Os brasileiros comem muitas calorias e alimentos que não são ricos em nutrientes suficientes. Estamos quase chegando a 50% da população com sobrepeso ou obesidade mórbida. Como o centro da semente de trigo, gérmen de trigo é uma fonte altamente concentrada de nutrientes que podem ajudá-lo a atender às suas necessidades nutricionais. No entanto, o germe de trigo pode não ser apropriado para todas as dietas. Conhecer os benefícios e efeitos colaterais de germe de trigo pode ajudar a determinar o seu papel em sua dieta.

Germe de trigo: para que serve?

Podemos analisar claras vantagens do germe de trigo em comparação com outros alimentos.

Riqueza de nutrientes

O germe de trigo é um alimento rico em nutrientes, agindo como uma boa fonte de algumas das vitaminas do complexo B, fósforo, zinco, ferro, selênio e potássio. 2 colheres de sopa de gérmen de trigo cru contém 0,27 mg de tiamina, 0,9 mg de niacina, 40 mcg de ácido fólico, 121 mg de fósforo, 0,9 mg de ferro, 1,7 mg de zinco, 11,4 mg de selênio e 128 mg de potássio. A ingestão adequada de folato ajuda na saúde do coração apoio para prevenir defeitos do tubo neural em crianças. As vitaminas do complexo B trabalham em conjunto para ajudar a metabolizar os alimentos que ingerimos em energia. Ferro mantém o seu sangue oxigenado. O fósforo é importante para a saúde dos ossos. O zinco promove a cura de feridas. Como um antioxidante , o selênio protege as células contra a oxidação. Comer alimentos ricos em potássio pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Rico em fibras

Além de ser uma boa fonte de vitaminas e minerais, o gérmen de trigo é também uma boa fonte de fibra. 2 colheres de sopa contém 1,9 g de fibra, a mesma quantidade de fibras em uma fatia de pão de trigo integral. Fibra oferece uma série de benefícios à saúde. Incluir mais fibras em sua dieta melhora a saciedade, auxiliando no controle do peso. Fibra na alimentação também melhora os movimentos intestinais e alivia a constipação. Ela também pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Neste caso, o germe de trigo emagrece, mas nem sempre (falaremos mais disso abaixo).

Boa fonte de proteína

O germe de trigo é também uma boa fonte de proteína. 2 colheres de sopa contém 3,3 g de proteína. Por comparação, um 28 g de carne de galinha contém 7 g de proteína. Seu corpo utiliza a proteína do alimento que você come para ajudar a preservar a massa magra do corpo, fazer novas células e manter o seu sistema imunológico saudável.

Consumindo germe de trigo

Consuma o germe de trigo apenas após se consultar com um médico ou nutricionista. (Foto: www.babble.com)

Germe de trigo: para que ele não serve?

Também confundido por alguns com o farelo de trigo, o germe de trigo:

Não é recomendado se você seguir uma dieta sem glúten

Como uma forma de trigo, germe de trigo contém a proteína do glúten. Se você tiver a doença celíaca, é preciso eliminar os alimentos que contêm glúten de sua dieta. Comer glúten provoca o sistema imunológico do corpo a atacar o seu trato gastrointestinal, o que pode levar à má absorção de nutrientes e desnutrição.

Germe de trigo engorda

Enquanto gérmen de trigo é um alimento rico em nutrientes, é também altamente calórico. 2 colheres de sopa contém 52 calorias. Em comparação, uma xícara de cenoura contém 50 calorias. Ao usar o germe de trigo para aumentar a sua ingestão de nutrientes, preste atenção a suas outras calorias dos alimentos para mantê-las sob controle. Comer muitas calorias, mesmo as mais saudáveis, pode levar ao ganho de peso.

Germe de trigo: como consumir?

Você pode utilizar o germe de trigo para substituir a farinha de trigo em praticamente qualquer receita, adicionar a molhos, iogurtes, frutas e outros alimentos como complemento alimentar. Vale lembrar que seu gosto pessoal é que manda aqui.

Germe de trigo: preço e onde comprar?

Lojas online, supermercados e lojas de suplementos naturais vendem o germe de trigo a partir de R$6,00 para 500 g.

Considerações Finais

Como sempre, nunca adicione algo a sua dieta sem consultar um médico ou nutricionista. Eles te ajudarão a entender se o germe de trigo é adequado para suas necessidades nutricionais e seus objetivos com seu corpo. Sua saúde agradece!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “Gérmen e fibra de trigo – Como consumir e para que serve?”

  1. Valdenora

    Interessante.