem está começando a consumir o rejuvelac. Outros também de gosto bom são o rejuvelac de quinoa e o de arroz. Rejuvelac de repolho tem um gosto mais forte, o que pode não agradar a muitos. Comece com um copo de sementes de trigo, centeio ou linhaça. Coloque os grãos de trigo em um frasco com uma tampa de tela e encha com água.

Mergulhe o grão em água durante 24 horas. Escorra a água, deixe as sementes no frasco e enxague duas a três vezes por dia, até pequenas caudas de brotos aparecerem.

Fermentando. Coloque os grãos germinados em um grande jarro com uma tampa que permite que o ar circule. Adicione 4 xícaras de água e deixe descansar em temperatura por 2-3 dias. Você vai notar que a água vai formas bolhas e ficar com uma cor turva.

Identificando o gosto ideal. O sabor deve sabor limpo e fresco, com um toque de limão. Coe o rejuvelac das sementes e guarde em recipiente de vidro coberto na geladeira.

Armazenamento. Guarde na geladeira por, no máximo, uma semanas. Você pode reutilizar os brotos trigo para fazer um segundo lote. Só vai demorar um dia e o gosto pode ficar um pouco diferente.

Dicas para fazer Rejuvelac

O rejuvelac frutal pode ser obtido misturando a casca de diferentes frutas à mistura antes da fermentação. O interessante ao preparar o rejuvelac é ser criativo, adaptando a receita ao seu gosto pessoal.

O que você acha do rejuvelac? Como você prepara o seu?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.